Bio-querosene de Aviação

TAM Vai Fazer o Primeiro Vôo na América Latina Usando Biocombustíveis a Base de Pinhão-Manso

ALTA Anuncia Vôo Pioneiro de Biocombustíveis a Base de Pinhão-Manso pela  TAM

ALTA (América Latina e Caribe Air Transport Association) anunciou ontem que a TAM vai operar o primeiro vôo demonstrativo na América Latina usando biocombustíveis no segundo semestre de 2010, usando um A320 parcialmente alimentado com combustível derivado de pinhão-manso.

O vôo será realizado em conjunto com a Airbus e a CFM International. A aeronave da TAM  utilizará biocombustível derrivado de óleo de Jatrofa refinado pela Honeywell UOP.

De acordo com ALTA, a TAM adquiriu sementes de jatrofa de todo o Brasil através da Assoc brasileira. Produtores de Pinhão Manso e repassará as sementes à UOP.

O CEO da TAM, Líbano Barroso, afirmou que “Temos de colocar nossos melhores esforços para usar matérias-primas brasileiras para a produção de biocombustível, com significativos ganhos econômicos e sociais. Como fonte de bioquerosene de aviação, a biomassa de Jatropha é 100% nacional, resultando de projetos agrícolas familiares e grandes fazendas no interior do Brasil. ”

ALTA acrescentou que “considerando os recursos naturais e condições climáticas favoráveis do Brasil, uma grande quantidade de pastagens degradadas pode ser recuperada com o uso de Pinhão-Manso.”

Para ser capaz de atingir uma escala comercial, as estimativas mostram que seria necessário  expandir a superfície cultivada por cerca de um milhão de hectares, suficiente para atender cerca de 20% do consumo interno.  Isto não é nada. Como afirmamos antes, 10 fazendas no Centro-Oeste ou Nordeste do Brasil usando terras não competitivas de alimentos poderiam atingir esta área sem dificuldades.

Como afirmamos antes, estudos  efetuados em Universidades Americanas demonstraram que os biocombustíveis de aviação feitos a partir da Jatrofa podem alcançar uma redução das emissões de gases com efeito de estufa entre 65% -80% em relação ao querosene de aviação derivado do petróleo.

Nossa Jornada pró-Energia Renovável

Todos que vêm acompanhando nossos trabalhos, sites, universidades onlines, conferências, cursos, pesquisas e projetos  sabem das nossas ações sistêmicas visando continuadamente gerar opções viáveis para sairmos desta atual dependência ao Petróleo fóssil.

Nosso grupo de cientistas e pesquisadores estão na linha de frente mundial na produção de tecnologias de ponta para o desenvolvimento de energia renovável e produção integrada de alimentos orgânicos.

Sabemos que o mundo está precisando de líderes de visão que tenham coragem de mudar, transformar e inovar com ética, compromisso e determinação.

Deste modo, a decisão da TAM de testar bio-combustíveis este ano, mas precisamente bio-querosene de aviação derivados de Jatropha produzindo por pequenos agricultores do Brasil, é um marco histórico para a América Latina e mais um passo importante na consolidação de fontes alternativas de Energia a nível mundial.

Artigos relacionados sobre Biocombustíveis:

Comments are closed.