AquaBioPonics

Microssistemas AquaBioPonics – Solução Sustentável ao Desafio de Segurança Alimentar

Microssistemas AquaBioPonics –  Solução Sustentável à Segurança Alimentar Tornando Realidade o Acesso Direto a Alimentos Saudáveis e Nutritivos .

Microssistemas AquaBioPonics - Estudante Colhendo Ervas em Sistema Integrado Peixes-Hidroponia

Microssistemas AquaBioPonics – Estudante Colhendo Ervas em Sistema Integrado Peixes-Hidroponia

Segurança energética, educacional e alimentar – acesso seguro a energia, conhecimento estruturado e a alimentos acessíveis, saudáveis e nutritivos –  são prioridades e objetivos que devem estar nos planos de qualquer programa sério de desenvolvimento sustentável de qualquer cidade, estado, região ou país.

A questão é como atingir sustentavelmente e eficientemente estas prioridades. Sendo assim, temos concentrado nosso trabalho nestas três áreas criando, educando e desenvolvendo tecnologias e conhecimentos que tragam soluções concretas para estes desafios.

Contudo entre estas prioridades, segurança alimentar ou prover conhecimentos e condições para que as pessoas possam ter capacidade e independência de produzir seu próprio alimento é um dos pontos que mais damos enfase em tudo que temos disseminado em várias partes do mundo.

Como  a segurança alimentar, ou acesso seguro aos alimentos acessíveis e nutritivos, é um problema sistêmico e único, o mesmo  tem um impacto direto sobre a saúde, níveis de pobreza ou prosperidade, o meio ambiente e a economia de toda população mundial

Uma pessoa sem alimentação apropriada, quer com excesso de peso, passando fome ou desnutrida tem limitações cruciais em tudo que faz, pratica, estuda ou desenvolve. O desenvolvimento do seu cérebro, saúde e capacidade produtiva-criativa ficam ameaçados  e, consequentemente, afetando todas áreas de sua vida.

Criar condições para que as pessoas possam produzir com eficiência seu próprio alimento além de fazer disto uma atividade lucrativa  são top objetivos dos Microssistemas AquaBioPonics.

Microssistemas AquaBioPonics – Consumidores Cada Vez Mais Afetados pela Qualidade e Quantidade dos Alimentos

Microssistemas AquaBioPonics - Alfaces Cultivadas Organicamente

Microssistemas AquaBioPonics – Alfaces Cultivadas Organicamente

Não é preciso ser um especialista para observar que as populações rurais e urbanas estão cada vez mais atingidas por custos crescentes de combustíveis, mudanças climáticas, declínio da disponibilidade ou escassez das reservas de água doce, sem falar no uso indiscriminado de agrotóxicos e muitos outros produtos orgânicos que vêm de bandeja na nossa dieta diária.

Além disso, os preços mundiais voláteis e escassez de alimentos, restrições de abastecimento, e regras injustas do comércio mundial estão rapidamente e intensamente  causando efeitos negativos nos sistemas mundiais de oferta e distribuição de alimentos.

Nosso esforço ao promovermos a tecnologia de Microssistemas AquaBioPonics é abordar e atacar de frente estas questões críticas,  criando, educando e fomentando soluções sustentáveis e lucrativas de segurança alimentar.

Enquanto a agricultura tradicional baseada em solo é apropriado para muitas regiões, a mesma pode produzir impactos ambientais negativos, especialmente em regiões já afetadas por atividade agropecuária intensiva e com alta populações humanas.

Acrescente-se isto o fato que a maior parte da água, nutrientes, pesticidas e herbicidas, adicionados para possibilitar ou garantir alta produção das culturas agrícolas, nunca atingem as plantações e são perdidos e despejadas no meio ambiente circundante. Essas perdas, muitas vezes em formas altamente concentradas, têm um sério impacto sobre os ecossistemas terrestres.

Isto é especialmente sentido e observado no caso dos ecossistemas aquáticos que já estão sob alto estresse da poluição industrial urbana. Aquabioponics podem ajudar a amenizar esta situação.

Microssistemas AquaBioPonics – Ecologicamente Corretos, Além de Lucrativos

Aquabioponia além causar zero impacto ao meio ambiente, são também lucrativos como negócio e atividade produtiva. Projetos e programas realizadas em várias partes do mundo têm mostrado que o cultivo de vegetais e peixes integrados em circulação fechada é comercialmente viável e  escalável para atender qualquer nível de demanda.

Quando se compara Microssistemas AquaBioPonics ao cultivo tradicional, nossos sistemas sustentáveis mostram ser uma excelente solução para gerar renda adicional para os produtores além de prover alimentos orgânicos diretamente às famílias aquabioponicultoras.

O sistema requer um capital inicial relativamente pequeno para iniciar a operação. Contudo, estes custos podem ser gerenciados para níveis muito baixos, com um retorno  rápido sobre os investimentos iniciais

Isto é possível com a redução dos custos, tais como, diminuição ou não uso de produtos químicos e fertilizantes, redução de mão-de-obra, não utilização de maquinários para trabalhar a terra e obteção de alta produtividade em áreas bem reduzidas.

 Microssistemas AquaBioPonics – Modelos Escaláveis

Microssistemas AquaBioPonics Minisistemas AquaBioPonics Móvel em Sala de Aulas

Microssistemas AquaBioPonics -Minisistemas AquaBioPonics Móvel em Sala de Aulas

Os Mini-Microssistemas AquaBioPonics podem ser adaptados para produção em escala familiar a comercial de médio porte – são totalmente escaláveis e adaptáveis. No caso de projetos de larga escala são usados os sistemas AquaBioPonics e/ou AqueFuelsPonics de grande porte.

No caso de MSABP, no sentido de facilitar uma rápida instalação e entrada imediata em operação, há vários modelos de tamanhos diferentes que podem ser adaptados às necessidade e escalabilidade de casa situação.

Temos desde minissistemas para serem usados em quartos e pequenos espaços como um aquário e microssistemas para um contexto da produção familiar-comercial.

Os Microssistemas AquaBioPonics podem produzir desde o equivalente a 10-20 até 350-450 cabeças de alface por semana tanto em ambientes fechados como ao ar livre. Alface é certamente uma das hortaliças mais populares e consumidas no Brasil e no mundo que se adaptam muito bem aos MSABPs.

Fazendo uma estimativa de rendimentos, a um preço por exemplo de US $ 2,00 por unidade de alface, isto gera um volume de negócios familiares de até US $ 700 e $ 900 por semana só contando com os vegetais. Os peixes além de cobrirem todas as dispesas do sistema ainda proporcionam lucros adicionais.

Os Microssistemas AquaBioPonics podem ser executado e gerenciado tanto por homens ou por mulheres de qualquer idade em negócios locais. O importante é treinar e capacitar todos os participantes dando-lhes todas as condições e conhecimentos para terem sucesso sustentável e vida com dignidade.

Microssistemas Aquabioponics –  Características Principais

  • Podem cultivar quase tudo que você usa em sua salada além de prover uma fonte de proteína de alta qualidade – peixe – e de incremento de sua renda.
  • Podem ser implementado por ambos os sexos e em qualquer faixa etária – Ideal para ser implementados por homens, mulheres, jovens e pessoas idosas
  • São escaláveis e transportáveis – podem ser desmontados e transportados, se necessário, e podem ser configurados em quase qualquer lugar
  • Podem ser usados como um Laboratórios de Ciências Vivas em salas de aulas, centros comunitários, bibliotecas
  • Podem ser usados como instrumento de treinamento e formação profissional em escolas, centros de treinamento e unidades moveis de fomento de inovações
  • Não usam fertilizantes ou pesticidas – completamente livre de pulverização
  • Reusam, reciclam e reaproveitam 100% dos nutrientes vindos dos peixes – zero desperdício
  • Têm descarga zero de efluentes ricos em nutrientes – nada de água rica em nutrientes ser despejada no meio ambiente
  • Têm baixo consumo de água – usam somente 10% que a agricultura convencional de solo usa; a água da chuva pode ser coletada e usada para suprir os MSABP
  • Têm baixo consumo de energia – podem ser alimentados por energia renovável- ótima opção para uso de energia solar e eólica
  • Têm pegada ambiental muito baixa – quase zero, de fato oferecem maior produtividade por m² – até quatro vezes em comparação com agricultura de solo
  • Fácil de configurar, operar e usar – podem ser instalado e colocado em funcionamento em questão de 2-4 dias
  • São comercialmente viáveis com baixos custos – abrem caminhos para a criação de empresas e agroindústrias familiares de pequeno porte e adição de valor agregado aos produtos comercializados
  • Ajudam a substituição de importações vindas de outras regiões – mantem as riquezas na comunidade
  • Criam empregos fixos e autoempregos – impulsionam a economia local
  • Ajudam no combate de deficiências nutricionais e doenças causadas por hábitos alimentares ruins – contribuem para uma boa saúde e bem-estar das comunidades produtoras e da população consumidora em geral

O que você está esperando para fomentar Microssistemas AquaBioPonics em sua cidade, comunidade, região ou país?

Temas Relacionados a Microssistemas AquaBioPonics:

Comments are closed.