Concentrated Solar Power

Liberados Esta Semana Quase USD $3 Bilhões para Dois Projetos de Energia Solar Concentrada no Arizona e California

Em  meio a quedas de aprovação nas pesquisas, acusações de incompetencia em lidar com acidentes e crises, alta taxas de desemprego e grande descrédito da maioria da população,  o  governo americano, no contra-ataque, liberou esta semana quase 3 bilhões de dólares para dois mega projetos de Energia Solar Concentrada nos desertos do Arizona e California.

Os dois projetos vão juntos produzir quase 1 GW (gigawatts) de eletricidade com capacidade de abastecer mais de 300,000 residencias nos dois estados do Sudoeste dos USA com grande incidência de radiação solar.

Usina Solana de Energia Solar Concentrado (CSP) no Arizona

O primeiro, e o maior em todo o mundo neste gênero, é o  projeto de 250 megawatts Solana Energia Solar Concentrado (CSP) da Espanhola Abengoa situado na ensolarada Gila Bend, Arizona, 70 quilômetros a sudoeste de Phoenix. Solana recebeu uma garantia de empréstimo de US $ 1,45 bilhões.

A tecnologia a ser usado no Arizona será a de calhas parabólicas tendo seis horas de capacidade de armazenamento de energia térmica utilizando sal derretido (Molted Salt). A construção da Usina Solana começa no primeiro semestre de 2011.

Abengoa assinou um contrato de venda de 30 anos da eletricidade gerada no projeto  para a empresa distribuidora, Arizona Public Service. A Central Solana o qual vai criar 1,600-1,700 empregos durante a construção e 85 permanentes.

O projeto também trará uma fábrica de espelho (refletores solares) que vai criar mais 180 postos de trabalho permanentes.

Usinas da BrightSource Solar na California

 

O segundo projeto é o BrightSource Solar baseado em Torres de Energia Solar Concentrada, localizados no deserto Mohave no sudeste da Califórnia. As Usinas que formam o complexo vão gerar cerca de 400 megawatts de energia solar a partir de três diferentes centrais de energia solar térmica. BrightSource Energy recebeu um empréstimo $ 1,37 bilhões de dólares. 

Usina Solar de Geração de Eletricidade CPST em Seville - Espanha (clique p/aumentar)

A energia gerada a partir destas plantas solares será vendida sob contratos para a Pacific Gas and Electric (PG & E) e Southern California Edison (SCE).  A empresa PG & E irá comprar cerca de dois terços da energia gerada no Ivanpah e SCE vai comprar cerca de um terço. BrightSource contratos futuros com a PG & E e SCE é um total de  2,6 gigawatts.

A BrightSource Solar utiliza a tecnologia de  Torres de Energia Solar Concentrada. A eletricidade é gerada da mesma maneira como em usinas termo-elétricas tradicionais – o vapor a alta temperatura gira uma turbina.

Milhares de espelhos estão focados em uma caldeira cheia de água que fica no topo de uma torre. Quando a luz solar atinge a caldeira, a água é aquecida no interior e cria a vapor de alta temperatura. O vapor é então canalizado para uma turbina que gera eletricidade convencional.

O Futuro de Energia Renovável em Países Emergentes

O suporte e desenvolvimento tecnológico – R&D – são extremamentes importantes no sucesso de energias renováveis. Nossos cientistas e especialiatas têm envidados esforços aplicando o que de melhor a ciência ofereçe para desenvolver tecnologia de ponta nas áreas de materiais de alta obsorção térmica e isolantes que aumentem a capacidade noturna das Usinas CSP em estocarem calor e continuarem operando durante a noite.

Por outro lado, todo o setor de Energia Solar tem que trabalhar e trabalhar duro nos custos e preços afim de tornar a atividade competitiva com outros setores geradores de eletricidade. A atual dependencia de estímulos e subsídios não pode continuar indefinidamente. 

Esta ajuda é imporante no começo, mas, teremos de ser competitivos num futuro próximo com as centrais movidas a gas, nuclear e carvão mineral.

Finalmente, países ensolarados como o Brasil e do continente Africano precisam ver esta oportunidades para investirem mais em energia renovavel e não ficarem à margen da história como já aconteceu tantas vezes no passado. Portugal na condado de Moura e Espanha em Seville são exemplos de como Energia Solar pode transformar a realidade de toda uma região.

Mais informações sobre Energia Renovável:

Comments are closed.