Pangasius: Vietnã Exporta $1,2 Bilhão de dólares em Pescado nos Primeiros 4 Meses de 2010

Processadora de Pangasius no Vietnâ
Processadora de Pangasius no Vietnâ

O volume de exportação de pescado (seafood) do Vietnã nestes primeiros 4 meses de 2010 (janeiro a abril) foi de $ 1,2 bilhão de dólares, uma aumento de  17 por cento comparado com o mesmo período do ano passado segundo anunciou ontem o Ministério de Agricultura deste país asiático .

O bagre vietnamita Pangasius (tra e Basa) e o camarão congelado permanecem os principais itens de exportação do Vietnã, atingindo uma receita de $ 307 e $ 220 milhões de dólares, respectivamente, mostrando um aumento de  15 por cento e 11 por cento comparados com o mesmo período em 2009.

A comunidade européia  continua sendo o mais importante mercado  de exportação de seafood do Vietnã seguidos pelo Japão e os Estados Unidos.

Enquanto o Vietnã fatura bilhões com seafood e aquicultura, o Brasil que tem tudo para ser uma potencia mundial de produção aquícola, continua com sua indústria aquícola perdendo competitividade internacional e importando pescado congelado do Chile, Noruega, Peru, China e até do Vietnã.

Quando será que as lideranças do setor aquícola do país vão mudar este panorama da aquicultura nacional e os órgãos governamentais vão abrir os olhos para este imenso potencial da nação Brasileira?

Mais informações sobre Pesca e Aquicultura:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *