Energia Renovável

Energia Solar: Energia Grátis Caindo dos Céus

Energia Solar – Nestes dias e tempos que meio ambiente e sustentabilidade estão tão em moda, que tal checar o que o alto nos dá diariamente e continuamente…sem parar…

Nos meus cursos-conferencias de sustentabilidade e energia renovável costumo chamar isto de ciclo de energia grátis caindo dos céus sobre nossas cabeças todo dia.

Contudo, na realidade isto se resume na emissão diária ininterruptamente de radiação e calor da nossa estrela solar. Levante a mão quem sabe quantos watts de energia o sol emite continuadamente-constantemente?

Ok, ótimo, vocês que sabem podem baixar suas mãos agora. Para aqueles de vocês que não sabem, vamos conversar um pouco sobre este recurso dado por nosso bondoso Deus a todos nós aqui na terra. Rico, pobre, branco, moreno, mulato, amarelo e de todas as cores e classes recebem esta dádiva do alto.

O impressivo volume de radiação solar e plasmas liberadas continuadamente pelo sol tornariam a vida na Terra impossível se não fosse o desvio feito pelo campo magnético gerado pelo núcleo de ferro fundido do nosso planeta

970 trilhões de kWh de energia caem dos céus (vinda do sol) continuadamente na terra. Uma hora dessa energia solar é suficiente para suprir todas as necessidades energéticas atuais do nosso planeta por um ano. Isto é tanta energia como a população mundial usa em um ano.

Trocando isto em miúdos, o montante total de energia solar deixando a superfície do sol é de cerca de 63,3 milhões de watts por cada metro quadrado. Mas pelo tempo que  a energia do sol se espalha para todos os lados e viaja 93 milhões de milhas para chegar até a  terra e atinge nossa atmosfera , este valor é reduzido para uma média de 1367 watts por metro quadrado, que é a chamada constante solar.

Esta quantidade é suficiente para abastecer um casa de família em países do mundo em desenvolvimento. Uma geladeira, por exemplo, (dependendo do tamanho) pode gastar de 200 a 700 watts por hora quando o compressor estiver funcionando.

A terra realmente receber entre 1353 e 1395 watts por metro quadrado a cada segundo, a cada minuto , a cada hora enquanto temos luz do sol. A quantidade de energia recebida é dependente da variação da energia saindo do sol, da variação da distância entre o sol e a localização da terra em relação a sua orbita e a inclinação dos raios ao atingirem a terra.

Portanto, a constante solar é realmente uma constante variável (se este conceito não existia em física, estamos criando agora mesmo).

Formas de Solar Energia: Stirlings Engine - CSP Tower e Fotovoltaícos Paineis

Formas de Solar Energia: Stirlings Engine – CSP Tower e Fotovoltaícos Paineis

Atualmente muitos países Europeus, China e os Estados Unidos estão numa  carreira contra o tempo para disponibilizarem energia solar em grandes projetos o mais rápido que puderem. Nos USA somente os estados de Arizona, Califórnia e Nevada tem mais de 20 bilhões de dólares investidos ou sendo investidos em solar power projetos.

Energia Solar – Na foto abaixo clique e continue clicando para ver uma animação das fases de geração de eletricidade usando um tipo de tecnologia CSP

[SWF]/wp-content/uploads/2009/08/animation-CSP-dishes-engines1.swf, 650, 435[/SWF]

Os  mega projetos de Concentrado Solar Power (CSP) são diferentes dos tradicionais fotovoltaicos (direta transformação de energia solar em eletricidade). CSP usa uma avançadíssima tecnologia de paineis-espelhos para concentrar raios solares a fim de gerar calor que aquecem um fluido que por sua vez produz vapor que move as turbinas.

CSP semelhantemente as hidro-e-termoelétricas podem produzir eletricidade 24 horas ao dia usando tecnologias de armazenagem de calor.

Como se sabe eletricidade ainda não pode ser economicamente armazenada, mas energia (calor) pode. Deste modo, CSP usa uma tecnologia de “molt salts (sal derretido)” que tem a capacidade de reter (armazenar) o calor por ate 12 horas. Sendo assim, quando é a noite, as turbinas continuam gerando eletricidade utilizando o excesso de calor armazenado durante o dia.

O sal derretido  é uma mistura de nitrato de sódio 60% e 40% de nitrato de potássio (também conhecido como salitre). Esta mistura derrete a 230 graus Celsius em um líquido que pode ser bombeado concentrado num CSP system, e percolar por trocadores de calor para coletar calor do sol, e transformar água em vapor.  Sal derretido é não-tóxico e não inflamável, por isso, é muito seguro de usar e flui-percola semelhantemente a água.

Fique ligado aqui no MyBeloJardim para a quantidade de artigos sobre GreenEnergia, BioEnergia e Energia Solar Concentrada que temos produzido e vamos produzir.  Brasil, Portugal, Angola e muitos outros têm grandes potenciais para energia solar. Vamos fazer disto uma realidade.

Estamos atendendo o pedido da Mônica.

“Queridos e Queridas do MyBeloJardim

Primeiramente quero parabenizar por este fantástico site. A qualidade e quantidade de informações e conhecimento ao alcance de todos que vocês colocam aqui e simplesmente impressionante.

Todas as vezes que entro neste site é como penetrasse numa Universidade ou mundo digital repleto de ensinos e conhecimento.

Como leitora assídua, pediria muito que vocês republicassem este artigo sobre energia solar. Acho-o tão instrutivo que vale a pena colocar ele lá na frente para muitos verem esta maravilha de conhecimentos mostrados aqui.

Muito obrigada pela atenção. Continuem com este trabalho tão sensacional e humanitário, pois, tudo que vocês colocam aqui sei que custa muito além do tempo precioso de vocês, mas colocam tudo grátis. Que exemplo a ser seguido.

Mônica”

6 comments to Energia Solar: Energia Grátis Caindo dos Céus

  • wesley

    Sou eletricista residencial e gostaria imensamente de me aprofundar mais,como a tecnologia vem cada vez mais tomando conta da evoluçao,tambem gostaria de acompanhar e aprender muito,acontece que nao tenho recurssos financeiro,se voces puderem me ajudar,gostaria que me mandasse o projeto de energia solar ou ate mesmo uma pequena apostila sobre esse assunto,desde ja agradeço e que ”DEUS” os abençoe. conto com a compeensao e ajuda de vcs.

  • Robson Rocha

    Dr.Aecio, trabalho num abrigo acolhedor de crianças e adolescentes em situação de risco num distrito bem proximo a Palmas-TO, aqui o sol é praticamente o ano todo, o Senhor conhece algum projeto onde poderiamos conseguir para o nosso abrigo energia solar? A cia de energia eletrica do Tocantins nos cobra todos os meses mais de dois mil reais, é um absurdo e se conseguirmos uma parceria num projeto de E.Solar este dinheiro podera ser revertido para outras despesas em nosso projeto.
    aguardo e desde já muito obrigado!

  • Mônica

    Queridos e Queridas do MyBeloJardim

    Primeiramente quero parabenizar por este fantástico site. A qualidade e quantidade de informações e conhecimento ao alcance de todos que vocês colocam aqui e simplesmente impressionante.

    Todas a vezes que entre neste site é como penetrasse numa Universidade ou mundo digital repleto de ensinos e conhecimento.

    Como leitora assídua, pederia muito que vocês republicassem este artigo sobre energia solar. Acho-o tão instrutivo que vale a pena colocar ele lá na frente para muitos verem esta maravilha de conhecimentos mostrado aqui.

    Muito obrigada pela atenção. Continuem com este trabalho tão sensacional e humanitário, pois, tudo que vocês colocam aqui sei que custa muito além do tempo precioso de vocês, mas colocam tudo gratis. Que exemplo a ser seguido.

    Mônica

  • Alexandra

    I really liked your blog post.Thanks Again.

  • Gilberto F Lopes

    It’s really amazing how we’ve got the means to spare the planet from being anihilated by us. I wish you would publish articles on what can be home-made technologies so we won’t depend just on high-cost industrialized gear. We need do-it-yoursel projects.My regards!

  • É uma verdadeira obra de arte todo esse conhecimento, pergunto: quando poderemos ter uma torre dessa aqui em nosso estado, regiao, cidade, Belo Jardim? muito obrigado Dr. Aecio pelos presentes