AquaBioPonics

Tilápia – O Peixe da Multiplicação e de Todos Nós

Tilápia – O peixe da multiplicação e uma das mais importantes indústrias piscícolas do nosso planeta continua caindo de cheio nas graças e corações dos consumidores em todo o mundo.

Originada da África e Oriente Médio (Rios Nilo, Jordão e Mar da Galiléia), Tilápia, principalmente Tilápia Nilótica (Oreochromis niloticus (Linnaeus, 1758)),  é um das mais cultivadas espécies de água tropicais em todo o mundo. Tilápia foi um dos primeiros peixes cultivados no nosso planeta.

Senhorita Ivone com Tilápia Cultivada na Associação de Jovens Criadores de Peixes em Tanques Rede de Jatobá Pernambuco-Brasil com uma Tilápia de  7.2 kg (15.8 lb) – Recorde Mundial?

Figuras nos tumbas dos Faraós do Egito mostram tilápia cultivada em viveiros nas margens do Nilo.

Tilápia é considerado o peixe que Jesus multiplicou e alimentou as multidões. Em partes de Oriente Médio e Europa, uma das espécies de Tilápia é conhecida como, St. Peter Fish (Peixe de São Pedro).

Apesar do Panga (Pangasius hypophthalmus) ser hoje uma estrela mundial em aquicultura, o consumo global de Tilápia continua crescendo continuadamente.

Mais e mais consumidores ficam conscientes e familiares com o que é considerado um dos mais populares peixes do mundo, na atualidade.

Tilápia é especialmente indicada para o cultivo super intensivo e super-intensivo por sua resistência a doênças e baixo oxigênio. Outras importantes características: rápido crescimento, pouca exigência a qualidade da água e alta aceitação em praticamente todos tipos de mercados. Estas são algumas das razões do grande sucesso mundial de consumo de Tilápia.

Tilápia do Nilo ou Nilotica é a mais importante de todas as espécies de tilápias cultivadas. Juntamente com Tilápia Azul ( O. aurea ) e O. mossambica as três são responsáveis por mais de 90% de toda o cultivo de Tilápia no mundo inteiro.Contudo, Nilótica está bem a frente de todas as três.

Avanços em Sistemas Produtivos de Tilápia

Atualmente, com sistemas avançados de cultivo de re-circulação fechada como os AquaBioPonics e AquaFuelsponics não é mais necessário ir a procura de locais distantes com água abundante e grandes áreas para conseguir alto volume de produção de Tilápia.

Com estes sistemas o produtor ter condição de produzir grandes quantidades não somente de Tilápia, mas também verduras, legumes, vegetais, hortigranjeiros, biofertilizantes e green-bio-combustíveis junto dos grandes centros consumidores e distribuidores.

Tilápia –  Micro Sistemas AquaBioPonics Produzindo Tilápia, Verduras e Hortaliças  na Sala de Aula

Micro-Sistemas AquaBioPonics – MSABP –  têm sido utilizados como uma ferramenta didática e de aprendizagem altamente eficiente. MSABP funcionam como um  único laboratório de ciências  ensinando os estudantes ecologia aquática, biologia, física, matemática, química, economia, finanças…. e ao mesmo tempo capacita os alunos para serem especialistas em Sistemas Sustentáveis Integrados de Produção Intensiva de Alimentos em suas casas, quintais, sítios, e dai por diante.

Tilápia é o peixe que usamos em MSABP. O fato radical e super inovador que Til’pia e outros alimentos orgânicos saudáveis e de alta qualidade  estejam sendo produzidos atualmente na sala de aula na frente dos alunos em áreas urbanas ou rurais impactam positivamente a vida dos alunos como nenhum outro instrumento educacional e formação profissional.

Tilápia – Solidez a Nível Mundial

Hoje depois de mais de 30 anos de promover, treinar, capacitar, fomentar, planejar, idealizar, criar sistemas integrados e executar projetos desta espécie em várias partes do mundo,  vejo a Indústria da Tilapia alcançar representavidade e solidez a nível mundial.  Não é mais um sonho de alguns, é uma realidade.

Lembro-me dos anos 70’s e 80’s e mesmo dos 90’s quando poucos acreditavam que isto se tornasse realidade. Quando todos aqueles que acreditavam que tilapia seria em breve um dos peixes mais cultivados do mundo, expressavam seus sonhos, eram chamados de sonhadores do  impossível. Muito diziam que isto era um sonho sem nenhuma possibilidade de ser realidade.

Como sempre falo nos nossos cursos e treinamentos de liderança TQLSystems, se você tiver sonhos, nunca desista deles. Persista, lute, tenha fé e metalize-os  que um dia eles irão ser uma realidade multiplicada.

Contudo, para isto acontecer, você tem de começar agora mesmo a fazer alguma coisa concreta por seus sonhos (planeje-execute-analise-aja), senão eles vão continuar sendo somente isto – sonhos – e nada mais.

Como estão seus sonhos de ser um vencedor na sua profissão, trabalho, empresa ou no que você faz? O que você está fazendo para tornar estes sonhos em realidade?

Lembre-se sempre que para Deus o que realmente é importante é como voce faz, não o que você faz em tudo que quer atingir em sua vida. Começe hoje. Saia desta de horror pensando que para você não tem mais solução.

Você não imagina como tem realizacões na sua frente esperando sua ação.

Mais informações sobre Tilápia, Pangasius e Aquicultura:

1 comment to Tilápia – O Peixe da Multiplicação e de Todos Nós

  • Antonio Fagundes

    gostaria de saber para criar a tilapia sant peter, eu morro alfenas minas gerais tenho um terreno de 360m e meu cunhado cria tilapia no poço 4×8 gostaria de saber qual metragem minima e quantos quilos e quantos meses para o abate.