O biogás é um gás produzido pela degradação biológica da matéria orgânica na ausência de oxigênio.
O biogás proveniente de culturas energéticas é um tipo de biocombustível.
Na realidade, o biogás é produzido pela digestão anaeróbica (ausência de oxigênio) ou fermentação de materiais biodegradáveis, como biomassa, degetos, esgotos, resíduos sólidos urbanos, resíduos verdes, material vegetal e das culturas energéticas.
O processo de produção do biogás tem quatro distintas etapas:
- Hidrólise: nesta fase as bactérias fermentadoras quebram ou separam as combinações das grandes moléculas (polímeros – compostos orgânicos formados por duas ou mais moléculas), tais como carboidratos, proteínas e gordura por meio de enzimas nos respectivos componentes (monômeros – compostos orgânicos formados por apenas uma molécula) e removem o O2 do ambiente.
- Fermentação e produção de ácidos: os monômeros produzidos na primeira etapa são usados nesta fase de fermentação por outro grupo de bactérias. Os produtos da segunda etapa são os ácidos orgânicos e substâncias alcoólicas, bem como o hidrogênio (H2), dióxido de carbono (CO2), gás sulfídrico (H2S) e amônia (NH4).
- Acetogénese (desenvolvimento do ácido acético): durante esta fase, os ácidos orgânicos e substâncias alcoólicas, resultante da fase de fermentação, são transformados em ácido acético, hidrogênio e dióxido de carbono. Esta reação é endotérmica, e calor deve ser adicionado ao sistema
- Metanogénese ou desenvolvimento do metano: esta é a fase final na qual as bactérias metanogénicas usando os componentes da fase anterior produzem o metano e outros componentes. A existência de hidrogênio e a pressão parcial combinada de H2 são valores determinantes para essa reação. Conseqüentemente, há uma simbiose perfeita entre bactérias produtoras de hidrogênio (produtores de ácido acético) e as consumidoras de hidrogênio (produtoras de metano).
Logo, biogás é a mistura de metano e CO2 que é principalmente utilizado em:
- combustão direta para cozimento e iluminação; e
- em motores de combustão para força motriz ou produção de electricidade (co-geração).
Importância da Tecnologia de Produção de Biogás
Existem hoje sistemas bem avançados modulares de produção de biogás. A tecnologia é particularmente importante na agricultura, aquicultura, tratamento de resíduos de animais ou unidades de processamento em que há excesso de restos, degetos (por exemplo, porco, gado, galinha, pescados) ou de resíduos agrícolas.
Nos últimos anos o uso industrial de biogás, produzido pela fermentação de biomassa, para gerar eletricidade e calor (co-geração) em centrais de eletricidade se transformou em uma área independente dentro do setor de bioenergia.
O biogás pode ser produzido a partir de várias mtérias primas: resíduos orgânicos de ateros sanitários (gás de aterro), a água de esgotos urbanos (gás de esgoto), resíduos orgânicos industriais/comerciais, bem como a partir de resíduos agrícolas, aquícolas e culturas energéticas específicas.
Unidades agrícolas de biogás usam dejetos líquidos e sólidos (animais e vegetais) como materia prima. Os resíduos de fontes renováveis como o milho, cereais e outras plantas energéticas, como girassol, cana-de-açucar, rabanete, sorgo-doce, etc, estão sendo usados mais e mais para produção de biogás.
Unidades maiores comerciais processam efluentes de estações de tratamentos de esgotos, bem como os resíduos da produção de alimentos, restos de gordura e resíduos de matadouros. O componente mais útil do biogás é o metano, mas também inclui dióxido de carbono, bem como quantidade mínima de gas sulfidrico, amônia e hidrogênio.
Se você conhece alguem que precisa desta informação compartilhe o nosso site com ele ou ela, com certeza vão agradecer sua lembrança.
Fonte: http://biofuelsrevolution.com/biofuels/biogas/
Artigos relacionados sobre Biocombustíveis:
- Biocombustíveis Aquícolas: A Corrida da Super Alga
- Biocombustíveis: Agora é a Vez de Carros Movidos a Uísque na Escócia
- Biocombustíveis Aquícolas a Partir de Algas: Exxon Mostra suas Instalações
- Biobutanol: A Gasolina de Amanhã
- USDA Lança Plano de 136 bilhões de Litros de BioCombustível para 2022
- Produzindo Bio-Combustíveis Aquícolas – BioJetFuels – a Partir de Algas
- Primeiro Avião do Mundo Movido 100% a BioJetfuel feito de Algas Estreia no Berlin Air Show
- Companhias Aéreas Esperam Recuperação Global em 2010 mas Continuam Dependentes do Petróleo
- TAM Vai Fazer o Primeiro Vôo na América Latina Usando Biocombustíveis a Base de Pinhão-Manso
- Tecnologia de Ponta: Bio-Combústivies a Partir de Energia Solar, CO2, Água e Foto-Sintéticos Organismos
- Pinhão-manso: Alternativa para Indústria Mundial de Bio-Combustíveis?
- Empresas Internacionais Investem Massivamente em Bio-Energia no Brasil
- Laboratório na Califórnia Cria a Primeira Célula Bacteriana Sintética
- Bio-Refinarias à Base de Biomassa e Óleo de Algas
- Algas: Alternativa Sustentável e Renovável para Produção de Bioplásticos
- Químicos Verdes: Essenciais na Viabilização dos Programas de Green-Bio-Combustíveis
- Algas para Green-Bio-Combustíveis Aquícolas
- Alga Botryococcus braunii: Produz Óleo Quimicamente Igual ao Petróleo Fóssil