BioCombustíveis Aquícolas

Biocombustíveis Diretos de Algas: Processando Algas em Óleo crú em Minutos

Biocombustíveis Diretos de Algas – Paper publicado recentemente pela revista Algal Research comunica que cientistas do PNNL (Pacific Northwest National Laboratory) criaram um processo químico contínuo que produz petróleo bruto em minutos usando algas cultivadas ou processando biocombustíveis diretos de algas sem intermediações Biocombustíveis Diretos de Algas – Como Funciona Esta Tecnologia?

Biocombustíveis Diretos de Algas – pasta de algas, óleo de bio crude e bio crude refinado similar a gasolina e diesel (Fonte: PNNL)

Uma suspensão ou pasta de algas com 80% de água é bombeada para a entrada de um reator químico. Após a entrada

Continue reading Biocombustíveis Diretos de Algas: Processando Algas em Óleo crú em Minutos

Algas

Alga Biotecnologia: Prof. Aecio D’Silva e Dr. John Kyndt Lançam Novo Livro

Alga Biotecnologia – No primeiro trimestre de 2012 o Prof. Aecio D’Silva e o Dr. John Kyndt estarão lançando um novo livro sobre Alga Biotecnologia no Estados Unidos, Europa e Asia. A versão inicial será em Inglês, mais ainda este ano o novo livro deve ser traduzido para Português, Espanhol e Frances.

Algas como Fonte de Green-Bio-Combustíveis Aquícolas (clique para ampliar)

O livro em fase final de lançamento, é uma introdução ao uso de algas para produção sustentável de biocombustíveis aquícolas, alimentos, produtos químicos e farmacêuticos.

Os cientistas autores deste livro são autoridades e referencias

Continue reading Alga Biotecnologia: Prof. Aecio D’Silva e Dr. John Kyndt Lançam Novo Livro

AquaBioPonics

AquaFuelsPonics & AquaBioPonics: Sustentabilidade em Ação

AquaFuelsPonics & AquaBioPonics = Aquicultura + Biocombustíveis + Hidroponia

AquaFuelsPonics & AquaBioPonics: Neste e em futuros artigos vamos responder muitos e-mails que temos recebido pedindo mais informações sobre nossos Aquabusiness (Aquinegócios) sistemas AquabioPonics & AquafuelsPonics que produzem peixes, hortaliças, verduras, algas e biocombustíveis aquícolas em larga escala usando áreas reduzidas e muito menos água e, como tal, podendo ser localizados perto de áreas metropolitanas de grandes centros consumidores.

Grande e Pequena Escala de Sistemas AquaBioPonics/AquaFulesPonics (clique para ampliar)

O peixe básico e padrão para Bioponics (ABP) & Fuelsponics (AFP), como chamamos abreviadamente nossos sistemas AquaFuelsPonics & AquaBioPonics, é a

Continue reading AquaFuelsPonics & AquaBioPonics: Sustentabilidade em Ação

Algas

Engenharia Genética: O Potencial em Algas Verdes

Engenharia Genética – Por Dr. John Kyndt – Head-Cientista do Programa de Energia Renovável do MT-Advanced Energy Creations Lab e Dr. Aecio D’Silva, Moura Tecnologies

Engenharia Genética – Cultivando Algas Verdes

Algas verdes possuem várias características únicas que são importantes para a produção de biocombustíveis aquícolas. Por exemplo, a capacidade de acumular grandes quantidades de TAGs (triacilglicerol lipídios) para produção de biodiesel ou hidrocarbonetos para biojetfuel.

Outras espécies são capazes de produzir amplo armazenamento de amido de que pode ser usado para produção de bioetanol.

O desafio enfrentado é que as espécies de algas que crescem muito rápido e

Continue reading Engenharia Genética: O Potencial em Algas Verdes

Bio-querosene de Aviação

BioQuerosene: Empresa Americana vai Plantar 30 mil Hectares de Pinhão Manso no Brasil

BioQuerosene – Foi publicado esta semana em jornais americanos que uma empresa da Califórnia ligada a Airbus SAS anunciou que vai plantar 30 mil hectares de pinhão manso no Brasil para produzir bio-querosene de aviação a preços competitivos e até abaixo dos atuais combustíveis de aviação tradicionais usados nas aeronaves comerciais.

BioQuerosene – Plantação e Sementes de Pinhão-Manso (clique para ampliar)

Segundo foi noticiado, a empresa que tem também o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento vai produzir óleo de jatropha (pinhão manso) não refinado a um preço de venda ao redor de US $ 75-80 dólares o barril.

Continue reading BioQuerosene: Empresa Americana vai Plantar 30 mil Hectares de Pinhão Manso no Brasil

Biocombustíveis

Lixo Municipal: Abastecendo Nossos Carros?

Lixo Municipal – Em posts passados temos mostrado a importância da tecnologia que processa lixo municipal ou sólido municipal urbano como fonte ou matéria prima para produção de biocombustíveis e químicos verdes.

Lixo Municipal – Abastacendo Nossos Carros?

Com o volume de lixo municipal ou sólido municipal urbano crescendo exponencialmente a cada ano, estes sistemas representam a forma mais ambientalmente correta de lidarmos com este grande desafio dos nossos dias – o nosso tão conhecido lixo de cada dia.

Consequentemente, a tecnologia de produção e purificação de gás de síntese (syngas) tem recebido

Continue reading Lixo Municipal: Abastecendo Nossos Carros?

Algas

Bioquerosene: Revolução na Aviação Mundial

Bioquerosene de Aviação A Revolução dos Biocombustíveis na Aviação Civil e Militar

Bioquerosene: Muito antes que biocombustíveis tivessem a visibilidade e aceitação que têm hoje, temos escrito, promovido e divulgado em nossos projetos, treinamentos, cursos, palestras, seminários, livros e papers o que chamamos de revolução dos biocombustíveis.

Turbina de Jato da Lufthansa Abastecido com Bioquerosene (clique para ampliar)

Há alguns anos passados escrevemos um artigo ancora sobre este assunto que gerou repercussão na indústria com opiniões tanto favoráveis como não tão positivas. Alguns chegaram afirmar isto nunca seria uma realidade.

Lembro-me claramente quando

Continue reading Bioquerosene: Revolução na Aviação Mundial

Bio-querosene de Aviação

BioJetFuels: ASTM Aprova Oficialmente o Uso de Biocombustíveis na Aviação Comercial

Em Washington Momento Histórico, ASTM Aprovou Formalmente a Especificação de Bio Querosene para Aviação, o Bio-SPK – Abrindo Um mercado de USD $139 bilhões de dólares/ano para as Indústrias de Biocombustíveis.

Isto permitirá que a partir de agora o uso de até 50 por cento de combustível renovável hydroprocessado feito a partir de matérias-primas como pinhão manso, microalgas e camelinas possa ser usado misturado normalmente com o querosene fóssil em vôos comerciais.

A decisão publicada hoje no site da ASTM International permite que as companhias aéreas operem aviões de passageiros utilizando derivados de até 50 por cento de biocombustíveis feitos

Continue reading BioJetFuels: ASTM Aprova Oficialmente o Uso de Biocombustíveis na Aviação Comercial

Algas

BioJetFuels: Gulfstream Passa a Boeing no Primeiro Vôo Movido a Biocombustível a Cruzar O Atlântico

Executive Jet Gulfstream G450 (clique para ampliar)

A corrida pelo pionerismo no uso de bio querosene de aviação esquenta com as grandes empresas aeronáuticas lutando pela pole position no ranking de largada e campeã na chegada.

Como mostramos em artigo anterior ( BioJetFuels: Boeing 747-8F Vai Cruzar o Atlântico Usando Biocombustível) , a Boeing seria a primeira empresa a reivindicar o primeiro vôo transatlântico movido a biojetfuels.

Contudo a honra de conseguir o primeiro vôo transatlântico de um jato movido a biocombustível, que pegou muitos de surpresa, vai para a Gulfstream Aerospace Corp localizada em Savannah, Geórgia, derrotando o

Continue reading BioJetFuels: Gulfstream Passa a Boeing no Primeiro Vôo Movido a Biocombustível a Cruzar O Atlântico

AquaBusiness

BioJetFuels: Boeing 747-8F Vai Cruzar o Atlântico Usando Biocombustível

Boeing 747-8 Intercontinental (clique para ampliar)

Boeing anunciou hoje que um dos seus cargueiros 747-8 será o primeiro jato comercial a fazer um vôo transatlântico alimentado parcialmente por um combustível renovável.

De acordo com a gigante da aviação, três experientes comandantes irão pilotar o novo avião até o Paris Air Show que começa nesta segunda-feira usando uma mistura de 15 por cento de biocombustível feito a parti de camelina. O restante 85 por cento será combustível tradicional de aviação ou Jet-A querosene.

Para todos que acompanham MyBeloJardim (Você Já Ouviu Falar da Camelina sativa para Produção de Bio-Querosene de

Continue reading BioJetFuels: Boeing 747-8F Vai Cruzar o Atlântico Usando Biocombustível

Algas

AquaBusiness: Resíduos de Algas como Alimentação Animal

Colaboração: Dr. John Kyndt – Head-Cientista do Programa de Energia Renovável do MT-Advanced Energy Creations Lab e Dr. Aecio D’Silva, Moura Tecnologies

Como temos mostrado em outros artigos, as algas são produtoras importante de óleo e, portanto, um emergente recurso para a produção de combustíveis alternativos.

Na realidade, o cultivo industrial de algas como um importante setor do Aquabusiness permite a produção de vários produtos, incluindo alimentos, fertilizantes, algal-químicos, suplementos nutritivos, produtos farmacêuticos e bio-combustíveis aquícolas.

O potencial aquabusiness do cultivo de algas para obtenção de tudo que consiguimos hoje com petróleo, está cada vez mais presente no nosso dia-a-dia.

Continue reading AquaBusiness: Resíduos de Algas como Alimentação Animal

Aquicultura

Algas: Alternativa Sustentável e Renovável para Produção de Bioplásticos

Coloboração: Dr. John Kyndt – Head do Programa de Energia Renovável do Advanced Energy Creations Lab e Prof. Aecio D’Silva, Moura Tecnologies .

Grandes empresas multinacionais de refrigerantes estão gastando milhões de dólares para promover uma imagem “verde” para as suas garrafas de plástico. Veja, por exemplo, a Coca-Cola com a nova “Plant Bottle”, que contém até 30% de materiais à base de milho.

Embora estes são passos positivos na direção de uma maior sustentabilidade, é tentador perguntar se estes não são apenas estrategias de marketing. Sinceras ou não, essas soluções ainda estão longe de ser bioplásticos verdadeiramente bio baseados

Continue reading Algas: Alternativa Sustentável e Renovável para Produção de Bioplásticos

Bio-querosene de Aviação

BioJetFuels: Bio Querosene de Aviação Quebra a Barreira do Som

A Indústria Aeroespacial – Um Enorme Mercado para BioJetFuels

Perdidos em meio a acontecimentos trágicos do Japão e da agitação permanente no Oriente Médio quase que não foi percebida uma notícia histórica de um avanço significativo acontecido esta semana na tecnologia de biocombustíveis de aviação.

F-22- Abastecido com BioJetfuel de Camelina (clique para ampliar

Uma aeronave F-22 Raptor da Força Aérea dos EUA alimentado por uma mistura 50/50 de combustível JP-8 convencional à base de petróleo e biocombustível feito a partir de óleo de camelina, quebrou a barreira do som, atingindo uma velocidade de Mach 1,5 (1770 km/h)

Continue reading BioJetFuels: Bio Querosene de Aviação Quebra a Barreira do Som

AquaBioPonics

Aquabusiness – Biodiesel Aquícola: A Partir de Resíduos de Pescados

Processadora de Pescados Planejada Desenvolvida por Nosso Time para O Polo de Aquacultura de Paulo Afonso – Jatobá – Itaparica – Brasil

Tecnologias atuais de transesterificacão e gaseificação (pirolosys e plamalysis) permitem que os resíduos, fezes, restos, escórias, amparas e outras sobras de cultivo e processamento de Tilápia, Pangasius, especies amazônicas e outros tipos de peixes sejam usados como excelentes matérias primas para produção de que chamo Biocombustiveis Aquícolas tais como Biodiesel e outros tipos de biocombustíveis e derrivados.

O uso de gordura animal para produção de biodiesel não é uma tecnologia nova, entretanto a capacidade de adaptação desta

Continue reading Aquabusiness – Biodiesel Aquícola: A Partir de Resíduos de Pescados

Algas

Gases de Combustão para Cultivo de Algas: Maldição ou Bênção?

Coloboração: Dr. John Kyndt – Head do Programa de Energia Renovável do Advance Energy Creations Lab e Dr. Aecio D’Silva

Gás de Combustão (clique para ampliar)

Apenas alguns anos passados quando as algas resurgiram como um grande potencial para solução da emergente crise energética, acreditava-se que o uso de gases de combustão das centrais eléctricas ou outras indústrias seria a principal fonte de CO2 para o cultivo de algas em larga escala.

Este uso não é um conceito ruim pois esta é uma fonte barata e abundante de carbono ajudando a baixar o custo dos combustíveis derivados de algas.

Continue reading Gases de Combustão para Cultivo de Algas: Maldição ou Bênção?

Algas

Bio-Combustíveis Aquícolas Baseados em Algas: Sistemas de Tanques Abertos Versus Fotobioreatores

Coloboração: Dr. John Kyndt – Head-Cientista do Programa de Energia Renovável do Advance Energy Creations Lab e Dr. Aecio D’Silva.

O cultivo industrial de algas como um importante setor do Aquabusiness permite a produção de vários produtos, incluindo alimentos, fertilizantes, algal-químicos, suplementos nutritivos, produtos farmacêuticos e bio-combustíveis aquícolas.

Na realidade o potencial aquabusiness do cultivo de algas para obtenção de tudo que consiguimos hoje com petróleo, está cada vez mais presente no nosso dia-a-dia.

Senão vejamos: cerca de 95% de todos os produtos químicos que usamos no nosso cotidiano tem origem na petroquímica de combustíveis fósseis, e a maioria destes

Continue reading Bio-Combustíveis Aquícolas Baseados em Algas: Sistemas de Tanques Abertos Versus Fotobioreatores

Aquicultura

Pangasius: O que Fez pela Economia Vietnamita Nestes Últimos 20 Anos – Parte I

Agora que em 2010 o Brasil deve ter chegado ao valor recorde de USD $ 1 bilhão de dólares nas importações de pescados vamos ver o que a Indústria do Pangasius fez e está fazendo pela economia vietnamita nestes últimos 20 Anos.

Como as exportações ficaram ao redor de USD $200 milhões de dólares, isto significa que o Brasil, um dos países de maior potencial aquícola do planeta, deve estar importando 5 vezes mais pescados do que estar vendendo para outros países.

Como temos mostrado em posts passados, as exportações do Pangasius feitas pelo Vietnã atingiram o volume de 645

Continue reading Pangasius: O que Fez pela Economia Vietnamita Nestes Últimos 20 Anos – Parte I

Algas

Óleo de Pirólise Rápida: Matéria-Prima na Produção de BioCombustíveis e BioPlásticos

Há muitas maneiras de converter biomassa em combustíveis e produtos químicos úteis. Mas cada um tem suas vantagens e desvantagens.

Como acontece em larga escala no Brasil, leveduras e outros micro-organismos podem fermentar açúcares vegetais em bio-etanol, que por sua vez pode ser usado direto como combustível ou como aditivo da gasolina.

Contudo, quando usado como aditivo ou mistura, apenas quantidades moderadas de álcool (bio-etanol) podem ser adicionados à gasolina sem a necessidade de modificações nos motores.

Algas podem produzir bio-óleos e esta é uma opção que apresenta grandes possibilidades como temos mostrado em posts passados e artigos sobre biocombustíveis

Continue reading Óleo de Pirólise Rápida: Matéria-Prima na Produção de BioCombustíveis e BioPlásticos

Aquicultura

As Exportações Aquícolas Chinesas Atingem US $10,7 Bilhões nos 10 Primeiros Meses de 2010

(clique para ampliar)

Dados divulgados hoje mostram que as exportações chinesas aquícolas e de outros produtos aquáticos aumentaram 9,2 por cento nos primeiros 10 meses do 2010 atingindo 2,6 milhões de toneladas, enquanto as importações caíram, segundo informou o Ministério da Agricultura da nação asiática.

O valor das exportações, incluindo a tilápia, mariscos, pérolas e outros produtos aquáticos, incrementou em 26 % atingindo um recorde de US $ 10,7 bilhões, superando as importações em US $ 5,3 bilhões, informou o ministério. As importações caíram 0,7 por cento.

As exportações de produtos aquáticos para os maiores compradores da China –

Continue reading As Exportações Aquícolas Chinesas Atingem US $10,7 Bilhões nos 10 Primeiros Meses de 2010

Algas

Gaseificação de Algas na Produção de BioCombustíveis Aquícolas

Coloboração: Dr. John Kyndt – Head-Cientista do Programa de Energia Renovável do Advance Energy Creations Lab and Dr. Aecio D’Silva.

Plasma Gaseificador (clique para ampliar)

Como as previsões atuais estebelecidas e como acontece em diversos outros setores da economia mundial, a produção de algas para biocombustíveis aquícolas, só vai ser rentável se houver uma utilização econômica para os subprodutos gerados.

Várias alternativas têm sido sugeridos: desde direto uso como suplementação ou alimentação animal até fermentação em etanol.

Nenhum destas opções foram realizados em grande escala e em alguns casos, questões tecnológicas, ambientais e regulatórias poderiam colocar barreiras

Continue reading Gaseificação de Algas na Produção de BioCombustíveis Aquícolas

Bio-Etanol

Brasil Premiado: Anunciado Mandatório Volume de Biocombustíveis para os USA em 2011

Combustíveis Renováveis (clique para ampliar)

Anunciada os volumes de mistura mandatória de biocombustíveis nos USA para 2011, uma gigante oportunidade comercial de exportação para o Brasil.

A nação Brasileira pode agora se firmar cada vez mais como umas das maiores potencias mundiais em combustíveis avançados e, é claro, faturar US $bilhões.

Isto tudo decorrência do anúncio feito pela agência de Proteção Ambiental americana (EPA) no qual apresentou oficialmente as normas para 2011 das porcentagens de mistura para as quatro categorias de combustíveis no âmbito da programa Padrão de Combustíveis Renováveis da agência, conhecido como RFS2.

Em julho, a EPA

Continue reading Brasil Premiado: Anunciado Mandatório Volume de Biocombustíveis para os USA em 2011

Biocombustíveis

Energia Alternativa Versus as Descobertas de Super Campos Petrolíferos

Anúncios de descobertas de novos super campos de petróleo no Brasil, Ásia Central e em outras partes do mundo têm chamado a atenção dos nossos leitores e leitoras sobre as implicações que estas novas reservas poderiam causar à indústria dos biocombustíveis.

Plantaforma de Exploração de Petróleo Offshore (clique para ampliar)

A questão que estão levantando é se estas descobertas não vão parar ou pelo menos diminuir a corrida por energia alternativa que tantos especialistas no mundo todo e particularmente nós aqui do MyBeloJardim defendemos com tanta força.

Em nossa opinião a corrida para criar aditivos, derivados e substitutos

Continue reading Energia Alternativa Versus as Descobertas de Super Campos Petrolíferos

Biocombustíveis

Células De Combustível Alimentadas a Biodiesel Podem Ser o Futuro Dos Veículos Elétricos

O debate sobre a célula a combustível de hidrogênio versus bateria do veículo elétrico (BEV) como fontes de energia continua provocando faíscas e discussões acaloradas e muitas partes do mundo. Empresas e laboratórios de pesquisas estão investindo pesado nestas tecnologias.

Células De Combustível Alimentadas à Biodiesel (clique para ampliar)

Muitos que visitam nosso site pela primeira vez percebem o volume de informação que o MyBelojardim disponibiliza aos nosso leitores e leitoras.

Eles e elas têm notado que temos escrito sobre células de combustível e carros elétricos separadamente. Porém agora vamos falar sobre as duas juntas num mesmo equipamento.

Uma

Continue reading Células De Combustível Alimentadas a Biodiesel Podem Ser o Futuro Dos Veículos Elétricos

BioCombustíveis Aquícolas

Nano-Biocombustível Baseado na Proteína GFP das Medusas (Água Viva)

Aequorea victoria (clique para ampliar)

A bioluminescência é um fenômeno que é visto em toda a natureza. Vagalumes usam uma proteína chamada luciferase para gerar luz nas noites de verão, o que lhes permite enviar sinais uns aos outros que são cruciais para seu acasalamento.

Existe um tipo de coral que emite luz vermelha, produzida por uma proteína fluorescente vermelha, chamada DsRed. Por outro lado, existem medusas que flutuam nos eceanos, como obras de arte, que emitem luz verde produzida por uma proteína verde fluorescente , mais conhecida como GFP.

No mar, a GFP se manifesta como uma maravilha

Continue reading Nano-Biocombustível Baseado na Proteína GFP das Medusas (Água Viva)

Algas

Ford Motor Company Entra na Corrida dos Biocombustíveis Aquícolas Baseados em Algas

(clique para ampliar)

Embora muitos afirmem que algas estão uma decada ou mais para se tornarem realidade no mundo de biocombustíveis, contudo estas previsões não têm impedido que as microalgas tenham despertado um grande interesse na indústria de energia renovável devido as suas potencialidades de produzir biocombustíveis aquícolas para uso em veículos automotores.

Os grandes atrativos são que as algas são verdes, em todos os sentidos da palavra, crescem rapidamente e muita gente está investindo fundo nesta fonte de energia renovável.

Agora É a Vez da Ford Correr Atrás das Algas

Ford anunciou esta semana que está entrando na

Continue reading Ford Motor Company Entra na Corrida dos Biocombustíveis Aquícolas Baseados em Algas