Concentrated Solar Power

Energia Solar Concentrada – CSP Power – em Ação

 

Usinas Solares de Produção de Eletricidade - CSP - em Seville-Espanha (clique para ampliar)

Como temos mostrado em dezenas de posts no nosso MyBeloJardim.com, Energia Solar e especificamente Energia Solar Concentrada – CSP – em suas várias modalidades está cada vez mais mostrando sua potencialidade como um elemento vital na transição da produção de eletricidade à base de carvão/óleo fóssil para energia limpa renovável.

A corrente vantagem das usinas à base carvão é que elas produzem uma quantidade constante e previsível de eletricidade a um custo relativamente barato. As usinas de Energia Solar Concentrada têm o potencial para fazer o mesmo.

Recentemente, a indústria CSP conseguio um avanço super importante na solução do seu maior obstáculo: o que acontece quando o sol desaparece à noite, dias nublados, etc? Como a energia solar pode ser armazenado para uso durante estes períodos?

Enquanto armazenar eletricidade em baterias é proibitivamente caro (e as baterias em si são um problema ambiental), armazenar calor é muito mais barato e mais fácil. O uso de Sal Fundido/Derretido foi a solução viável encontrada.

O sal derretido é uma mistura de nitrato de sódio e nitrato de potássio, que é não-inflamável, nem tóxico, sendo um meio de armazenamento eficiente e barato de estocar energia em forma da calor.

Atuando como um tipo de bateria solar térmica, sal derretido pode ser aquecido a mais de 550 graus Celsius  e o calor pode ser liberado de forma controlada para transformar água em vapor.

 Esta nova e inovadora tecnologia baseia-se numa característica importante do sal fundido (molten salt) que atinge a fase líquida a altas temperaturas e se devidamente isolado fica normalmente neste estado por um longo período de tempo até que temperaturas muita mais elevadas sejam atingidas ou volta ao estado sólido quando a temperaturas desce abaixo do seu ponto de liquefação.

Sendo assim as CSP podem reter o calor suficiente para manter a bombear energia durante seis horas após o pôr do sol. Nossos pesquisadores estão trabalhando para breve ter o dobro deste tempo. Isto vai efetivamente criar condições para que as usinas CSP trabalhem ao redor do relógio e em par de igualdade com as hidro, nucleares e as movidas a carvão.

Então, o quão grande é o potencial de Energia Solar Concentrada para paises como o Brasil, Portugal, Angola e muitos outros? Um estudo recente demostrou que menos de um por cento dos desertos ou regiões áridas do planeta poderia alimentar todo o mundo, se pudesse acomodar as linhas de transmissão da eletricidade.

Em suma, as centrais CSP têm o objetivo de gerar energia em escala industrial, criando uma fonte de eletricidade que poderia substituir a grande maioria das usinas que queimam combustível fóssil.

Dias passados em Sevilla na Espanha, uma CSP de 1,255 heliostats (espelhos giratórios) focalizados no top de uma torre de 531 metros de altura cheia de água entrou em operação. O intenso calor concentrado ferve a água que por sua vez produz vapor. O vapor gira uma turbina, e, ai, eletricidade é gerada. Sob condições ótimas, a planta pode abastecer 10.000 casas.

O jornal britânico, The Guardian postou esta semana um vídeo de excelente qualidade sobre a PS10, que foi o primeiro projeto CSP comercial do mundo. É um olhar em perspectiva para um futuro de possibilidades na produção de energia em larga escala sem dependência de combustíveis fóssies.

Mesmo que você não capture todo o audio (em inglês), vale a pena ver as imagens supreendentes deste agora possível futuro de produção em larga escala de eletricidade baseada em CSP tecnologia.

Após assistir o vídeo, se você quer mais informação sobre CSP visite nossa página de Energia Solar clicando aqui.

Temas Relacionados:

Comments are closed.