Importações de Pescados – De Jan-Nov de 2011 Brasil Importou o Recorde de US $1,137 Bilhões de Dólares

Importações de Pescados – No período de Janeiro a Novembro de 2011 Brasil Importou um Recorde Jamais Atingindo em toda História da Nação.

Por que o Brasil está importando este absurdo (US $1,137 Bilhões) de peixes e derivados quando tem tudo para ser uma potencia mundial aquícola?

Como temos enfatizado, o Brasil, com este imenso potencial aquícola (Por que o Brasil não é uma Potencia Mundial em Aquicultura?), importou um absurdo de 311.765 toneladas de pescados no valor de USD $1,137 Bilhões de dólares nos onze primeiros meses de 2011 – aumento de 28,84 por cento em valor e 27,12 por cento em volume em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da SECEX/MDIC e Aliceweb.

Importações de Pescados - Importações-Exportações do Brasil de Jan a Nov de 2011
Importações de Pescados - Importações-Exportações do Brasil de Jan a Nov de 2011
  • Como é notório e proclamado mundos afora, o Brasil, agora a sexta economia do mundo, tem 10 milhões de hectares de lâmina d’água em reservatórios de usinas hidrelétricas e propriedades particulares no seu interior, e detém 13,7% do total da reserva de água doce disponível no mundo, além do potencial das grandes bacias hidrográficas para produção aquícola. O Brasil tem 8,5 mil km de costa marítima, com uma Zona Econômica Exclusiva de 4 milhões de quilômetros quadrados, o que significa metade do território brasileiro.
  • O que todos nós estamos perguntando é o que leva um país com um dos maiores potenciais aquícolas do planeta, chegar a esta embaraçosa situação em importações de pescados?
  • O Brasil com esta imensidade de recursos aquícola não pode continuar importando bilhões de dólares anualmente de pescado simplesmente para satisfazer acordos comerciais em completo detrimento dos setores aquícolas e pesqueiros nacionais.

Esta política de importações de pescados está sufocando e penalizando todo um setor da economia que bem poderia está sendo um instrumento de valorização e desenvolvimento sustentável de uma gama imensa da população deixada de lado de tudo que o país está aferindo.

Não dar para conceber que ao invés disto, o Brasil continua criando milhares de empregos e promovendo prosperidade não no solo nacional, mas em outros países como o Chile, Noruega, China e até do longínquo e fechado Vietnã.

Importações de Pescados vs Promoção da Aquicultura para Erradicar Pobreza Rural

O fomento da aquicultura além de poder tirar a nação desta situação humilhante de importações de pescados, pode ser um valiosismo e eficiente instrumento na promoção do desenvolvimento sustentável, criação de empregos e estabelecimento de todos os tipos de empresas, principalmente, as micros-empresas.

Foi anunciado em Junho de 2011 o lançamento por parte do governo brasileiro de um ambicioso novo plano, Plano Brasil Sem Miséria, que visa a erradicar a pobreza extrema nos próximos três anos. Segundo dados do programas existem mais de 16 milhões de brasileiros vivendo na pobreza extrema sendo que a grande maioria vive na área rural, principalmente do Nordeste.

Imaginem como o fomento da aquicultura familiar, como por exemplo com o uso de microssistemas AquaBioPonics, poderiam mudar este cenário a um bem curto prazo.

Além disto temos exemplos e modelos vitoriosos no mesmo Nordeste como os programas do Padre Antônio e Ivone (a nível associativista) e do pioneiro e visionário Dr. Elias Cordeiro no vale do São Francisco que mostram como podemos erradicar miséria e trazer renda, empregos e prosperidade sustentáveis.

Isto é, soluções existem, temos tecnologia, modelos vitoriosos, recursos aquícolas e pessoal capacidade de renome mundial, que poderiam mudar radicalmente esta situação.

Quando é que vamos valorizar e promover o que temos e mudar este quadro humilhante para o Brasil?

Links Relacionados: