“Raio da Morte” Baseado em Energia Solar Concentrada – CSP

Um adolescente nos EUA construiu em sua própria garage-quintal  o que estão chamando de ” raio da morte solar” baseado na nossa tão  conhecida Energia Solar Concentrada – CSP –  com milhares de espelhos que é capaz de derreter qualquer coisa de metal a concreto.

Eric Jacqmain, 19, de Indiana, demonstrou a engenhoca em um clipe no YouTube e afirma que tem o “poder de 5000 sóis”. Essa afirmação é provavelmente um exagero, mas o clipe como você pode ver abaixo mostra o raio  que pode derreter praticamente qualquer objeto.

É essencialmente uma antena parabólica de fibra de vidro coberta de 5.800 telhas do espelho pequenos, que concentram a luz solar em uma mancha-focus do tamanho de uma moeda quando posicionados corretamente.

“Essa intensidade de luz é mais que suficiente para derreter o aço, vaporizar alumínio, concreto e ferver  e destruir qualquer material orgânico em um instante”, disse Jacqmain, que demonstra essa afirmação em seu vídeo.

Respondendo perguntas sobre o YouTube, Jacqmain disse que a temperatura dos raios variaram com base na cor do material que está sendo alvejado.

“Era capaz de destruir os filamentos de lâmpadas de tungstênio e vaporizar o carbono, que ocorre em temperaturas acima de 6000 F (3315 graus Celsius). A maioria dos outros materiais simplesmente queimam, derretem ou evaporam”, escreveu ele.

O projeto demonstra o quanto a energia solar pode gerar se você tem as ferramentas certas para aproveitá-la.

Enquanto a cobertura deste clip é focada no potencial destrutivo do protótipo do quintal, o “raio da morte-solar” nos lembra de como relativamente simples conceitos tecnológicos podem aproveitar a forte radiação do sol para produzir energia. 

Em uma reviravolta irônica, o “raio da morte” foi destruído em um incêndio no galpão que foi provavelmente causada pelo dispositivo. Mas Jacqmain está supostamente trabalhando em um novo modelo, este ime com 32.000 espelhos. Conhecimento tecnológico e experiencia sempre devem andar juntos.

Todos que acompanham nosso site sabem que centrais térmicas solares baseada em CSP  estão cada vez mais  mudando o jogo na produção de energia no Sudoeste dos Estados Unidos e em várias partes do mundo.

As novas centrais térmicas solares podem armazenar a energia que captam em forma de calor em tanques de armazenamento de sal derretido. Esse calor estocado pode ser retirado quando necessário por um período de 24 horas, fornecendo “baseload” (24 / 7) de alimentação, mesmo quando o sol não brilha ou o céu está nublado.

A energia gerada pode competir passo-a-passo com a energia produzida a partir de base da queima de gás ou carvão, destronando as formas pesadas poluentes de produção de energia e partindo firme para atuar firme no jogo da energia mundial. (Obs. Para tirar os ads que aparecem no vídeo, clique no x do ad)

Temas Relacionados:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *