Concentrated Solar Power

Moura em Portugal Tem um dos maiores Complexos de Energia Solar da Europa

Mapa da Cidade de Moura ao Sul de Portugal

Mapa da Cidade de Moura ao Sul de Portugal

A cidade de Moura em Portugal está localizada a 150 quilômetros ao sul de Lisboa, situada numa das regiões mais pobres tanto de Portugal como da União Europeia.  A região foi sempre caracterizada pelo cinturão de pobreza- sub-desenvolvimento e baixa renda predominante nesta areá da Europa .

Bem, este é o quadro que  o prefeito de Moura, José Maria Prazeres Pós-de-Mina, decidiu não aceitar ou “ficar esperando enquanto a sua vaquinha tiver o couro e ouso e puder com o chocalho pendurando no pescoço” como diz a música popular nordestina. Partiu para a luta com a única matéria prima que a municipalidade de Moura tem de sobra para dar e rolar: radiação solar.

O projeto da Central de Ameraleja consiste em usar a tecnologia fotovoltaica com materiais semicondutores que transformam a radiação solar em eletro-energia. Neste ano, terá capacidade instalada de 63 mega watts (MW).

Um dos Painéis Fotovoltaicos da Central de Ameraleja na Cidade de Moura na região do sul de Portugal

Um dos Painéis Fotovoltaicos da Central de Ameraleja na Cidade de Moura na região do sul de Portugal

Hoje  a cidade-comarca de Moura é um exemplo para o mundo de como visão e determinação de um líder comprometido com mudanças, transformações e inovações  fazem toda a diferença. O complexo solar estar localizada no vale de Baldio da Ferraria, uma planície de 250 hectares banhadas pelo generoso sol da região, a usina foi construída ao custo de US$ 410 milhões na mais quente e clara região de Portugal, o país com mais horas de céu claro do continente europeu.

A Central de Ameraleja produz 63 MW através de 2.520 tarreadores ou seguidores de trajetória solar e que sustentam 262 módulos com 268 mil painéis fotovoltaicos que produzirão 93 gigawatt/hora por ano, alimentando com energia elétrica 30 mil domicílios.

Ruas da Vila de Amareleja em Moura - Portugal - ao Fundo os Painéis Fotovoltaicos

Ruas da Vila de Amareleja em Moura – Portugal – ao Fundo os Painéis Fotovoltaicos

A municipalidade de Moura lançou também o projeto Sunflower, uma rede de prefeituras de oito países europeus (Bulgária, Espanha, França, Grã-Bretanha, Grécia, Itália, Portugal e República Checa) que fazem parte do projeto “Comunidades Zero de Carvão” da UE, destinado a incentivar o uso de energias alternativas.

Sistema Concentrador Fotovoltaico de Geração de Eletricidade

Sistema Concentrador Fotovoltaico de Geração de Eletricidade

A Central de Ameraleja produz 63 MW através de 2.520 tarreadores ou seguidores de trajetória solar - Moura- Portugal

A Central de Ameraleja produz 63 MW através de 2.520 tarreadores ou seguidores de trajetória solar – Moura- Portugal

Como investimentos atrai investimentos devido a implantação da Central de Ameraleja, uma fábrica de painéis solares foi construído em Moura pela Acciona com investimentos totais no valor de  € 7,6 milhões de euros. Esta planta irá fornecer os painéis para a segunda fase da construção da estação. A sua futura produção será orientado para o mercado internacional, com uma capacidade de produzir 24 MW de painéis solares por ano.

O visão do prefeito  Pós-de-Mina é um exemplo e modelo a ser seguido, principalmente nas regiões carentes twm sol brilhando sem nuvens quase o ano inteiro. Quando é que vamos ter exemplos como estes em países latinos e africanos tão ricos deste recurso renovável caindo grátis dos céus e disponível para todos nós?

Mais informações sobre Energia Solar:

 

1 comment to Moura em Portugal Tem um dos maiores Complexos de Energia Solar da Europa