Tilápia e Pangasius: Importações Continuam Crescendo nos EUA

Tilápia – As importações de Pangasius e Tilápia para os Estados Unidos estão Crescendo Ano a Ano, segundo Dados da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica  (NOAA) Divulgados esta Semana.

A NOAA anunciou que 10.654 toneladas de Pangasius foram importadas em agosto de 2012, comparando com 8.255 toneladas ao mesmo mês do ano passado, um aumento de 29%.

No caso de Tilápia, as importações para os EUA em agosto de 2012 foram de 16.669 toneladas, um aumento de 46% quando comparado com as 11.400 toneladas de agosto de 2012.

Comparando os dados anuais, as importações de Pangasius entre Janeiro e agosto de 2011 atingiram 53.954 toneladas, e durante o mesmo período em 2012 foram importadas 72.342 toneladas, um aumento de 34% no ano.

Tilápia, segue similar tendencia, tendo um avanço considerável, aumentando em 34%, passando de 91.152 toneladas entre Janeiro e agosto de 2011 para 122.464 toneladas durante o mesmo período em 2012.

Isto indica que apesar da crise mundial, o mercado importador de Pangasius e Tilápia nos Estados Unidos continua forte e aumentando a cada ano.

Tilápia – O Brasil Continua Perdendo Esta Oportunidade de Ouro

Tilapia - Tortilha-Crusted-Tilapia Importada pelos EUA
Tilapia – Tortilha-Crusted-Tilapia Importada pelos EUA

O Brasil aqui ao lado continua perdendo esta oportunidade de entrar para valer neste imenso mercado competindo não com a Tilápia de baixa qualidade chinesa, mas com produtos de valor agregado que estão aparecendo e explodindo nas vendas a cada dia junto aos estadunidenses.

Porém ao invés de criar condições para o desenvolvimento de uma indústria aquícola solida, o Brasil cede a outros interesses importando de Janeiro a Setembro de 2012 perto de US $1 bilhão de dólares em pescados.

Temos tudo para virar este jogo.  O Brasil tem projetos vitoriosos e modelos de sucesso como os  projetos comunitários do Padre Antônio Miglio e Srta. Ivone Lisboa  e Empresariais do Eng. Elias Alves Cordeiros da Pescanova e dezenas de outros.

Para todos que conhecem, contribuírem e continuam lutando pela aquicultura brasileira é inconcebível ver tanta inercia e desconsideração com o que é o maior potencial aquícola do planeta. É o setor deitado eternamente em berço esplendido e caminhando as passos de tartaruga no meio de tanta barreiras e dificuldades.

Enquanto isto, outros países corretamente criam milhões de empregos para seus setores aquícolas estimulando a produção, consumo interno e exportação de pescados. Somente no Vietnã mais de 1,2 milhões de pessoas são empregadas pela aquicultura do Pangasius.

Isto é, não estimulando a aquicultura como devia, o Brasil fica transferindo riquezas, empregos e prosperidades para outros países, quando tudo poderia ficar na nação ajudando os pequenos produtores rurais. Não dar para entender mesmo!!!

Links Relacionados:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *