Concentrated Solar Power

Rei Juan Carlos e Rainha Sofia da Espanha Inauguraram Uma Nova Torre de Usina Termal de Energia Solar Concentrada

Usina Termal de Energia Solar Concentrada  PS20 situado na Plataforma Solucar, perto de Sevilha. Espanha

Usina Termal de Energia Solar Concentrada PS20 situado na Plataforma Solucar, perto de Sevilha. Espanha

No dia 24 de Setembro passado o Rei Juan Carlos e Rainha Sofia da Espanha inauguraram a PS20 uma nova  torre CTSP  pertencente a empresa Abengoa Solar. Com uma capacidade de geração de 20 mega-watts, esta nova CTSP torre solar irá produzir energia elétrica  suficiente para abastecer 10.000 casas.

Usina Termal de Energia Solar Concentrada  Gerando Energia Elétrica

Usina Termal de Energia Solar Concentrada Gerando Energia Elétrica

Durante um período inicial de produção e testes operacionais, a PS20 superou a produção de energia prevista, re-validando o grande potencial da tecnologia de torre CTSP para áreas de alta radiação solar, como nos desertos americanos e similares.

PS20 é composto de um campo de energia solar contendo 1.255 espelhos heliostats. Cada heliostat, tem uma superfície de 1.291 metros quadrados os quais  refletem a radiação solar direto para o receptor de calor, localizado no topo de uma torre de 531 metros de altura. O calor concentrado produz vapor, que é move turbinas e geradores de eletricidade.

A operação da PS20 irá evitar a emissão de cerca de 12.000 toneladas de dióxido de carbono na atmosfera que seria produzido se combustível fóssil fosse usado para prduzir esta quantidade de energia.

 No total a Plataforma Solucar vai gerar cerca de  300 mega-watts a partir de uma variedade de fontes de energia solar: 50 MW a partir de tecnologia de torre; 250 MW a partir de calhas parabólicas e 1,2 MW produzidos pela tecnologia fotovoltaica

Localizado em Sanlúcar la Mayor, Espanha, a plataforma terá 300 MW de capacidade instalada, quando for concluída ate 2013. Neste ponto é esperado produzir energia suficiente para abastecer 153.000 casas, e vai evitar a emissão de 185.000 toneladas de dióxido de carbono por ano.

Toda a plataforma vai ocupar uma área de 800 hectares e criará 300 postos de trabalho permanentes para um investimento total de 1,2 bilhões de Euros.

CTSP Complexo na Plataforma Solucar Ocupando uma Areá de 800 hectares e Criando 300 Oostos de Trabalho Permanentes

CTSP Complexo na Plataforma Solucar Ocupando uma Área de 800 hectares e Criando 300 Postos de Trabalho Permanentes

Além da Plataforma Solucar, Abengoa Solar está construindo ou planejando usinas comerciais de energia solar na Espanha, Argélia, Marrocos e os Estados Unidos.

Mais informações sobre Energia Solar:

  • Moura em Portugal Tem um dos maiores Complexos de Energia Solar da Europa
  • Torres de Energia Solar Concentrada (Concentrated Solar Power Tower – CSPT)
  • Solar Power: Energia Grátis Caindo dos Céus
  • 1 comment to Rei Juan Carlos e Rainha Sofia da Espanha Inauguraram Uma Nova Torre de Usina Termal de Energia Solar Concentrada

    • José Francisco de Assis Pereira

      Obra grandiosa.
      Entretanto ainda vejo na descentralização da geração a melhor saída. Em cada casa uma unidade gradora. Este é o futuro.