Angola

Tilápia Britânica Cultivada em Sistemas de Recirculação Fazendo Sucesso no Reino Unido

Quando Vamos Ver Isto também no Brasil, Portugal, Angola…?

A Tilápia britânica, como está sendo chamada,  está sendo distribuida na maior cadeia de supermercados da Inglaterra, e a terceira de todo mundo (faturamento anual: US $99 bilhões), a rede  Tesco. Os Peixes são produzidos em quatro fazendas em sistemas fechados de recirculação nas cidades de Yorkshire e Lincolnshire, no norte da Inglaterra.

Embora a Tilápia seja cada vez mais popular entre os consumidores de seafood do Reino Unido, esta é a primeira vez que Tilápia fresca produzida localmente foi disponibilizado no país.

Isto demonstra  que a aquicultura super-intensiva praticada em ambientes controlados é um tecnologia viável-lucrativa e está tornando-se cada vez mais importante na indústria aquícola do mundo inteiro. Nos Estados Unidos, 100% da produção de Tilápia é cultivada em sistemas de recirculação.

Na realidade há um mercado crescente demandando pescados de alta qualidade, produzidos de forma sustentável , saudável, 100% controlados e perto dos centros de consumo.

Como podemos ver adiante, Brasil, Portugal, Angola e outros países poderiam ter expresivas produções em sistemas fechados de recirculação usando toda a tecnlogia hoje disponível nesta área.

Tilápias Produzidas em Sistemas AquaBioPonics-AquaFuelsPonics são 100% Livres de Contaminantes

Grande e Pequena Escala de Sistemas AquaBioPonics/AquaFulesPonics (clique para ampliar)

Sistemas AquaBioPonics é a combinação da produção de peixe, biofertilizante e plantas (verduras, frutas e vegetais) hidropônicas em um ambiente controlado onde a mesma água é recondicionada, reusada e recirculada continuadamente.

Sistemas AquaFuelsPonics é a versão de larga escala que integra-adiciona produção de energia solar concentrada,  biogás, syngas e green-biocombsitiveis aquícolas aos AquabioPonics Systems, principalmente pelo integração de culturas energéticas como matéria prima de produção de energia e bioeletricidade. 

As Tilápias produzidas em recirculação fechada como os Sistemas AquaBioPonics-AquaFuelsPonics são 100% livres de contaminantes em todas fases do cultivo. Todo o ciclo de produção é totalmente rastreável, peixe por peixe monitorado, OGM-livre, bem como sustentável e amigo do meio ambiente.

Cada módulo dos nossos sistemas AquaBioPonics/AquaFuelsPonics de produção super-intensiva pode ser adaptado às condições locais, mas o padrão é programado para produzir 1200 toneladas/ano de pescado e 2300 toneladas/ano de hortaliças, verduras, frutas, ervas medicinais e outros vegetais além de biofertilizantes, biocombustíveis e bioeletricidade.

 O Módulo padrão em si mesmo não ocupa mais de 8 hectares acrescentando a isto as áreas de segurança, serviços e processamento. Como tudo é modular, qualquer incremento de produção pode ser obtido muito facilmente, bastando tão somente duplicar ou adicionar módulos.

O básico requerimento é água de boa qualidade vinda de fontes confiávies ou mesmo de poços. Como produzimos nosso próprio biocombustível aquícola para gerar eletricidade, os custos de contínuo bombeamento é assimilado sem grandes desafios. Além disto, a integração com energia solar concentrada dar ainda mais sustentabilidade e autosuficiência ao todo o sistema.

Contudo, os Sistemas AquaBioPonics-AquaFuelsPonics requerem uma série de rígidas exigências a serem preenchidos para quem quizer usar esta avançada tecnologia. Para participar do programa integrado, o candidato e equipe têm de passar por uma rigorosa seleção, análise e avaliação, além é claro de um treinamento completo e intensivo.

Modelo de Sucesso de Produção de Tilápia em  Tanques-Rede no Brasil

Um modelo vitorioso-sustentável de produção em larga escala de Tilápia é o sistema em tanques-redes que o Padre Antonio e Ivone Lisboa desenvolvem no Vale do São Francisco no Nordeste do Brasil.

As associações implantadas pelo Padre e Ivone são hoje referências mundias de sustentabilidade e inclusão sociais junto à populações carentes e necessitadas. Como pode ser visto em vários posts do MyBeloJardim, os associados que antes além de excluídos, nao tinham renda, hoje ganham de 2-4 salários mínimos mensalmente.

O modelo sustentável  das associações de piscicultores liderados pelo Padre Antonio e Ivone Lisboa  no Rio São Francisco Pernabucano é reconhecido internacionalmente inclusive com prêmios mundiais que os projetaram para muito além da fronteiras brasileiras.

Complexo Aquícola da Pescanova no Rio São Francisco

Outro modelo-exemplo a ser seguido para o Brasil ter presença no cenário mundial de pescados cultivados é o complexo aquícola que o pioneiro e uma das maiores autoridades Brasileiras em Aquicultura empresarial, Eng. Elias Alves Cordeiro vem desenvolvendo para a Espanhola Pescanova no lago Itaparica em Itacuruba no Rio São Francisco.

Eng. Elias Cordeiro no Polo Empresarial-Industrial Pescanova de Tilápia No Lago de Itaparica no Rio Sao Francisco (Tanques-Redes ao Fundo - clique para ampliar)

O complexo verticalizado é composto de laboratório de produção de alevinos, fazenda de tanques-rede, processadora, fábrica de óleo e farinha de peixe e centro de treinamento e relacionamento com a comunidade. 

Eng. Elias e sua equipe estão construindo um moderno laboratório de circulação fechada para acondicionamento e formação de reprodutores, produção de ovos, larvas, alevinos e juvenis.

O laboratório vai suprir a demanda de juvenis da fazenda de cultivo de Tilapia em tanques-rede da Pescanova no lago de Itaparica. Os tanques-redes são de 144 m3 similares aos oceânicos usados para Salmão.

O projeto coloca o Brasil em termos tecnológicos em dia com a indústria aquícola mundial. Inicialmente serão 800 toneladas/mês de tilápia para o mercado nacional e internacional.

O Eng. Elias foi um gigante na implantação do Polo de Aquicultura que idealizamos e operamos juntos em Paulo AfonsoBA e Jatobá-PE no rio São Francisco. Ele foi o responsável, entre muitas outras coisas,  pela elaboração e construção do laboratório de produção de alevinos do complexo,  o maior do Brasil e um dos maiores das Américas.

Temos Plena Condição de Fazer e Acontecer

Como vemos temos espécies, tecnologia, mercado, especialistas internacionais renomados, condições naturais ímpares, modelos vitoriosos e tudo mais e o resto para atingirmos significância e liderança na aquicultura do planeta.

Somente os lagos e reservatórios da Chesf no vale do rio São Francisco no Nordeste do Brasil, com água e condições ideias para aquicultura em larga escala, poderiam gerar bilhões em receitas e criarem dezenas de milhares de empregos.

Isto aconteceria se projetos como os do Padre Antonio, Ivone  e do Eng. Elias fossem multiplicados e estimulados. Por que o Brasil fica somente vendo os outros fazendo o que tem plena condição de fazer e acontecer?

O que precisamos é criar estímulos para multiplicar estes modelos ao longo do país com seriedade, paixão, qualidade, sustentabilidade e muita determinação para não desistir diantes dos desafios, como diz o provérbio popular “ Meu amigo, rapadura é doce, mas não é mole não”.

Mais informações sobre Tilápia, Pangasius e Aquicultura:

  • Pangasius Começa a Ser Distribuido na Maior Rede de Supermercados da Inglaterra
  • Pangasius: Pode Derrubar a Tilápia como Um dos Top 5 Pescados mais Consumidos na América?
  • Estados Unidos Vão Taxar de 100 a 120 % as Importações do Pangasius
  • Pangasius: Emplaca Como o Quinto Pescado Mais Consumido na Alemanha
  • Projeto das Associações de Piscicultores do Padre Antonio e Ivone Trazendo Dignidade e Renda de 2-4 Salários Mensais
  • Pangasius: Entre os 10 mais Pescados (seafood) Consumidos nos Estados Unidos
  • WWF Publica as Normas e Padrões de Aquicultura Responsável do Pangasius
  •  Maximização do Uso da Água em Sistemas AquaBioPonics e AquaFuelsPonics
  • Nova Estratégia Mercadológica do Walmart nos USA: “Pangasius Tem o Mesmo Sabor da Tilápia”, Será?
  • Produção de Sementes de Pangasius no Delta do Mekong
  • Produção de Pangasius no Delta do Mekong Cai Devido Falta de Financiamento
  • A Guerra do Cafish Americano vs Pangasius Asiático Continua Cada Vez Mais Acirrada
  • Pangasius: Vietnã Exporta $1,2 Bilhão de dólares em Pescado nos Primeiros 4 Meses de 2010
  • Por que o Brasil não é uma Potencia Mundial em Aquicultura?
  • Por que Os Peixes Amazônicos Não São Ainda Estrelas Mundiais em Aquicultura?
  • Produtores Afirman: Importações de Pangasius Podem Destruir a Indústria Americana de Catfish
  • Biodiesel Aquícola: Transformando Poluidor em Valioso Combustível
  • 50% dos Peixes Consumidos no Nosso Planeta É Agora Cultivado em Fazendas Aquícolas
  • Batalha Cada Vez mais Acirrada Entre Importadores de Pangasius e o Lobby Americano dos Produtores de Catfish
  • Biodiesel Aquícola: A Partir de Resíduos de Pangasius e Tilápia
  • Aquicultura Mundial em Plena Expansão
  • Estrela Pangasius: Agora É a Vez do Reino Unido
  • Filé de Pangasius (bagre vietnamita) Chegou e Abafou nos Restaurantes Americanos
  • Exportações de Pangasius Duplicam para o Mercado Russo
  • Pangasius: A Nova Estrela da Aquicultura Mundial
  • O Que Tem o Pangasius de Tão Especial?
  • 3 comments to Tilápia Britânica Cultivada em Sistemas de Recirculação Fazendo Sucesso no Reino Unido

    • marco

      hello would like to know how can I get tilapia and pangasius production in Portugal madeira island is sent and at what cost now Thanks for attention and waiting for email response

    • João

      Olá

      Estou interessado em começar um sistema de aquaponia em Portugal. Contudo têm encontrado dificuldade em encontrar alguem que comercializa alevinos de tilapia em Portugal. Tenho encontrado muitos no Brasil contudo nenhum deles fazem entregas para território português. Alguém que me pudesse ajudar a estabelecer contacto com alguma empresa que comercializa alevinos agradecia imenso

      Obrigado

    • Antonio Celso

      Boa tarde!
      Gostaria de Informações detalhadas sobre o sistema de produção de recirculação para a Tilápia e Pangasius,agradeço a oportunidade…

      ************************************
      Solicitação enviada

      Admin MyBJ