Conheça Belo Jardim

Colaboração: Humberto Frederico e S. Fonseca.

Humberto Frederico

O nome da cidade – Belo jardim – é um atrativo turístico e corresponde ao seu potencial para vários segmentos do turismo.

A geografia do seu município tem uma variedade de relevo e de vegetação que proporciona belas paisagens e construção de barragens e açudes que aumentam as suas belezas naturais.

O potencial turístico de Belo Jardim pode ser desenvolvido em vários segmentos da indústria do turismo (a que mais cresce no mundo, fonte: OMT-Organização Mundial de Turismo).Além do já existente que é de eventos da cidade (Jardim Cultural e Festas das Marocas).

Nos distritos de Belo Jardim existem atrativos únicos e variados à espera de investimento e divulgação, a pricipio o que pode ser o carro chefe para a divulgação e atração de investimentos privados é o turismo ecológico (EcoTurismo) por começar em pequena escala e promover a educação ambiental.

Entrad de BeloJardim
Entrada da Cidade - Belo Jardim, cidade abençoada por Deus, além de terra de Músicos, é também terra de Educadores, Artistas, Estilistas, Empresários visionários, Cientistas Internacionais e acima de todo de um Povo Bravo e Lutador

Pequeno resumo destes atrativos para vários segmentos turísticos:

Turismo ECOLÓGICO: trilhas em matas que levam os banhos de bica, mirantes e locais para piqueniques e acampamentos. (Pedra do cabloco, pedra da Onça, Cruzeiro de Itacaité).

Turismo CULTURAL: em vários distritos com seus folclores e foguedos (Dança do Siriri e Bacamarteiros, Distrito de Água Fria, Pastoril, Distrito de Serra dos Ventos e o artesanato sob a  coordenação de Ana Veloso

Turismo RELIGIOSO: que se caracteriza pela peregrinação e pagação de promessas e que já acontece a vários anos no Distritos de Água Fria (Sitío Passagem, Capela Nossa Senhora das Cabeças)

Turismo de AVENTURA: corridas de aventura, trilhas de bicicleta,trekking (trilhas a pé), rapel  (decidas verticais com apoio de cordas, que já acontecem há anos, registros em fotos e revistas) e montanhismo.

Turismo PEDAGÓGICO: em vários distritos, podendo ser estruturado para recepção de estudantes e educadores dos vários níveis de pesquisas e estudos (pinturas ruprestes em grutas e pedras no Distrito de Xucurú, associações de rendeiras de Xucurú  e associação das Paneleiras de Água Fria)

Turismo de ESPORTES: campeonato de jet ski (barragem Pedro Moura Júnior-Ipojuca), corridas de jipe croos e moto croos e corridas de aventura, (esta última citada em tópico de turismo de aventura).

Turismo de PESCA; com incentivo e capacitação da associação dos pescadores (Colônia Z28)

Turismo CONTEMPLATIVO: é um dos mais democráticos por ser um segmento do turismo em que todas as religiões e grupos exotéricos formam o público alvo (passeios de toyotas com paradas para fotografias e recepções com grande diferencial em todos os distritos).

Turismo SOCIAL: é dos segmentos que o próprio nome diz, o objetivo maior é a inclusão social, e é considerado o promotor da integração entre todas as camadas sociais.

Minha sugestão é a principio a organização de passeios nos fins de semanas, a divulgação dos mesmos e a busca de parcerias com associações e empresas da área de turismo ecológico, com responsabilidade sócio-ambiental.

“A água se torna  grandes rios e chega ao mar porque serve a todos  e sabe contornar obstáculos…(lau-tse)”

One comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *