Dicas para Inovar Sua Empresa

Planeta Terra 2050: 25% da Electricidade Mundial Produzida a Partir de Energia Solar

Como dissemos antes, Solar Power é  energia grátis caindo dos céus sobre nossas cabeças todo dia. Em outras palavras, 970 trilhões de kWh de energia caindo dos céus (vinda do sol) ininterruptamente e continuadamente sobre a Terra.

Uma hora dessa energia solar é suficiente para suprir todas as necessidades energéticas atuais do nosso planeta por um ano.

Um Quarto de sua Eletricidade a Partir da Energia Solar

Fábrica de Paineis solares

Fábrica de Paineis Solares

Estudo liberado ontem pela Agência Internacional de Energia estima que em 2050, o mundo poderia estar recebendo um quarto de sua eletricidade a partir da Energia solar.

As duas principais tecnologias fotovoltaica e energia solar concentrada, segundo a agência,  podem gerar 9.000 TWs – terawatt horas – de energia dentro de quatro décadas.

Especialistas desta  Agência afirmaram que pesquisas que combinem estas duas tecnologias poderiam aumentar a segurança energética do planeta, enquanto reduzir as emissões de dióxido de carbono em cerca de 6 bilhões de toneladas métricas por ano até 2050. Esse é o peso equivalente de quase 2,7 bilhões de carros de passeios compactos.

Energia Solar Concentrada em suas diversas formas, como informamos aqui no MyBeloJardim em posts passados, concentra a radiação solar em uma área pequena e geralmente é aplicado em plantas de grande escala sob céu claro e sol forte. Ideal para regiões ensolaradas, tais como América do Norte, Norte de África e parte da Índia e Brasil.

Sistemas Fotovoltaicos Solares geram eletricidade através da conversão de luz solar utilizando matrizes de células em paineis à base de quartzo o qual é processado em polisilício, uma das principais materiais utilizados na maioria dos painéis solares.

Esperamos que as tecnologias em desenvolvimento por cientistas em todo o mundo façam com que energia solar em suas diversas formas possam no futuro próximo competir com usinas elétricas a base de carvão e nucleares.

Estudo Foi Solicitado pelo Países Membros do G8

Fabrica de Paneis Solares no Arizona

Fábrica de Paineis Solares na Califórnia e Mudando para o Arizona

O estudo liberado ontem foi solicitado pelo países membros do G8, em uma reunião de 2008 e faz parte de uma série de 19 tecnologias energéticas e cobre os aspectos de ciência, financiamento e políticas necessárias para tornar a energia solar parte integrante da infra-estrutura energética global.

A agência recomenda que os governos estabeleçam metas de longo prazo e políticas em torno da tecnologia para incentivar os investimentos e instalações. Incentivos e regimes de financiamento, tais como oportunidades de financiamento para projetos rurais de países em desenvolvimento, também ajuda.

Atualmente, apenas quatro países podem produzir mais de 1 gigawatt nos sistemas fotovoltaicos instalados: Alemanha, Espanha, Japão e os USA. Mas países como a Austrália, China, França, e Índia estão investindo massivamente nesta área.

Em muitas regiões do mundo, até 2020  energia solar é esperado ser do mesmo preço que a electricidade proveniente de fontes existentes – um preço conhecido paridade de grade.

Nos Estados Unidos em locais como o deserto do Arizona, Califórnia, Nevada e New México grandes projetos de produção em larga escala estão em operaçao ou em construção. Energia solar em suas diversas modalidades não podem ser ignoradas pelos países em desenvolvimento como o Brasil e da África.

Quando a turma do Sul vai despertar para este imenso potencial à nossa disposição?

Mais Infomações sobre Uso de Energia Solar para Gerar Eletricidade:

1 comment to Planeta Terra 2050: 25% da Electricidade Mundial Produzida a Partir de Energia Solar