Importações de Pescados: Brasil Importou US $1,28 Bilhões de Dólares em 2011

Importações de Pescados – A pergunta que fica no ar é como pode o Brasil  importar em 2011 este absurdo (US $1,280 Bilhões) de peixes e derivados quando tem tudo para ser uma potencia mundial aquícola?

Por mais inconcebível que pareça, o Brasil importou US $251 milhões de dólares de pescados a mais em 2011 do que em 2010. Em outras palavras, somente o acréscimo das importações foi maior do que todas as exportações de pescados em todo o país em 2011.

Como temos enfatizado, o Brasil, com este imenso potencial aquícola (Por que o Brasil não é uma Potencia Mundial em Aquicultura?), importou um absurdo de 344,75 mil toneladas de pescados no valor de USD $1,252 Bilhões de dólares em 2011 – aumento de 25,09 por cento em valor e 23,04 por cento em volume em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da SECEX/MDIC e Aliceweb.

Importações de Pescados – Com estes Números Recordes em 2011 o Brasil Importou Praticamente 600 Porcento mais Pescados do que Exportou.

Importacõe de Pescados pelo Brasil em 2011
Importacões de Pescados pelo Brasil em 2011
  • Como é notório e proclamado mundos afora, o Brasil, agora a sexta economia do mundo, tem 10 milhões de hectares de lâmina d’água em reservatórios de usinas hidrelétricas e propriedades particulares no seu interior, e detém 13,7% do total da reserva de água doce disponível no mundo, além do potencial das grandes bacias hidrográficas para produção aquícola. O Brasil tem 8,5 mil km de costa marítima, com uma Zona Econômica Exclusiva de 4 milhões de quilômetros quadrados, o que significa metade do território brasileiro.
  • O que todos nós estamos perguntando é o que leva um país com um dos maiores potenciais aquícolas do planeta, chegar a esta embaraçosa situação em importações de pescados?
  • O Brasil com esta imensidade de recursos aquícola não pode continuar importando bilhões de dólares anualmente de pescado simplesmente para satisfazer acordos comerciais em completo detrimento dos setores aquícolas e pesqueiros nacionais.

Não dar para conceber que ao invés disto, o Brasil continua criando milhares de empregos e promovendo prosperidade não no solo nacional, mas em outros países como o Chile, Noruega, China e até do longínquo e fechado Vietnã.

Quando é que vamos valorizar e promover o que temos e mudar este quadro humilhante para o Brasil?

Links Relacionados: