AquaBioPonics

AquaFuelsPonics & AquaBioPonics: Sustentabilidade em Ação

AquaFuelsPonics & AquaBioPonics
=
Aquicultura + Biocombustíveis + Hidroponia

AquaFuelsPonics & AquaBioPonics: Neste e em futuros artigos vamos responder muitos e-mails que temos recebido pedindo mais informações sobre nossos Aquabusiness (Aquinegócios)  sistemas AquabioPonics & AquafuelsPonics que produzem peixes, hortaliças, verduras, algas e biocombustíveis aquícolas em larga escala usando áreas reduzidas e muito menos água e, como tal, podendo ser localizados perto de áreas metropolitanas de grandes centros consumidores.

Grande e Pequena Escala de Sistemas AquaBioPonics/AquaFulesPonics (clique para ampliar)

O peixe básico e padrão para Bioponics (ABP) & Fuelsponics (AFP), como chamamos abreviadamente nossos sistemas AquaFuelsPonics & AquaBioPonics, é a Tilápia nilótica, mas outros peixes (i.e. Pangasius, amazônicos, etc) com aceitação no mercado e que se adaptem e resistam ao cultivo super intensivo de alta densidade podem também ser usados.

Tilápia é freqüentemente chamada de “St. Peter’s Fish (Peixe de São Pedro) “, porque de acordo com o Livro Bíblico de Mateus (17:27) o peixe que Pedro pescou, a pedido de JESUS, com a moeda na boca pode ter sido uma tilápia.

Além disso, o milagre de JESUS CRISTO no qual ELE alimentou  uma multidão de cinco mil pessoas a partir de cinco pães e dois peixes (Mateus 14:15-21) também foi provavelmente “duas tilápias” pois esta é a espécie mais encontrada no Mar da Galiléia, em Israel. No presente século Tilápia é conhecida como “o peixe da multiplicação “.

Tilapia, especialmente a Tilápia nilótica, é bem conhecida pelo completo domínio do seu ciclo produtivo, por seu valor nutricional, por alta aceitação no mercado e por ser um “não tendo gosto de peixe” peixe.

Pangasius é outro potencial para nossos sistemas. Panga é uma nova estrela na aquicultura mundial e cada vez mais conquista importantes mercados internacionais de pescado. Fenômeno como este não acontecia desde que a Tilápia surgiu, conquistou e hoje é o quinto pescado mais consumido entre os americanos.

Pangasius sp está entusiasmando aquaculturisticos de todo mundo, devido a sua facilidade de cultivo (muito mais fácil do que a Tilápia) associada a dual capacidade de respiração, crescimento super rápido (cresce de alevino de 20 gramas até um quilo e meio em seis meses de engorda), com uma taxa de conversão alimentar (CA) média de 1,5.  O que significa que você produz um quilo de carne de peixe com 1,5 quilos de ração de baixo-médio conteúdo proteíco.

Tilápia, como o Pangasius,  estão cada vez mais no top dos pescados preferidos mundialmente. Contudo o que muitas pessoas não sabem é que Tilápia e potencialmente o Panga podem ser  usados integrada no cultivo de hortaliças, verduras, produção de biocombustíveis aquícolas e muito outros produtos.

Você deve estar perguntando:  Bioponics & Fuelsponics, Tilápia, Pangasius, vegetais e biocombustíveis? Como pode ser isso? Isto quer dizer que a tilápia vai agora para o campo dirrigir tratores, plantar sementes, remover ervas daninhas, fazer biodiesel?

Tão estranho como esta ideia soa, é realmente algo semelhante e ao mesmo tempo bem diferente. São os sistemas que batizamos de AquaBusiness Aquabioponics e Aquafuelsponics que podem mudar completamente como muitos produzem alimentos e biocombustíveis atualmente.

AquaFuelsPonics & AquaBioPonics são baseados na tecnologia espacial de compartilhação de recursos, maximização de fatores produtivos e múltiplos usos dos componentes críticos dos sistemas e processos.

Sistemas AquaBioPonics é a combinação do cultivo de peixe, biofertilizante e plantas (verduras e outros vegetais) hidropônicas em um ambiente controlado onde a mesma água é recondicionada, reusada e recirculada continuadamente.

Sistemas AquaFuelsPonics (clique para ampliar)

Sistemas AquaFuelsPonics é a versão de larga escala aquabusiness que integra-adiciona produção de energia solar concentrada,  biogás, syngas e green-biocombsitiveis aquícolas aos AquabioPonics Systems, principalmente pelo integração com culturas energéticas (i.e. algas) como matéria prima de produção de energia em forma de bioeletricidade e biocombustívies e seus sub-produtos.

Bioponics é uma hibridização de aquicultura, hidroponia e biofertilizantes em qualquer escala. A aquicultura é um termo usado para criação de peixes. Hidroponia é uma forma de cultivar plantas em água, em vez de usar o solo.

Biofertilizantes é a reciclagem dos resíduos dos peixes e vegetais em atividades agrícolas. Bioponics têm sido utilizados em várias regioes e países e se feito corretamente com o devido treinamento e capacitação pode ser muito produtivo.

Bioponics combina os três e cria uma relação simbiótica entre os peixes, as plantas com a posterior uso dos resíduos para fertilização ou biogás/syngás produção. Os peixes produzem nutrientes para as plantas e liberam resíduos sólidos. As plantas por sua vez limpam a água retirando os nutirientes e o precioso líquido retorna para os peixes, começando tudo de novo.

Isso elimina na sua grande totalidade a necessidade de aplicar fertilizantes no cultivo hidropônico dos vegetais. Os resíduos dissolvidos dos peixe são convertidos por bactérias em nutrientes que as plantas usam como alimentos. As plantas ao remover os resíduos da água, fornece água potável de volta para os peixes.

Isso cria um sistema onde não há necessidade de adicionar fertilizantes, que são geralmente muito caros e não se encaixam bem com agricultura orgânica. Todos que usam cultivos tradicionais sabem que um grande problema com a aquicultura é manter a água limpa.

O acúmulo de resíduos liberados pelos peixes devem ser removidos dos sistemas aquícolas convencionais, normalmente pela constante reposição de água. Isto não só usa muita água, mas também cria uma grande quantidade de água poluída despejada no meio ambiente.

Sistemas Bioponics & Fuelsponics eliminam estes problemas, mantendo todas as vantagens da aquicultura super intensiva, hidroponia, biofertilizantes e biocombustíveis. Isto é, podemos produzir hortaliças e verduras com um décimo da água comumente usada na agricultura tradicional, em muito menos espaço, tudo sem fertilizantes químicos.

Embora os sistemas mais comuns hoje sejam em escala comercial, a grande vantagem desta tecnologia é sua modularidade podendo ser reduzida para escala de hobby em uma pequena área do quintal. Bioponics podem ser a nível familiar mantido tudo  muito simples e barato, ou pode ser bastante complexo, dependendo de quão longe você deseja chegar.

Para mais informações visite nossa página sobre nossos Aquabusiness Sistemas AquabioPonics & AquafuelsPonics ou pesquise nosso site com estas palavras chaves. Temos muitos artigos sobre o assunto. E aguarde novos posts que estão sendo preparados por nossa equipe técnica.

Temas Relacionados:

1 comment to AquaFuelsPonics & AquaBioPonics: Sustentabilidade em Ação

  • José André

    MAIS UMA GRANDE AULA DESTE SITE, VAMOS TRABALHAR MAIS E MAIS PARA CONSTRUIR AQUI EM BELO JARDIM. VALE EQUIPE MYBELOJARDIM.