Concentrated Solar Power

Inaugurada Usina Solar Stirling de Geração de Eletricidade

Entrou em operação esta semana no  Arizona-USA a primeira usina comercial do mundo que usa tecnologia Stirling de concentração de energia solar em discos parabólicos gigantes para gerar eletricidade a partir do sol.

SES_Stirlings

Foram instalados na usina solar 60 coletor-parabólicos solares, chamados de  SunCatcher. Cada unidade parabólica tem capacidade de produzir 25 kilowatts e toda a instalação tem uma capacidade de 1,5 megawatts de geração de eletricidade. Suficiente para suprir as necessidades energéticas de cerca de 200 casas

A maioria das  unidades geradoras de eletricidade em larga escala a partir de energia solar instaladas até agora são tipicamente usinas que usam painéis fotovoltáicos ou concentradores da radiação solar, onde os espelhos ou calhas reflexivas criam o calor-vapor para produzir eletricidade.

A tecnologia de discos Stirling também capta o calor usando um disco parabólico espelhado que se move constantemente para acompanhar o movimento do sol. Contudo ao invés de  aquecimento de líquidos para fazer vapor e mover turbinas-e-geradores de eletricidade, o calor é dirigido a um pistão  contendo gás hidrogênio o qual move um motor Stirling para produzir eletricidade.

Na foto abaixo clique e continue clicando para ver uma animação das fases de geração de eletricidade usando tecnologia de discos parabólicos Stirling
[SWF]/wp-content/uploads/2009/08/animation-CSP-dishes-engines1.swf, 650, 435[/SWF]

Esta tecnologia pode gerar eletricidade com mais eficiência e gasta muito menos água do que outras tecnologias. Os discos Sterlings não necessitam de água para aquecimento ou arrefecimento e utilizam quantidades mínimas de água para lavar os espelhos, tornando-se um sistema ideal para as zonas áridas e semi-áridas, como Arizona, Nevada, Califórnia, New México e sertão do Nordeste Brasileiro.

As empresas que instalaram esta primeira usina no Arizona tem contratos em construção para instalar unidades geradores de 1.600 megawatts de capacidade na Califórnia e no Texas.

Mais Infomações sobre Uso de Energia Solar para Gerar Eletricidade:

4 comments to Inaugurada Usina Solar Stirling de Geração de Eletricidade

  • eduardo barbosa

    Alguém pode dar alguma pista sobre como andam os estudos em nível mundial para uso do diferencial de temperatura de reservatórios de usinas hidrelétricas (termoclinas) através de motores do ciclo stirling ou rankine em plantas já existentes, aumentando a capacidade de geração? Aproveitando instalações, área, e sistemas de transmissão

  • Adelson

    Fantastico esse teu poster, eu estava buscando por isso a muito tempo.

  • ANDRE AMI

    Este site é um verdadeiro poço de informações importantes para o mundo.
    Parabens Dr. Aecio e todos que fazem parte do mybelojardim.

  • ANDRE AMI

    É mais um grande salto para a humanidade, espero chegar a ver algumas parbolicas aqui em belo jardim – xucuru…
    Um grande abraço
    Vejo que aqui estamos caminhando menos do que uma tartaruga doente, é vergonhoso…