Boeing Entra para Valer no Mercado de Energia Solar de Células de Alta Eficiência

Painéis Solares da Boeing Produzindo Eletricidade (clique para ampliar)

Demonstrando o amadurecimento e pujanca da indústria de energia solar em todo o mundo, a Boeing Co., a maior companhia aeroespacial do mundo, vai começar em janeiro distribuir em escala comercial suas primeiras células de energia solar de alta eficiência para produção de electricidade em instalações terrestres.

Os  painéis solares da Boeing eram usados até agora tão somente em satélites espaciais e em projetos pilotos na terra.

As células fotovoltaícas de energia solar concentrada, desenvolvido pela Spectrolab uma unidade da Boeing para satélites e painéis da Estação Espacial Internacional, chega a converter até 39,2 por cento de luz solar em eletricidade, conforme anunciou o fabricante.

Representantes da Spectrolab afirmam que seus painéis solares alimentam 60 por cento de todos os satélites orbitando a Terra. Agora os planos são para disponibilizar também estas células de grande eficiência para unidades e usinas de energia solar na terra.

Isto vai representar a chegada ao mercado de concentradores solares de uma concorrente de peso indiscutível que sem dúvida alguma vai dar uma grande contribuição para dinamização e consolidação do setor.

As células são feitas a partir de substratos de germânio monocristalino, disse um dos diretores da Spectrolab. Boeing Co está preparada para produzir até 10 milhões de células no próximo ano, dependendo da demanda. Até agora não foram anunciados preços que serão praticados.

Os painéis solares têm o top de polissilício e são fabricados pela SunPower Corp, sediada em San Jose, na Califórnia e podem converter até 22 por cento dos raios do sol em eletricidade. Em junho, uma célula solar da SunPower chegou a atingir 24,2 por cento a eficiência na conversão, o recorde para céluas (wafers) de silício de grande porte.

Mais informações sobre Energia Renovável:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *