Algas

Aprovada nos USA Uma Nova Lei de Fomento de Biocombustível Aquícola Baseado em Algas

Algas como fonte de Green-Bio-Combustíveis Aquícolas (clique para ampliar)

Esta semana em Washington-US aconteceu um fato histórico para a indústria de Biocombustíveis Aquícolas baseada em algas, a Camara de Deputados (US House of Representatives) dos EUA aprovou a HR 4168, a Lei de Fomento de Combustível Renovável Baseado em Algas, que vai dar um impulso imenso a produção de biocombustíveis aquícolas na Terra do Tio Sam.

O projeto, entre outras coisas, vai dar paridade de impostos a biocombustíveis aquícolas à base de algas semelhantes aos existentes para biocombustíveis celulósicos.

Ou seja, entre outros estímulos,  um  crédito fiscal de produção de US $ 1,01 por galão (3,75 litros) e um bônus de depreciação de 50 por cento das propriedades das usinas de biocombustível aquícola.

Deste modo,  a partir de agora uma nova era se abre às centenas de empresas, cientistas, empresários e órganizações privadas e governamentais que trabalham nos Estados Unidos para acelerar o desenvolvimento de combustíveis à base de algas, que sem nenhuma dúvida vai criar empregos, gerar prosperidade, diminuir emissões e reduzir a dependência estadunidense em combustíveis fósseis importados.

Embora subsíduos sejam uma faca de dois gumes se permanecerem indefinitavamente, este é um passo inicial importante para que uma nascente indústria possa estabalecer seus fundamentos e criar seu próprio caminho daqui por diante.

Área Necessárias Requeridas por Milho (verde claro) e Algas (verde escuro) para Suprir as Necessidades de Combustíveis de Transporte nos USA (clique para ampliar)

Como mostramos em outros posts, Algas são consideradas uma das mais promissoras fontes de energia renovável em todo mundo. Atualmente, empresas em muitos países estão investindo imensas somas de recursos na pesquisa do melhoramento genético, produção em grande escala e industrialização de algas.

Em outras palavras, o mundo desenvolvido está acreditando fundo no potencial de algas de ser e fazer a diferença no futuro dos biocombustívies. 

Muitos na indústria de Biocombustíveis confiam plenamente que algas irão desempenhar um papel vital para complementar e até substituir a era do petróleo.

Afinal, o óleo fóssil é nada menos do que as algas que foram submetidos a um longo período de transformação química submetido à elevadas temperaturas e pressões. As algas são a matéria-prima usada pela natureza para produzir o óleo bruto fóssil. Consequentemente, não existe melhor produto que o verde das nossas águas para produzir biocombustíveis aquícolas.

É esperado que outros países como Brasil, Portugal, Espanha e muitos outros possam seguir o exemplo e criem legislação que dêem condições semelhantes as nascentes indústrias de biocombustíveis aquícolas em seus territórios.  É o que esperamos e almejamos.

Artigos relacionados com Biocombustíveis:

Comments are closed.