Esta semana em Washington-US aconteceu um fato histórico para a indústria de Biocombustíveis Aquícolas baseada em algas, a Camara de Deputados (US House of Representatives) dos EUA aprovou a HR 4168, a Lei de Fomento de Combustível Renovável Baseado em Algas, que vai dar um impulso imenso a produção de biocombustíveis aquícolas na Terra do Tio Sam.
O projeto, entre outras coisas, vai dar paridade de impostos a biocombustíveis aquícolas à base de algas semelhantes aos existentes para biocombustíveis celulósicos.
Ou seja, entre outros estímulos, um crédito fiscal de produção de US $ 1,01 por galão (3,75 litros) e um bônus de depreciação de 50 por cento das propriedades das usinas de biocombustível aquícola.
Deste modo, a partir de agora uma nova era se abre às centenas de empresas, cientistas, empresários e órganizações privadas e governamentais que trabalham nos Estados Unidos para acelerar o desenvolvimento de combustíveis à base de algas, que sem nenhuma dúvida vai criar empregos, gerar prosperidade, diminuir emissões e reduzir a dependência estadunidense em combustíveis fósseis importados.
Embora subsíduos sejam uma faca de dois gumes se permanecerem indefinitavamente, este é um passo inicial importante para que uma nascente indústria possa estabalecer seus fundamentos e criar seu próprio caminho daqui por diante.
Como mostramos em outros posts, Algas são consideradas uma das mais promissoras fontes de energia renovável em todo mundo. Atualmente, empresas em muitos países estão investindo imensas somas de recursos na pesquisa do melhoramento genético, produção em grande escala e industrialização de algas.
Em outras palavras, o mundo desenvolvido está acreditando fundo no potencial de algas de ser e fazer a diferença no futuro dos biocombustívies.
Muitos na indústria de Biocombustíveis confiam plenamente que algas irão desempenhar um papel vital para complementar e até substituir a era do petróleo.
Afinal, o óleo fóssil é nada menos do que as algas que foram submetidos a um longo período de transformação química submetido à elevadas temperaturas e pressões. As algas são a matéria-prima usada pela natureza para produzir o óleo bruto fóssil. Consequentemente, não existe melhor produto que o verde das nossas águas para produzir biocombustíveis aquícolas.
É esperado que outros países como Brasil, Portugal, Espanha e muitos outros possam seguir o exemplo e criem legislação que dêem condições semelhantes as nascentes indústrias de biocombustíveis aquícolas em seus territórios. É o que esperamos e almejamos.
Artigos relacionados com Biocombustíveis:
- Biocombustíveis Aquícolas: Uma das Únicas Opções Sustentáveis para Aviação
- Biocombustíveis Aquícolas: Anunciada a Descoberta de uma “Super Alga” nas Costas do Canadá
- Bio-Combustível Aquícola Recebendo U$ bilhões em Pesquisas e Desenvolvimento
- Biocombustíveis – A Força do Biogás
- Biocombustíveis Aquícolas: A Corrida da Super Alga
- Biocombustíveis: Agora é a Vez de Carros Movidos a Uísque na Escócia
- Biocombustíveis Aquícolas a Partir de Algas: Exxon Mostra suas Instalações
- Biobutanol: A Gasolina de Amanhã
- USDA Lança Plano de 136 bilhões de Litros de BioCombustível para 2022
- Produzindo Bio-Combustíveis Aquícolas – BioJetFuels – a Partir de Algas
- Primeiro Avião do Mundo Movido 100% a BioJetfuel feito de Algas Estreia no Berlin Air Show
- Companhias Aéreas Esperam Recuperação Global em 2010 mas Continuam Dependentes do Petróleo
- TAM Vai Fazer o Primeiro Vôo na América Latina Usando Biocombustíveis a Base de Pinhão-Manso
- Tecnologia de Ponta: Bio-Combústivies a Partir de Energia Solar, CO2, Água e Foto-Sintéticos Organismos
- Pinhão-manso: Alternativa para Indústria Mundial de Bio-Combustíveis?
- Empresas Internacionais Investem Massivamente em Bio-Energia no Brasil
- Laboratório na Califórnia Cria a Primeira Célula Bacteriana Sintética
- Bio-Refinarias à Base de Biomassa e Óleo de Algas
- Algas: Alternativa Sustentável e Renovável para Produção de Bioplásticos
- Químicos Verdes: Essenciais na Viabilização dos Programas de Green-Bio-Combustíveis
- Algas para Green-Bio-Combustíveis Aquícolas
- Alga Botryococcus braunii: Produz Óleo Quimicamente Igual ao Petróleo Fóssil