Pangasius

Pangasius Vietnamita Taxado nos EUA com Medidas Antidumping

Pangasius – Mais um capitulo da guerra entre produtores de bagre (catfish) americanos e a indústria de pangasius no Vietnã aconteceu a semana passada em benéficio dos aquicultores americanos.

Pangasius – EUA Vai Taxar Pangasius Exportado do Vietnã (crédito: Vasep)

Houve uma reviravolta em favor dos aquicultores do Mississípi e de outros estados americanos após uma vitória estratégica com a decisão do Departamento de Comércio dos EUA de taxar os filés de pangasius congelados exportado do país asiático.

A decisão do Departamento de Comércio dos EUA foi uma guinada de 180 graus depois de recusar

Continue reading Pangasius Vietnamita Taxado nos EUA com Medidas Antidumping

Pangasius

Tilápia e Pangasius: Importações Continuam Crescendo nos EUA

Tilápia – As importações de Pangasius e Tilápia para os Estados Unidos estão Crescendo Ano a Ano, segundo Dados da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) Divulgados esta Semana.

A NOAA anunciou que 10.654 toneladas de Pangasius foram importadas em agosto de 2012, comparando com 8.255 toneladas ao mesmo mês do ano passado, um aumento de 29%.

No caso de Tilápia, as importações para os EUA em agosto de 2012 foram de 16.669 toneladas, um aumento de 46% quando comparado com as 11.400 toneladas de agosto de 2012.

Comparando os dados anuais, as importações

Continue reading Tilápia e Pangasius: Importações Continuam Crescendo nos EUA

Pangasius

Pangasius: O Que Tem o Panga de Tão Especial?

Pangasius – O que era uma indústria pequena, inexpresiva e sem nenhuma ou zero presença internacional, a aquicultura do Panga no Vietnã é hoje uma $Bilionária Atividade e o Nono Peixe Mais Consumido nos EUA. Enquanto isto o Brasil com o maior potencial aquícola do Mundo vive Importando US $Bilhões anualmente em Pescados inclusive o Panga do longínquo Vietnã. Como Explicar Tamanha e Gritante Disparidade?

Pangasius – Postas e Filés de Panga

As exportações do Pangasius atingiram US $ 1,6 bilhões dólares em 2011, um aumento astronômico quando comparado com quase inexistência em 1990, tão somente 22

Continue reading Pangasius: O Que Tem o Panga de Tão Especial?

Aquicultura

Pangasius: O Mundo Indaga – Panga Um Veneno Barato ou Substituto Aceitável?

Pangasius – Nosso intento em tudo que escrevemos sobre o Panga é mostrar ao Brasil e a outros países com imenso potencial aquícola adormecido como uma atividade piscícola corretamente estimulada pode trazer enpregos, renda e prosperidade para toda uma área, regiao ou mesmo nação. O Brasil não pode continuar sendo laterninha quando pode estar na pole-position da aquicultura mundial.

Hoje em dia não há quem fique no meio muro quando a questão é o famigerado ou adorado Pangasius (Pangasius hypophthalmus). De que lado você está?

É só verificar os comentários que

Continue reading Pangasius: O Mundo Indaga – Panga Um Veneno Barato ou Substituto Aceitável?

Aquicultura

Pangasius: Gato por Lebre, ou Melhor Panga por Garoupa – Já Entrou Nesta Gelada?

Pangasius – Notícias divulgadas recentemente nos jornais dos EUA dizem que consumidores de países árabes e alguns latinos americanos (não citaram o Brasil) vêm sendo rotineiramente enganados por alguns hotéis, supermercados e restaurantes que rotulam falsamente Pangasius por peixe caro capturados nos mares.

Pangasius-vs-Garoupa – Dar para Distinguir Quem é Quem?

Os mais comuns são as diferentes espécies de serranídeos (garoupas, badejos, meros e chernes), principalmente a garoupa laranja pintada (Epinephelus coioides) substituídas pelo famoso Panga.

Outras práticas enganosos praticadas por alguns fornecedores é a injeção no peixe de produtos químicos que permitem que

Continue reading Pangasius: Gato por Lebre, ou Melhor Panga por Garoupa – Já Entrou Nesta Gelada?

AquaBioPonics

Tilápia – O Peixe da Multiplicação e de Todos Nós

Tilápia – O peixe da multiplicação e uma das mais importantes indústrias piscícolas do nosso planeta continua caindo de cheio nas graças e corações dos consumidores em todo o mundo.

Originada da África e Oriente Médio (Rios Nilo, Jordão e Mar da Galiléia), Tilápia, principalmente Tilápia Nilótica (Oreochromis niloticus (Linnaeus, 1758)), é um das mais cultivadas espécies de água tropicais em todo o mundo. Tilápia foi um dos primeiros peixes cultivados no nosso planeta.

Senhorita Ivone com Tilápia Cultivada na Associação de Jovens Criadores de Peixes em Tanques Rede de Jatobá Pernambuco-Brasil com uma Tilápia de

Continue reading Tilápia – O Peixe da Multiplicação e de Todos Nós

Aquicultura

Pangasius: Exportações Vietnamitas Podem Atingir US $1,6 Bilhões em 2011

Pangasius – Enquanto o Brasil deve Importar US $1,2 bilhões de dólares de pescados em 2011, o pequeno Vietnã deve Exportar US $6,0 Bilhões, Sendo US $1,6 Bilhões somente de uma única espécie, o Panga

Pangasius vs o Catfish Americano – Nos últimos anos, as áreas aquícolas dedicadas ao cultivo de catfish nos EUA continuaram diminuindo. Muitos aquicultores americanos estão abandonando a produção desta espécie de bagre devido a queda da rentabilidade causada pelo altos preços de ração e principalmente pela concorrência intensa do Pangasius vietnamita.

Pangasius – Processadora Operando 24 horas/dia (clique para ampliar)

Pangasius: Exportações Vietnamitas Podem Atingir US $1,6 Bilhões em 2011

Aquicultura

Pangasius: Importações Brasileiras Aumentam 143% em 2011

Pangasius – De Janeiro a Setembro de 2011 as exportações Vietnamitas do Panga para o Brasil aumentaram 143% em valor comparadas com o mesmo período de 2010.

Pangasius – Temos recebido um número muito grande de e-mails e comentários tanto elogiando como maldizendo o famoso Panga vietnamita. Este peixe-bagre está causando uma revolução no setor aquícola mundial.

Pangasius – A Saga Continua

Contudo, apesar de todas as opiniões contrárias, o aquabusiness do Panga continua mostrando o imenso potencial da aquacultura para criar empregos, rendas e trazer prosperidade para os produtores rurais.

A saga

Continue reading Pangasius: Importações Brasileiras Aumentam 143% em 2011

Aquicultura

Aquabusiness-Aquicultura: Única Opção para Atender a Crescente Demanda Mundial de Pescados

Senhorita Ivone com Tilápia Cultivada na Associação de Jovens Criadores de Peixes em Tanques Rede de Jatobá Pernambuco-Brasil

Se você comeu peixe no almoço ou jantar ontem, há uma chance de 50% que você tenha consumido peixe criado em fazendas aquícolas.

Aquabusiness em forma de Aquicultura ou o cultivo de peixes e outras espécies aquáticas sob condições controladas – é o setor de maior crescimento da produção de alimentos de origem animal e agora responde por metade dos peixes consumidos no mundo.

Segundo a Organização de Alimentos e Agricultura (FAO) das Nações Unidas, a indústria de criação de peixes

Continue reading Aquabusiness-Aquicultura: Única Opção para Atender a Crescente Demanda Mundial de Pescados

Aquicultura

Tilápia e Pangasius: Quarto e Nono Pescados Mais Consumidos nos EUA

Tilápia e Pangasius continuam com suas constantes ascensões no mercado de pescados nos Estados Unidos. Antes espécies totalmente desconhecidas da população em geral, hoje são estrelas brilhantes no céus do consumo de pescados americano.

Tilápia – O Peixe da Multiplicação, de São Pedro e dos Americanos

Os estadunidenses consumiram mais 20 porcento de tilápia em 2010 do que eles fizeram em 2009, impulsionando-a do quinta posição para o número quatro com o maior ganho individual do consumo segundo lista dos Top 10 Pescados divulgada esta semana pelo National Fisheries Institute (NFI) dos EUA.

Tilápia-Pangasius

Continue reading Tilápia e Pangasius: Quarto e Nono Pescados Mais Consumidos nos EUA

Aquicultura

Pangasius: Importações dos EUA Atingem Novo Recorde

Pangasius: Importações dos EUA Passam dos 7,3 milhões de Quilos em Maio deste Ano

Pangasius – Os EUA importaram quantidades recordes de pangasius em maio de 2011. O aumento das importações neste ano coincidiu com uma grande caída na produção de catfish americano no delta do Mississípi.

Pangasius – Estocagem Inicial e Produtividade em Tanques Rede – Viveiros e Cercados-Viveiro

Importações de Pangasius passaram dos 7,3 milhões de quilos, um aumento de 23%sobre o mês anterior e 75% maior do que no mesmo período do ano passado. É o maior aumento mensal já registrado de acordo com dados do

Continue reading Pangasius: Importações dos EUA Atingem Novo Recorde

Aquicultura

Pangasius: Alevinos, Fator Chave na Aquicultura do Bagre Asiático

Pangasius: Alevinos de Alta Qualidade – Um Elemento Decisivo no Sucesso da Indústria Aquícola

Pangasius: Como a acontece com qualquer outra atividade aquícola, o suprimento sustentável de alevinos (sementes) de alta qualidade é um fator preponderante no sucesso do cultivo do Pangasius no Vietnã como das espécies nativas no Brasil (tambaqui, pirarucu, pintado…)

Reprodução Induzida do Pangasius

Pangasius, como temos mostrado no MyBeloJardim.com é um dos itens-chave de exportação da indústria de pescados do Vietnã.

Nestes últimos anos, o delta do rio Mekong produziu entre 1,2-1.4 milhões de toneladas de Pangasius anualmente.

Continue reading Pangasius: Alevinos, Fator Chave na Aquicultura do Bagre Asiático

AquaBioPonics

Importações de Pescados Aumentam 495% entre 2003 e 2010

Importações de Pescados: Brasil Continua Batendo Recordes de Importações de Pescados na Década e em 2011

Importações de Pescados: O Brasil, com este imenso potencial aquícola como temos mostrado aqui (Por que o Brasil não é uma Potencia Mundial em Aquicultura?), importou 175.555 toneladas de pescados no valor de USD $655 milhões de dólares nos seis primeiros meses de 2011 – aumento de 34,5 por cento em valor e 33,3 por cento em volume em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da SECEX/MDIC e Aliceweb.

Enquanto a produção continua estagnada nestes últimos anos, os valores das importações

Continue reading Importações de Pescados Aumentam 495% entre 2003 e 2010

Aquicultura

Pangasius: Bebida Enlatada nos Estilos de Coca e Pepsi

Lançada No Mercado Asiático Bebida Energética á Base de Colágeno Extraído das Amparas de Filetagem do Pangasius

Bebida Energética à Base de Colágeno de Pangasius (clique para ampliar)

Uma fábrica de enlatamento de bebidas energéticas a base de colágeno extraído das amparas de filetagem dos cortes de Pangasius entrou em operação no final de maio deste ano no Vietnã

Dois tipos de refrigerantes são produzidos com sabores de frutas – kiwi e cereja – em latas de alumínio de 1 litro em cores chamativas, similares as utilizados para a Coca Cola ou Pepsi.

Pangasius: Bebida Enlatada nos Estilos de Coca e Pepsi

Aquicultura

Pangasius: Fazendas e Processadoras no Vietnã

Vídeo sobre a Indústira do Pangasius no Vietnã. O idioma parece que é Estoniano, mas as imagens são muito boas.

 

AquaBusiness

Pangasius: Processadoras Comandam Tudo e o Resto na Indústria Aquícola Vietnamita

Processadora de Pangasius

Com o Brasil indo firme na direção de importar este ano o recorde de mais de USD $1.5 bilhões de dólares de pescado (se continuar no mesmo rítmo dos primeiros 5 meses de 2011), e o Pangasius trazido do distante Vietnã passando a ser um componente cada vez mais importante neste números, é bom ficar por dentro do que está acontecendo com Panga no outro lado do mundo.

Oposta à Indústria Catfish nos EUA e as indústrias do salmão na Noruega e Chile que são hoje comandadas por grandes produtores de ração e megas fazendas, a

Continue reading Pangasius: Processadoras Comandam Tudo e o Resto na Indústria Aquícola Vietnamita

AquaBusiness

AquaBusiness: O Vietnã Planeja Exportar US $ 3,6 bilhões de Dólares de Pangasius em 2020

Em artigo recente, mostramos aqui, que o Brasil importou nos quatro primeiros meses de 2011 de vários países inclusive da China e do Vietnã, 128.370 toneladas de pescados no valor de USD 490 milhões de dólares – aumento de 31,5 por cento em volume e 38,1 por cento em valor em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da SECEX/MDIC.

Pangasius Cultivado em Tanque-Rede no Vietnã (clique para ampliar)

Enquanto isto, O Vietnã exportou nos cinco primeiros meses de 2011 o montante de 600 milhões de dólares somente de Pangasius, ou um aumento de 30 porcento comparado

Continue reading AquaBusiness: O Vietnã Planeja Exportar US $ 3,6 bilhões de Dólares de Pangasius em 2020

Aquicultura

Brasil: Importações de Pescado Já Chegam a Cerca de Meio Bilhão de Dólares de Janeiro a Abril de 2011

Filé de Pangasius – Um dos Pescados Importados pelo Brasil

O Brasil, com este imenso potencial aquícola como veremos adiante, importou 128.370 toneladas de pescados no valor de USD 490 milhões de dólares nos quatro primeiros meses de 2011 – aumento de 31,5 por cento em volume e 38,1 por cento em valor em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da SECEX/MDIC.

Se o Brasil continuar importando nesta média mensal, pode chegar no final de 2011 com um volume de importações jamais atingido antes, acima de USD $1,5 (um e meio) bilhões de dólares.

Como temos

Continue reading Brasil: Importações de Pescado Já Chegam a Cerca de Meio Bilhão de Dólares de Janeiro a Abril de 2011

Aquicultura

Tambaqui, Tilápia e Pangasius Ganham Top Prêmios na International European Seafood Exposition

 

Costelas de Tambaqui da Empresa Halieutis da França

O produto de valor agregado “Costelas de Tambaqui” da empresa Halieutis da França ganhou um dos sete cobiçados troféus de destaque na competição do Prêmio de Elite Seafood 2011 na International European Seafood Exposition, em Bruxelas, na noite passada.

O prêmio foi na categoria Melhor Produto Foodservice. O tambaqui cultivado no Brasil, que tanto divulgamos no MyBeloJardim, entra assim como uma nova e promissora espécie para o mercado europeu.

A estrutura do peixe permite que uma porção de costela fique semelhante em forma e apresentação as costelas de porco. Halieutis

Continue reading Tambaqui, Tilápia e Pangasius Ganham Top Prêmios na International European Seafood Exposition

AquaBioPonics

Pangasius: Crescendo, Expandindo e Abafando no Mercado Americano

O Aquabusiness do Pangasius no Vietnã continua expandindo apesar dos desafios de aumento de custo de insumos e movimentos internacionais contra o bagre asiático. Contudo, o Panga continua sendo um exemplo vivo de como a aquicultura pode ser uma aliada valiosa na geração de renda, empregos e prosperidade para os pequenos produtores de pescado.

Colhendo Pangasius (clique para ampliar)

Senão vejamos. O Vietnã exportou 153.062 toneladas de bagres tra (Pangasius) no valor de USD 376,4 milhões de dólares nos três primeiros meses de 2011 – aumento de 5,2 por cento em volume e 21,6 por cento em valor em

Continue reading Pangasius: Crescendo, Expandindo e Abafando no Mercado Americano

AquaBioPonics

Indonésia: Outro País Asiático Promovendo A-Todo-Vapor Aquicultura de Pangasius e Tilápia

A despeito de desafios imensos a ser vencidos, a Indonésia e outros países asiáticos estão promovendo agressivos programas de aquicultura visando os mercados internos e de exportações.

Tanques-Rede de uma Fazenda de Tilápia na Indonésia (clique para ampliar)

Novamente, Indonésia é outro país que mostra ao Brasil como a aquicultura pode ser um instrumento importante na criação de empregos, dinamização de economias regionais e aumento da oferta de pescados para toda a população.

Como pode ser visto nos relatórios mensais de importações de pescado, o Brasil com todo este potencial aquícola importou no ano passado mais de 1 bilhão

Continue reading Indonésia: Outro País Asiático Promovendo A-Todo-Vapor Aquicultura de Pangasius e Tilápia

Aquicultura

Filé de Pangasius Chegou e Abafou nos Restaurantes Americanos

Processadora de Pangasius (clique para ampliar)

Em 2011 a região do Delta do Mekong no Vietnã planeja exportar entre 600,000 a 650,000 toneladas de Pangasius estimadas em US $ 1,55 bilhões de dólares.

Isto é, US $150 milhões de dólares a mais do que foi exportado em 2010.

Para atingir estes números um adicional de 6,000-6,300 hectares da superfície da água no delta do Mekong, principalmente em Dong Thap, An Giang, Ben Tre e Can Tho City, serão dedicados a produção de Panga visando atingir uma volume total de 1,3 milhões de toneladas de Pangasius.

Estes números vão fazer

Continue reading Filé de Pangasius Chegou e Abafou nos Restaurantes Americanos

AquaBusiness

2010: Brasil Importa US $1 Bilhão em Pescados – Enquanto Vietnã Exporta US $1,4 Bilhões Somente com Pangasius

Primeira Despeca da Primeira Associação de Tanques Redes do Padre Antonio e Ivone no Lago Moxotó-Chesf em Jatoba-PE-BRA – Hoje já São 9 Associações

O Brasil importou um recorde jamais visto de mais de $ 1 bilhão de dólares em peixes, crustáceos, moluscos, etc e suas preparações no ano passado.

Precisamento foi USD $1.001.432.125 ( 1 bilhão, 1 milhão, quatrocentos e trinta e dois mil e cento e vinte e cinco dólares) comparados com USD $714.980.714 importados em 2009.

Enquanto isto, as exportações do Pangasius feitas pelo Vietnã atingiram um volume de 645 mil toneladas ou US $ 1,4

Continue reading 2010: Brasil Importa US $1 Bilhão em Pescados – Enquanto Vietnã Exporta US $1,4 Bilhões Somente com Pangasius

Aquicultura

Honduras: Maior Produtor Mundial de Filés de Tilápia Fresca em 2010

Cultivo de Tilápia em Tanques-Redes em Honduras (clique para ampliar)

Honduras é mais um exemplo para o mundo de como a aquicultura privada com o suporte e apoio do setor público pode ser um instrumento importante para trazer prosperidade, desenvolvimento sustentável e gerar empregos e riquesas para os produtores rurais.

A indústria aquícola deste pais está contribuindo extrategicamente para a economia da nação criando e mantendo mais de 7,500 estáveis empregos diretos e indiretos e faturando USD $milhões em divisas.

Honduras em 2010 exportou, somente para os Estados Unidos, USD $50 milhões de dólares ou 7.484 toneladas de filé

Continue reading Honduras: Maior Produtor Mundial de Filés de Tilápia Fresca em 2010

Aquicultura

Aquicultura: Uma Atividade Cada Vez Mais Ambientalmente Sustentável

Padre Antonio Mugilo Entre os Tanques-Redes da Primeira Associação de Piscicultores de Jatoba-PE, Um Modelo Mundial de Sustentabilidade

Aquicultura, muito desprezada e incompreendida por parte da comunidade ambiental, está desempenhando cada vez mais um papel importante e estratégico em atender o crescente apetite mundial por frutos do mar sustentáveis e criação de renda e empregos para o setor primário da economia de muitos países.

Apesar de aquicultura em grande escala (o cultivo de organismos aquáticos para alimentos) ter dado sua cota em questões ambientais no passado, cientistas, ONGs e representantes da indústria estão chegando a acordos sobre normas

Continue reading Aquicultura: Uma Atividade Cada Vez Mais Ambientalmente Sustentável