Concentrated Solar Power

Vendo o Sucesso de Israel, Marrocos Vai Investir US $9 Bilhões em Energia Solar

Usina Solar no Deserto (Clique para Aumentar)

Usina Solar no Deserto (clique para aumentar)

Israel já está utilizando energia solar com sucesso em muitas áreas, tais como sistemas de aquecimento de água e geração de eletricidade. Israel sem sobra de dúvida é dos líderes mundiais em soluções inovadoras de energia solar.

Agora, os países árabes estão acordando para a realidade finita e não renovável das reservas de petróleo. Eles estão vendo como Israel está indo à frente no uso de fontes alternativas de energia.

Argélia, Qatar, Tunísia e Arábia Saudita, Jordânia, Síria e Tunísia estão fazendo esforços frutíferos para utilizar o poder da luz solar. Marrocos e outros países árabes, por impossível que pareça, podem ter ajuda de Israel para estes ambiciosos e inovadores projetos.

Marrocos é um país do Norte Africano sem reservas de petróleo. Contudo, Deus dotou este país com outra recompensa ou seja mais de 3000 horas de Sol por ano. Esta nação vai desenvolver um ambicioso plano de produzir 40% de suas necessidades energéticas vindas de energia solar até 2020.

Marrocos vai investir US $ 9 bilhões para gerar 2000 MWs de energia até 2020. Serão 5 estações de energia solar para produzir 2 GWs de energia. Estas usinas de energia serão situadas na regiões de Ouarzazate, Ain BNI Mathar, Foum Al Oued, Bojador e Sebkhat Tah. A primeira estação é esperada entrar em operação em 2015.

Líderes Marroquinos estão ansiosos para cortar suas dependências de petróleo estrangeiro e as importações de gás, poupar dinheiro e deixar marcas verdes nas areias do deserto. Para viabilizar este mega solar projeto, várias fontes de financiamento e parceiros estão sendo mobilizadas.

Marrocos pode obter financiamento para este projeto do Banco Mundial, da Comissão Europeia, Alemanha e de Desertec. Desertec é uma coalizão de 13 companhias de energia e tecnologia, visando a construir uma matrix de energia renováveis na África e transportar este eletricidade para abastecer a Europa.

Desertec foi fundada em 2009 e visa gerar energia pelo uso do vento e da luz solar com a implementação de uma série de megas usinas de energia solar concentrada (CSP), fotovoltaica (PV) e eólica no Oriente Médio e Norte da África.

Quando vamos ver mega projetos como estes no Brasil, principalmente no ensolarado e quente Nordeste? Já pensou no meio do Sertão Brabo produzir muito mais eletricidade do que tudo que atualmente produzem a usina de Itaipu no rio Paraná e as das Chesf no Rio São Francisco? Por que não?

Mais informações sobre Energia Renovável:

Comments are closed.