Aquicultura

Tilápia e Pangasius: Quarto e Nono Pescados Mais Consumidos nos EUA

 Tilápia e Pangasius continuam com suas constantes ascensões no mercado de pescados nos Estados Unidos. Antes espécies totalmente desconhecidas da população em  geral, hoje são estrelas brilhantes no céus do consumo de pescados americano.

 Tilápia – O Peixe da Multiplicação, de São Pedro e dos Americanos

Os estadunidenses consumiram mais 20 porcento de tilápia em 2010 do que eles fizeram em 2009, impulsionando-a do quinta posição para o número quatro com o maior ganho individual do consumo segundo lista dos Top 10 Pescados divulgada esta semana pelo National Fisheries Institute (NFI) dos EUA.

Tilápia-Pangasius - Consumo de Pescados nos EUA em 2009 e 2010 (libras/percapita )

Tilápia-Pangasius - Consumo de Pescados nos EUA em 2009 e 2010 (libras/percapita )

Tilápia é freqüentemente chamada de “St. Peter’s Fish (Peixe de São Pedro) “, porque de acordo com o Livro Bíblico de Mateus (17:27) o peixe que Pedro pescou, a pedido de JESUS, com a moeda na boca foi uma tilápia.

Além disso, o milagre de JESUS CRISTO no qual ELE alimentou  uma multidão de cinco mil pessoas a partir de cinco pães e dois peixes (Mateus 14:15-21) também pode ter sido “duas tilápias” pois esta é a espécie mais encontrada no Mar da Galiléia, em Israel. No presente século Tilápia é conhecida como “peixe maravilha.

Tilápia,  um produto alimentar suave que cresce rápido e caiu na graça do consumidor americano. O Peixe da Multiplicação que muitos ambientalistas querem distância, mas os americanos continuam amando e consumindo cada vez mais.

Uma década atrás, poucos americanos tinham conhecimento ou consumiam Tilápia. Lembro quando falávamos em Tilápia poucos sabiam o que era. Muitos diziam que isto nunca iria dar certo. Nas realidade, até 2002 o peixe da multiplicação não fazia parte nem mesmo da lista dos 10 pescados mais consumidos nos EUA. Neste ano, Tilápia apareceu com um consumo médio de apenas 136 gr per capita.

Contudo a história mudou e a demanda cresceu com o colapso da pesca do bacalhau do Atlântico. Em 2010, segundo dados divulgados pelo USDA, os americanos consumiram 657 gramas gramas de tilápia per capita, mais de cinco vezes mais do que em 2002.

 Tilápia e Pangasius – O Nosso Conhecido Panga Ganha Mais uma Posição no Mercado Americano

Outros ganho impressionantes foi do nosso conhecido Pangasius que deu um pulo de 14 por cento para emplacar como número nono entre os grandes com relação ao consumo do ano de 2010.

Tilápia-Pangasius - Consumo de Pescados nos EUA em 2009 e 2010

Tilápia-Pangasius - Consumo de Pescados nos EUA em 2009 e 2010

Quando em 2009 o Pangasius atingiu meteoricamente a invejável posição de 10 (décimo) lugar entre os pescados mais consumidos pelos americanos, muitos pensaram que este era o máximo que o Panga poderia chegar.

Contudo os importadores não veem o crescimento do Pangasius abrandar tão cedo, pois, o bagre asiático está penetrando cada vez mais nos restaurantes americanos fazendo um nome para si mesmo como um peixe branco para substituir o salmão, o bacalhau e outros peixes marinhos.

E a Tilápia que se cuide, pois o Panga, é muito mais fácil de cultivar do que o peixe africano do rio nilo. A sua resistência às condições criticas da água (bimodal respiração) suportando alta densidades de  cultivo é louvada por todos e bastante apreciada pelos aquicultores.

Além disto o Panga está mostrando que pode resistir bravamente todas investidas feitas até agora contra  sua presença no mercado antes dominado por outras espécies.

A prova disto é que mesmo com a pressão contínua dos produtores de catfish do delta do Mississípi para impedir ou dificultar ao máximo sua entrada, algumas grandes importadoras americanas do bagre asiático  estão atingindo um aumento de 40 por cento nas vendas em relação ao ano passado.

O famoso e já tradicional bacalhau manteve-se em número de oito, ganhou 11 por cento em relação a 2009.

Links Relacionados:

 

Comments are closed.