Concentrated Solar Power

Banco Mundial Liberou $ US5.5 Bilhões Para Financiar Usinas de Energia Solar Concentrada

O Banco Mundial anunciou que  $ US5.5 bilhões serão investidos em projetos de usinas de geração de eletricidade baseadas em energia solar concentrada em cinco países do Oriente Médio e Norte da África, em uma tentativa para popularizar esta tecnologia.

Heliostasts (espelhos) de uma CSPT (clique para ampliar)

Por outro lado, o banco Clean Technology Fund sediado em Washington aprovou um financiamento de $ US750 milhões  para impulsionar o uso da energia solar concentrada, uma tecnologia avançada, que concentra luz solar para produzir eletricidade.

Ao longo destes anos, tenho promovido CSP tecnologia sempre que tenho oportunidade. O suporte que o Banco Mundial está dando agora cria toda uma nova realidade de possibilidades concretas para projetos em larga escala de CSP fora dos USA e Europa.

Energia Solar Concentrada (CSP) tecnologia utiliza espelhos para concentrar (ou focalizar) energia da luz do sol e convertê-la em calor para produzir vapor que aciona turbinas que geram energia elétrica.

Na realidade, os sistemas CSP geram energia elétrica usando espelhos para concentrar  a energia do sol e convertê-la em calor de alta temperatura.  Esse calor é depois canalizado para um gerador convencional. As usinas CSP consistem em duas partes: a) uma que coleta a energia solar e converte em calor, b) e a outra que converte a energia do calor em eletricidade. Existem quatro tipos de CSP sistemas: torre, calha plana,  calha curva  e parabólica/motor-gerador.

 O financiamento do fundo “vai mobilizar um adicional de $ 4,85 bilhões de dólares de outras fontes, para acelerar a implantação global de energia solar concentrada (CSP),” o diretor de desenvolvimento, disse em um comunicado.

Usina Térmica-Solar de Geração de Eletricidade (clique para ampliar)

Clean Technology Fund vai investir em programas de CSP de cinco países do Oriente Médio e Norte da África: Argélia, Egipto, Jordânia, Marrocos e Tunísia.

“O proposto gigawatt financiamento será  usado na implantação de 11  usinas de energia elétrica CSP em escala comercial ao longo de três a cinco anos. Estes recursos visam tornar CSP tecnologias populares, fornecer massa crítica de investimentos necessários para atrair o interesse do setor privado e focalizar em economias de escala para reduzir custos no período de aprendizagem de funcionamento dos diferentes sistemas minimizando  riscos “, afirmou o Banco Fundo.

The Clean Technology Fund é um fundo administrador de vários investidores e tem como objetivo facilitar a implantação de tecnologias sustentáveis em todo o mundo. Este é o maior investimento individual já aprovado para CSP tecnologia.

As usinas de energia elétrica usando concentração de energia solar irão produzir cerca de um gigawatt, ou um 1000 mega watts o que representa uma triplicação da capacidade de CSP em todo o mundo.

Quando será que o Brasil com tantos apagões e outros países emergentes e em desenvolvimento vão fomentar em larga escala CSP tecnologia? Podemos ter dezenas de usinas similares em potencias aos do Rio São Francisco (Xingo: 3,1 GW) ou mesmo Itaipu (14 GW) no meio do Sertão (semi-árido) Nordestino, Cerrado, Mato Grosso, África, etc. Mais infomações sobre CSP, pesquise por CSP ou energia solar aqui no nosso mybelojardim.

Mais informações sobre Energia Renovável:

4 comments to Banco Mundial Liberou $ US5.5 Bilhões Para Financiar Usinas de Energia Solar Concentrada

  • João

    Caro Editor,
    Parabéns pelo excelente trabalho.
    Assim como você, ao longo de 15 anos estamos envolvidos com a energia Termosolar.
    Acredite, estamos conduzindo um dos mais promissores e avanaçados projetos em Termosolar Towers.
    Pretendemos reduzir os custos da energia solar para patamares aos níveis das hidrelétricas. Tudo indica que conseguimos.
    Em breve lhe passaremos as novidades.
    Abs.

  • Julio

    Olá amigo, estava fazendo uma atividade para a facultadade, e estava dependendo de algumas informações, acabei de encontrar aqui no seu poste, muito obrigado.

  • ABCD SOCIAL-Associação sem fins lucrativos

    Pergutamos se existe Sistema de Energia Solar Concentrada
    para Poços Artesianos de Agricultura Familiar-Pequenos Produtores

    Certos de Vossa atenção,somos gratos:
    Antonio Rafaeli(presid.)

    • admin

      Caro Antonio Rafaeli

      Obrigado pela visita e pergunta. Infelizmente ainda não existe CSP ou CSHP em pequena escala. No entanto, existem empresas que estão trabalhando no desenvolvimento de CSP para estes tipos de aplicações. Temos de esperar e ver quando vão ficar disponíveis.

      Admin