Bio-Refinarias

Tecnologia de Ponta: Bio-Combustíveis a Partir de Energia Solar, CO2 e Água e Foto-Sintéticos Organismos

Combustível Líquido Vindo do Sol

Tecnologia de Ponta: Combustível Líquido Vindo do Sol

Empresas e laboratórios americanos desenvolveram uma nova e desafiante tecnologia para produção de bio-combústivies chamada “Combustível Líquido Vindo do Sol – CLVC”.

É uma conversão direta de energia solar (usando convertedores solares), CO2 e água em combustíveis renováveis, utilizando micro-organismos.

Isto tudo sem a necessidade de produção de uma biomassa intermediária como acontece com a cana-de-açúcar que é uma biomassa intermediária para produzir o etanol ou álcool combustível.

O processo usa a combinação energia solar, água e CO2 processados por  high-tech re-engenheirados  foto- sintéticos micro-organismos.

Estes organismos  são geneticamente modificados ou projetados para secretar diretamente etanol, diesel ou outros produtos.

Como resultado, os bio-combustíveis são produzidos continudamentes a partir de luz solar e   CO2 (reciclando os poluentes de fábricas) em uma única e contínua etapa  sem dependência de recursos naturais preciosos.

É a mistura de  engenharia genética avançada, bioprocessamento e engenharia de hardware para formar uma solução integrada, comercial-pronta em larga escala sem precedentes apresentando índices altos de produtividade.

Inovação: Bio-Combustíveis Diretos Sem Biomassas Intermediárias

Conversão Direta da Energia Solar (convertedores solares), CO2 e água em Combustíveis Renováveis, Utilizando Micro-Organismos.

Conversão Direta da Energia Solar (convertedores solares), CO2 e água em Combustíveis Renováveis, Utilizando Micro-Organismos

No entanto, ao contrário de outras tecnologias de combustíveis e derivados usadas em algas, cana-de-açúcar, soja, milho, pinhão-manso e outras biomassas intermediárias , o processo CLVC não produz biomassa, não requer matérias-primas agrícolas e minimiza o uso da terra e da água. Isto é, produz o produto diretamente sem precisar de longas extrações e demorados processos de refinamento.

A descoberta desta tecnlogia, dominada atualmente por pouquíssimos laboratórios de high-tech, só foi possível graças à descoberta de genes especiais que codificam os mecanismos enzimáticos únicos que permitem a síntese direta de ambas as moléculas de alcanos e olefinas – na composição química do óleo diesel. A produção foi alcançada em escala laboratorial. Projetos piloto  vão entrar em operação no início de 2011.

Organismos Re-engenheirados para Secretar Moléculas de Hidrocarbonetos

Como os organismos re-engenheirados estão sendo projetados diretamente para secretar moléculas de hidrocarbonetos, o processo evitará processos dispendiosos como a colheita e transporte de biomassa em grande escala, a degradação da alta intensidade energética e o adicional refinamento.

Além disso, o processo requer apenas terras marginais, não usadas para agricultura e produção de alimentos  e não usa água potável.

Principaiis Vantagens da CLVC na Produção Direta de Bio-Combustívies

  • Uso de Energia Solar como fonte básica de todo o processo;
    Eliminação de despendiosas etapas tais como fermentação, remoção da biomassa em larga escala e refinação e outros adicionais processos;
  • Capacidade de atingir até 10x mais eficiencia de uso da terra versus os métodos atuais derivados de biomassa sem a necessidade de terras agrícolas ou água limpa.
  • Eliminação dos requisitos de matéria-prima da matéria-prima removendo um componente caro que pode ser sujeito a flutuações significativas no preço e disponibilidade.
  • Disponibilização de um alto rendimento energético líquido por ser  altamente modular e escalável e fornecer uma plataforma tecnológica capaz de fazer vários green produtos.

Atualmente esta tecnologia está nas mãos de poucas empresas.  Outros grupos estão trabalhando em uma diferente via que deve atingir os mesmo resultados. Estamos estimando que o processo deva ser testado em laborátorios em um futuro próximo.

Espera-se que esta nova tecnologia venha realmente revolucionar toda a concepção do que hoje se usa para produzir bio-combustíveis em escala industrial.

Artigos relacionados sobre Biocombustíveis:

Comments are closed.