AquaFuelPonics

50% dos Peixes Consumidos no Nosso Planeta É Agora Cultivado em Fazendas Aquícolas

Aquicultura e Tilápia:   Realidades e Forças Mundiais

Aquicultura e tilápia, lembramos bem quando iniciamos  fomento desta atividade. Era uma indústria incipiente com muitos desafios a vencer. Tilápia um peixe era desconhecido para muitos, apesar de provalvelmente ter sido o peixe do milagre da multiplicação.

Tilápia Nilótica - Raça Selecionada para Cultivo Super-Intensivo

Tilápia Nilótica - Raça Selecionada para Cultivo Super-Intensivo

Poucos acreditavam no que falávamos. Entretanto nos últimos anos  o cultivo de peixes deu um salto quântico e  responde atualmente pela metade de todos os peixes consumidos globalmente.

Isto é o que confirma um novo relatório elaborado por uma equipe internacional de pesquisadores. A  indústria de aquacultura estar se tornando cada vez mais eficiente e participante na economia alimentícia mundial.

 Os dados foram publicados destacam a importância sempre crescente da aquacultura no suprimento do nosso peixe ou proteína de cada dia.

O mais importante é que esta explosão mercadológica de consumo de peixe cultivados é uma realidade em todos os países e continentes. Isto cria uma imensa oportunidade de criação de empregos e rendas para os produtores rurais, se forem treinados, estimulados e assistidos da maneira correta.

Como tudo Mudou Nestes  26 Anos!

26 anos atrás quando começamos fomentar e estimular a produção de peixes, mas especificamente a tilápia, em varias partes do mundo, muitos não acreditavam neste peixe.  Diziam que éramos sonhadores. Isto  nunca daria certo!

Lembro bem quando em 1997, estávamos em um restaurante na cidade de Paulo Afonso na  Bahia e perguntamos aos garçons se eles tinham tilápia no menu?  Isto foi como que um insulto pra eles e elas. Paulo Afonso e terra do surubim e do dourado! O que era tilápia? Eles nem sabiam que tilápia era um peixe.

Bem, fazendo a história longo, curta, hoje tilápia é o quinto pescado mais consumido nos Estados Unidos e  Paulo Afonso estar exportando Tilápia. O Pólo de Aquicultura de Paulo Afonso, Jatobá, Itaparica e Belém do são Francisco inciado por nosso equipe técnica-científica é uma realidade mundial.

Processadora de Pescados Planejada Desenvolvida por Nosso Time para O Polo de Aquacultura de Paulo Afonso - Jatoba - Itaparica - Brasil

Processadora de Pescados Planejada e Desenvolvida por Nosso Equipe com a coordenação do Dr. Elias Cordeiro para O Polo de Aquacultura de Paulo Afonso - Jatoba - Itaparica - Brasil

Recentemente uma empresa Japonesa arrendou a processadora que nosso time planejou e instalou neste Pólo, injetando 20 milhões de dólares na que opera a planta.   Na cidade de Paulo Afonso  Tilápia estar em todos os Menus dos restaurantes e hotéis.  Vejam que mudança, transformação e inovação uma aquicultura planificada é capaz de gerar!
 
Aquicultura Alcançou um Marco Histórico em 2009

Sobre o ponto de vista mundial a aquicultura alcançou um marco histórico em 2009, suprindo metade do total de peixes e crustáceos para consumo humano. Entre 1995 e 2007, a produção global de peixes cultivados quase triplicou em volume. Atualmente a produção de peixes cultivados  já está superando a de capturados nos mares e rios.

Fazenda de Tilapia em Pleno Deserto do Arizona

Fazenda de Tilapia em Pleno Deserto do Arizona

Este aumento foi decorrente em parte à crescente procura dos consumidores pelos ácidos graxos ômega 3. Os peixes com alto teor de óleo, como o salmão, são uma importante fonte de ômega-3. Estes ácidos graxos são eficazes na redução do risco de doença cardiovascular, de acordo com o National Institutes of Health.

Baterias de Raceways de Produção Super-Intensiva de Tilápia em Paulo Afonso Bahia Brasil

Baterias de Raceways de Produção Super-Intensiva de Tilápia em Paulo Afonso Bahia Brasil

Na realidade, esta enorme expansão está sendo impulsionada pela demanda e a necessidade de termos opções na segurança alimentar, proteger o meio ambiente e satisfazer as novas dietas naturais.

A população esta cada vez mais consciente de consumir alimentos saudáveis elevando o consumo a cada ano. Aquacultura é a única opção de aumento da produção de pescados para satisfazer essa demando mundial.

É hora de fomentar, estimular e assistir os Pequenos e Médios Produtores Criarem Peixes
 
Este aumento de consumo e demanda abre uma oportunidade sem precedentes para os pequenos e médios produtores aumentarem sua renda pela prática da aquacultura. Neste sentido, o fomento, desenvolvimento e propagação do cultivo tecnológico em sistemas de circulação fechada é uma das grandes opções disponíveis aos produtores.

Sistema AquaBioPonics em Pequena Escala em Maui no Havai Produzindo Peixe, Verduras e Vegetais

Sistema AquaBioPonics em Pequena Escala em Maui no Havai Produzindo Peixes, Verduras e Vegetais

Um exemplo disto são os sistemas aquabioponics e/ou aquafuelponics que desenvolvemos principalmente onde água e espaço são fatores limitantes a produção.   Estes sistemas apresentam uma ímpar oportunidade para comunidades carentes com limitações de agua e terra possam não somente ter  sua própria segurança alimentar, mas,  terem uma renda adicional sustentável.

O Dinâmico Padre Antonio de Itaparica e Jotabá em Pernambuco que Juntamente com Vários Jovens Produtores Receberam Treinamento e Capacitação em Cultivo de Tilápia dado pelo Prof. Aecio D'Silva.

O Dinâmico Padre Antonio de Itaparica e Jotabá em Pernambuco que Juntamente com Vários Jovens Produtores Receberam Treinamento e Capacitação em Cultivo de Tilápia dado pelo Prof. Aecio D'Silva.

Contudo para isto se tornar realidade precisamos transferir conhecimento e tecnologia adaptadas a realidade local para os pequenos e médios produtores. Treinamento, capacitação e assistência técnica sérias com compromisso, ética e responsabilidades são chaves no sucesso de um programa de fomento de aquacultura como o de sistemas aquabioponics.

Membros da Associação de Jovens Criadores de Peixe em Tanques-Rêdê de Jatobá Liderados pelo Padre Antonio e Ivone Recebendo Treinamento Intensivo em Aquacultura

Membros da Associação de Jovens Criadores de Peixe em Tanques-Rêdê de Jatobá Liderados pelo Padre Antonio e Ivone Recebendo Treinamento Intensivo em Aquacultura

É isto que estamos fazendo em várias partes do mundo. Atuamos diretamente e através da AQUA-University. Achamos que treinamentos e assistência técnica aos produtores são chaves no sucesso de qualquer programa.

Jovens Produtores Alimentando os Peixes - Os Frutos e Resultadis de Um Treinamento TQLSytems

Jovens Produtores Alimentando os Peixes - Os Frutos e Resultadis de Um Treinamento TQLSytems

Dados nos têm mostrado que produção de alimentos e energia  são os maiores instrumentos para criarmos desenvolvimento integrado sustentável junto a comunidades carentes.

Dr. Elias Alves Cordeiro Ministrando Treinamento para Pessoal da Estacão de Produção de Alevinos em Paulo Afonso em Construção. Dr. Elias foi o Engenheiro Projetista Responsavel pelo Completo Projeto da Estação de Alevinos do Polo de Aquicultura

Dr. Elias Alves Cordeiro Ministrando Treinamento para Pessoal da Estacão de Produção de Alevinos em Paulo Afonso em Construção. Dr. Elias foi o Engenheiro Projetista Responsavel pelo Completo Projeto da Estação de Alevinos do Polo de Aquicultura

Estas atividades produtivas rurais geram empregos e aumentam a renda das populações agrícolas em qualquer país do mundo. E na sua região nao será diferente, mas alguém tem de dar o pontapé inicial com treinamento e capacitação!

Estacão de Produção de Alevinos no Polo de Aquacultura de Paulo-Afonso - Jatobá – Itaparica em Pleno Funcionamento

Estacão de Produção de Alevinos no Polo de Aquacultura de Paulo-Afonso - Jatobá – Itaparica em Pleno Funcionamento - A Maior do Setor Privado de todo o Mundo fora da China

Temas Relacionados:

(post republicado atualizado)

15 comments to 50% dos Peixes Consumidos no Nosso Planeta É Agora Cultivado em Fazendas Aquícolas

  • Maria Aparecida

    Boa noite!
    Sou de Minas e gostaria muito de saber sobre a criação de tilapias em tanques redes, como iniciar a criação, a documentação necessaria e o rendimento de 120 tanques de 2x2x2.Desde ja muito obrigada
    Maria Aparecida

    *******************************************************
    Alguém da área poderia ajudar a Maria Aparecida? Please, mande suas sugestões.

    MyBJ Admin

  • Leonam

    Olá. Há algum tempo venho pensando em desenvolver tilapicultura em tanques rede na região de Brumado-Ba. Como pude ver vocês tem vasta experiência em cultivo intensivo. Estou em fase de projeto para o desenvolvimento da atividade. Gostaria e receber informações. Congratulações pelo belo trabalho . Aguardo resposta.

  • Eduardo Crespo

    Belo artigo…

  • Alex Marques Resende

    Óla,

    Boa Tarde!!

    Sou estudante de Zootecnia da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Campus-Garanhuns.
    Gostei muito do trabalho desenvolvido por vocês, e gostaria de saber como entrar em contato para uma visita tecnica, se possivel. Estamos montando um grupo de estudos em Aquicultura e seria muito interessante conhecermos seu trabalho.

    Atenciosamente,

    Alex M. Resende

    **************************************
    Informação Encaminhada.

    MyBJ Equipe Técnica

  • Wallace Santana

    boa tarde, sou formado tecnico zootecnia pelo IFPE Vitoria de Santo Antão e estou com um projeto de tilapicultura em desenvolvimento, gostaria de saber se indo até Paulo Afonso poderia fazer uma visita na área de produçao? pois achei muito interesante e sofisticado a produção vista nas fotos acima.

  • hugo filipe

    excelente artigo.
    sou de recife-pe e gostaria de iniciar uma tilapicultura, porém estou carente de orientação. tais como: construção de tanque escavado, aquisição de alevinos, aeração… e principalmente onde posso me capacitar receber cursos. grato

    ***************************************
    E-mail enviado.

    Admin MyBJ

  • LUIZ

    gostaria de visitar a bateria de raceway de paulo afonso-ba.seria possivel enviar-me nome e tel de contato via e-mail da pessoa à qual devo procurar?.

    ***************************************************
    Resposta Enviada

    Admin MyBJ

  • tatiane aparecida alves mascarenhas

    Olá?
    moramos na sona rual na cidade ipirá BA, não temos aguadas, mandamos fazer algumas e todas deram furadas, e nosso sonho é ter uma criação de tilapia para fazer um pesque pague. Pois nossa fazenda é proxomo a cidade.

    O que fazer? espero sua resposta
    mim ajude a realizar esse sonho…
    Obrigada!

    • Prezada Tatiana

      Muito obrigado por visitar nosso MyBJ. Encaminhamos sua pergunta ao área de apoio Técnico para ver em se podem ajudar-lhe.

      Grato

      Admin MyBJ

  • Jefferson CArlos

    Boa Tarde,
    Eu fiquei muito impresionado, em como a aquicultura esta crescendo em todo o mundo, e garanto temos muito para crescer…
    Eu sou um estudante do curso de AQUACULTURA da Universidade Federal de MINAS GERAIS.
    Gostaria de saber se vocês tem agum meio de enviar notícias recentemente sobre AQUACULTURA, no meu imail..

    Atenciosamente.

    Jefferson Carlos Silva ALves

    **********************************************************
    Incluido.

    MyBJ Admin

  • marcio

    boa noite;eu gostaria de visitar a bateria de raceway de paulo afonso-ba.seria possivel enviar-me nome e tel de contato via e-mail da pessoa à qual devo procurar?.aguardo atenção.

    *********************************

    Informacao Solicitada.

    MyBJ Admin

  • ricardo

    Bom dia,gostaria de saber preço de tilápia, sou novo no ramo, e estou procurando preço de milheiro,não tem preço no site, mais estou no aguardo, obrigado desde já…

    ******************************
    Prezado Martinez

    Obrigado por visitar MyBeloJardom.com. Estamos enviando para voce alguns e-mails de produtores de alevinos de Tilapia no NE do Brasil, assumindo que voce eh do Brasil. Se viver em outro pais, por favor indique nos coments.

    Admin MyBJ

  • Romeu Custódio da Silva

    Parabéns pelo excelente projeto, se puder mande mais artigo.

  • Honestamente falando, fiquei muito empressionado com este tipo de projecto de cultivo de peixe em fazenda. Aqui em Angola temos espaços suficientes para practica desta actividade.Para alêm de tecnologias e formação o que mais é necessario para emplementar este projecto em Angola? É possivel nos fornecer todos requisito e o que é necessario para fazer isto um sucesso aqui no nosso país?

    Obrigado

    Salomão Soares

  • josé andré costa da rocha

    Excelente artigo mostrando o nosso potencial no desenvolvimento da economia, basta ter atitude positiva…
    Gostaria de visitar esse importante projeto do padre Antônio.obrigado pela valiosa informação