Concentrated Solar Power

Energia Solar Residencial Sendo Estimulada como Nunca nos USA

Estímulos e Benefícios Fiscais Dados para Energia Solar nos Estados Unidos

Energia Solar em Residências (clique para ampliar)

Energia solar residencial é gerada quando transformamos raios solares em eletricidade. Isso pode ser feito através da conversão direta de luz solar em energia utilizando fotovoltaicos (PV), ou de forma indireta via energia solar concentrada (CSP).

No processo CSP,  energia solar é empregada para aquecer (ferver) um líquido e em seguida, se usa este meio líquido como fonte de alimentação de diversas tecnologias, incluindo motores-turbinas Sterling em que um motor de ciclo Sterling é usado para alimentar um gerador.

Os defensores de uso massivo de energia solar residencial defendem a implantação de uma política nacional de incentivos fiscias que criem condicões da indústria solar estabelecer e concorer com as outras formas atuias de energia doméstica.

Neste artigo vamos mostrar quais os estímulos e benefícios fiscais que as administrações anteriores deram e a atual está dando para fomentar a instalação de sistemas solares residenciais nos USA. Baseado no Energy Policy Act de 2005, passado pelo congresso dos USA no governo Bush, os contribuintes que investirem em energia solar em sistemas residenciais fotovoltaícos (PV) receberão benefícios fiscais federais.

Na realidade, o crédito fiscal solar PV é aplicável no dinheiro gasto na compra e instalação de um sistema de energia solar fotovoltaíca para geração de energia elétrica para uso em residências americanas.

Trinta porcento (30 %) das despesas elegíveis é o crédito direto dado. Este valor é creditado diretamente à responsabilidade fiscal do usuário e não é deduzido da sua renda tributável. Além disso, o Congresso aprovou a American Recovery and Reinvestment Act (ARRA), também conhecido como o pacote de estímulo.

Benefícios Adicionais Estaduais e Municipais

Por exemplo, para um proprietário da cidade de Sacramento, Califórnia, a quantidade de estímulos dos governos federal, estadual e municipal podem ser igual a quase metade do preço de compra de um sistema de energia solar.

As insenções de taxas federais de Energia Renovável foram prolongadas até 31 de dezembro de 2016 cobrindo 30 por cento sobre o montante gasto para a instalação de pequenas turbinas de vento para residências e instalações solares (aquecedores solares de água e painéis solares – PV).

Os benefícios podem ser aplicados em residências já construídas, bem como em novas construções tanto de moradia principal como segundas residências.

No estado do Arizona, os contribuintes que oferecem eficiência energética de residências familiares estão autorizados a ter uma dedução de imposto de 5% do preço de venda de até US $ 5.000.

Da mesma forma o estado de Nova York prevê um crédito fiscal de 25% em sistemas de tecnologia solar com um teto de US $ 5.000, juntamente com um crédito fiscal  de 20 por cento para  sistemas usando células de combustível com um limite máximo de US $ 1.500. Estes benefícios anuais podem ser usados por cinco anos.

O estado de Minnesota foi bem mais adiante e deu uma isenção de 100 porcento para sistemas solares de aquecimento de espaço, aquecimento de água, eólicos e fotovoltaícos.

NetMetering (clique para ampliar)

O valor adicionado a uma casa por um sistema solar ou de energia eólica está isento de impostos sobre a propriedade no estado de Wisconsin.

Proprietários de residêncais que são elegíveis aos descontos, não estão propensos a relatá-los como rendimento, mas podem deduzir o seu valor a partir de sua base fiscal.

Outro grande estímulo dado as residêncais que usam sistemas solares é a venda do excesso de energia produzida às empresas distribuidoras  que é chamado de “Net-Metering”.

Isto é, se o sistema doméstico solar está produzindo mais eletricidade do que o lar necessita, o medidor inverte o processo e a partir daí, a residência ganha o que está mandando para a rêde de distribuição.

No final do mês a conta a pagar ou a receber é o que foi consumido, menos o que foi fornecido.

Período de Recuperação do Investimento inicial em Sistemas de Energia Solar

O investimento inicial em sistemas de energia solar pode ser recuperado dentro de um curto espaço de tempo. Fatores como: o tipo de sistema solar, clima, uso e instalação são levados em consideração para se chegar a uma exata determinação de quanto tempo será esta recuperação.

Com todos estes estímulos dados pelos governos federal e estaduais nos USA, nunca houve um melhor período para os estadunidenses instalarem sistemas solares em suas residências como o atual.

Os créditos fiscais disponíveis tornam agora possíveis ter o seu sistema de energia solar residencial recuperado em 5-6 anos, e não os 25 anos que levaria  antes destes estímulos fiscais.

Que Deveriam Fazer os Países em Desenvolvimeto e Emergentes?

Será que este é um modelo para ser analisado nos países em desenvolvimeto e emergentes ou será que as descobertas de petróleo como a pré-sal vão injetar ainda mais adição e dependência petrolífera na vida dos emergentes?

Mais informações sobre Energia Renovável:

3 comments to Energia Solar Residencial Sendo Estimulada como Nunca nos USA

  • Gostaria de saber mais informações sobre a energia solar, pois sou eletricista e desejo obter conhecimento técnico para trabalhar com esse sistema de energia.
    Há algum lugar no Brasil que dê curso de utilização e instalação dessa energia?

  • carlos alberto suzart da silva

    GOSTARIA DE TRABALAHAR COMO DISTRIBUIDOR DOS SISTEMAS DE ENERGIA SOLAR PARA RESIDENCIA

    • Prezado Carlos Alberto

      Muito obrigado por visitar nosso MyBeloJardim. Muito louvavel seu desejo de trabalhar com sistemas de energia solar. Uma coisa que voce poderia fazer rh achar um curso que lhe der os basicos de sistemas domesticos de energia solar, isto eh, se voce ainda nao tem.

      Desejamos tudo sucesso para voce e boa sorte em achar distribuidores de ES na sua area.

      Admin My BJ