AquaBioPonics

Tilápia – O Peixe da Multiplicação e de Todos Nós

Tilápia – O peixe da multiplicação e uma das mais importantes indústrias piscícolas do nosso planeta continua caindo de cheio nas graças e corações dos consumidores em todo o mundo.

Originada da África e Oriente Médio (Rios Nilo, Jordão e Mar da Galiléia), Tilápia, principalmente Tilápia Nilótica (Oreochromis niloticus (Linnaeus, 1758)), é um das mais cultivadas espécies de água tropicais em todo o mundo. Tilápia foi um dos primeiros peixes cultivados no nosso planeta.

Senhorita Ivone com Tilápia Cultivada na Associação de Jovens Criadores de Peixes em Tanques Rede de Jatobá Pernambuco-Brasil com uma Tilápia de

Continue reading Tilápia – O Peixe da Multiplicação e de Todos Nós

AquaBioPonics

AquaFuelsPonics & AquaBioPonics: Sustentabilidade em Ação

AquaFuelsPonics & AquaBioPonics = Aquicultura + Biocombustíveis + Hidroponia

AquaFuelsPonics & AquaBioPonics: Neste e em futuros artigos vamos responder muitos e-mails que temos recebido pedindo mais informações sobre nossos Aquabusiness (Aquinegócios) sistemas AquabioPonics & AquafuelsPonics que produzem peixes, hortaliças, verduras, algas e biocombustíveis aquícolas em larga escala usando áreas reduzidas e muito menos água e, como tal, podendo ser localizados perto de áreas metropolitanas de grandes centros consumidores.

Grande e Pequena Escala de Sistemas AquaBioPonics/AquaFulesPonics (clique para ampliar)

O peixe básico e padrão para Bioponics (ABP) & Fuelsponics (AFP), como chamamos abreviadamente nossos sistemas AquaFuelsPonics & AquaBioPonics, é a

Continue reading AquaFuelsPonics & AquaBioPonics: Sustentabilidade em Ação

Algas

AquaBusiness: Resíduos de Algas como Alimentação Animal

Colaboração: Dr. John Kyndt – Head-Cientista do Programa de Energia Renovável do MT-Advanced Energy Creations Lab e Dr. Aecio D’Silva, Moura Tecnologies

Como temos mostrado em outros artigos, as algas são produtoras importante de óleo e, portanto, um emergente recurso para a produção de combustíveis alternativos.

Na realidade, o cultivo industrial de algas como um importante setor do Aquabusiness permite a produção de vários produtos, incluindo alimentos, fertilizantes, algal-químicos, suplementos nutritivos, produtos farmacêuticos e bio-combustíveis aquícolas.

O potencial aquabusiness do cultivo de algas para obtenção de tudo que consiguimos hoje com petróleo, está cada vez mais presente no nosso dia-a-dia.

Continue reading AquaBusiness: Resíduos de Algas como Alimentação Animal

AquaBioPonics

Pangasius: Crescendo, Expandindo e Abafando no Mercado Americano

O Aquabusiness do Pangasius no Vietnã continua expandindo apesar dos desafios de aumento de custo de insumos e movimentos internacionais contra o bagre asiático. Contudo, o Panga continua sendo um exemplo vivo de como a aquicultura pode ser uma aliada valiosa na geração de renda, empregos e prosperidade para os pequenos produtores de pescado.

Colhendo Pangasius (clique para ampliar)

Senão vejamos. O Vietnã exportou 153.062 toneladas de bagres tra (Pangasius) no valor de USD 376,4 milhões de dólares nos três primeiros meses de 2011 – aumento de 5,2 por cento em volume e 21,6 por cento em valor em

Continue reading Pangasius: Crescendo, Expandindo e Abafando no Mercado Americano

AquaBioPonics

Indonésia: Outro País Asiático Promovendo A-Todo-Vapor Aquicultura de Pangasius e Tilápia

A despeito de desafios imensos a ser vencidos, a Indonésia e outros países asiáticos estão promovendo agressivos programas de aquicultura visando os mercados internos e de exportações.

Tanques-Rede de uma Fazenda de Tilápia na Indonésia (clique para ampliar)

Novamente, Indonésia é outro país que mostra ao Brasil como a aquicultura pode ser um instrumento importante na criação de empregos, dinamização de economias regionais e aumento da oferta de pescados para toda a população.

Como pode ser visto nos relatórios mensais de importações de pescado, o Brasil com todo este potencial aquícola importou no ano passado mais de 1 bilhão

Continue reading Indonésia: Outro País Asiático Promovendo A-Todo-Vapor Aquicultura de Pangasius e Tilápia

AquaBioPonics

Aquabusiness – Biodiesel Aquícola: A Partir de Resíduos de Pescados

Processadora de Pescados Planejada Desenvolvida por Nosso Time para O Polo de Aquacultura de Paulo Afonso – Jatobá – Itaparica – Brasil

Tecnologias atuais de transesterificacão e gaseificação (pirolosys e plamalysis) permitem que os resíduos, fezes, restos, escórias, amparas e outras sobras de cultivo e processamento de Tilápia, Pangasius, especies amazônicas e outros tipos de peixes sejam usados como excelentes matérias primas para produção de que chamo Biocombustiveis Aquícolas tais como Biodiesel e outros tipos de biocombustíveis e derrivados.

O uso de gordura animal para produção de biodiesel não é uma tecnologia nova, entretanto a capacidade de adaptação desta

Continue reading Aquabusiness – Biodiesel Aquícola: A Partir de Resíduos de Pescados

Algas

Óleo de Pirólise Rápida: Matéria-Prima na Produção de BioCombustíveis e BioPlásticos

Há muitas maneiras de converter biomassa em combustíveis e produtos químicos úteis. Mas cada um tem suas vantagens e desvantagens.

Como acontece em larga escala no Brasil, leveduras e outros micro-organismos podem fermentar açúcares vegetais em bio-etanol, que por sua vez pode ser usado direto como combustível ou como aditivo da gasolina.

Contudo, quando usado como aditivo ou mistura, apenas quantidades moderadas de álcool (bio-etanol) podem ser adicionados à gasolina sem a necessidade de modificações nos motores.

Algas podem produzir bio-óleos e esta é uma opção que apresenta grandes possibilidades como temos mostrado em posts passados e artigos sobre biocombustíveis

Continue reading Óleo de Pirólise Rápida: Matéria-Prima na Produção de BioCombustíveis e BioPlásticos

AquaFuelPonics

50% dos Peixes Consumidos no Nosso Planeta É Agora Cultivado em Fazendas Aquícolas

Aquicultura e Tilápia: Realidades e Forças Mundiais

Aquicultura e tilápia, lembramos bem quando iniciamos fomento desta atividade. Era uma indústria incipiente com muitos desafios a vencer. Tilápia um peixe era desconhecido para muitos, apesar de provalvelmente ter sido o peixe do milagre da multiplicação.

Tilápia Nilótica – Raça Selecionada para Cultivo Super-Intensivo

Poucos acreditavam no que falávamos. Entretanto nos últimos anos o cultivo de peixes deu um salto quântico e responde atualmente pela metade de todos os peixes consumidos globalmente.

Isto é o que confirma um novo relatório elaborado por uma equipe

Continue reading 50% dos Peixes Consumidos no Nosso Planeta É Agora Cultivado em Fazendas Aquícolas

Angola

Tilápia Britânica Cultivada em Sistemas de Recirculação Fazendo Sucesso no Reino Unido

Quando Vamos Ver Isto também no Brasil, Portugal, Angola…?

A Tilápia britânica, como está sendo chamada, está sendo distribuida na maior cadeia de supermercados da Inglaterra, e a terceira de todo mundo (faturamento anual: US $99 bilhões), a rede Tesco. Os Peixes são produzidos em quatro fazendas em sistemas fechados de recirculação nas cidades de Yorkshire e Lincolnshire, no norte da Inglaterra.

Embora a Tilápia seja cada vez mais popular entre os consumidores de seafood do Reino Unido, esta é a primeira vez que Tilápia fresca produzida localmente foi disponibilizado no país.

Isto demonstra que a aquicultura super-intensiva praticada em

Continue reading Tilápia Britânica Cultivada em Sistemas de Recirculação Fazendo Sucesso no Reino Unido

AquaFuelPonics

Maximização do Uso da Água em Sistemas AquaBioPonics e AquaFuelsPonics

Maximização de Produção e Múltiplos Usos da Água na Produção de Pescados, Hortaliças, Verduras, Frutas, Biofertilizantes, Biogás e Biomassa para Green-Biocombustíveis

Sistemas Integrados AquaBioPonics e AquaFuelsponics operam através da recirculação e filtragem da água dos tanques de aquicultura (peixe ou crustáceos) em biofiltros e integrados cultivos hidropônicas permitindo que a água ser reutilizada e reciclada dentro do sistema.

Isso reduz drasticamente a quantidade de água e espaço necessários para produzir intensivamente grandes volumes de pescados, hortaliças, verduras, ervas medicinais, alguns tipos de frutas, biofertilantes e, quando em larga escala, biomassa para biocombustíveis e biogás.

Significando

Grande e Pequena Escalas

Continue reading Maximização do Uso da Água em Sistemas AquaBioPonics e AquaFuelsPonics

AquaFuelPonics

Primeiro Avião do Mundo Movido 100% a BioJetfuel feito de Algas Estreia no Berlin Air Show

Fatos históricos decisivos ocorreram esta semana (09 a 13 de Junho, 2010) no Berlin Air Show (ILA). Este é um dos mais importantes encontros de negócios aéreos de todo mundo. No ILA decisões são tomadas que afetam toda a indústria aeronaútica internacional. Neste encontro são formulados e fechados contratos bilionários.

Avião Completamente Movido a Biocombustíveis Aquícolas feitos de Algas no Air Berlin

Primeiro Avião 100% Movido a Algae BioJetFuel

Contudo, para todos nós pesquisadores e fomentadores de tecnologia de Biocombustíveis Aquícolas, o fato mais importante evento deste show foi quando no primeiro dia a EADS (conhecida

Continue reading Primeiro Avião do Mundo Movido 100% a BioJetfuel feito de Algas Estreia no Berlin Air Show

AquaFuelPonics

Por que o Brasil não é uma Potencia Mundial em Aquicultura?

Membro da Associação dos Jovens Criadores de Tilápia de Jatobá tendo Dignidade e Renda de 2-4 Salários Mensais

Como anunciamos em posts passados, atualmente a Aquicultura já é responsável por 50% de toda produção mundial de pescado. Aquicultura tanto marítima como continental estão atingindo níveis de tecnologia, produção e produtividade cada vez mais representativos em todo mundo.

Como temos também mostrado em vários posts do MyBeloJardim, o Brasil tem todas as condições de ser a curto prazo uma potencia mundial em Aquicultura e BioCombustíveis Aquícolas.

Como exemplo de modelos de sucesso, escrevemos artigos anteriores sobre o sucesso dos

Continue reading Por que o Brasil não é uma Potencia Mundial em Aquicultura?

AquaFuelPonics

Produtores Afirman: Importações de Pangasius Podem Destruir a Indústria Americana de Catfish

Os bagres Pangasius (Pangasius hypophthalmus) – tra e basa – cultivados no Vietnã já são exportados para 130 países em todo o mundo. Segundo dados vietnamitas, as exportações desta aquicultura localizada no vale do rio Mekong trouxeram para este país asiatico em 2009 uma receita de 1,34 bilhões de dólares .

Os lagos e reservatórios da Chesf no vale do rio São Francisco no Nordeste do Brasil com água e condições dezenas de vezes superiores ao rio Mekong poderiam gerar igual ou muito maior receita se projetos como o do Padre Antonio e Ivone fossem multiplicados e estimulados. Por

Continue reading Produtores Afirman: Importações de Pangasius Podem Destruir a Indústria Americana de Catfish

AquaFuelPonics

Biodiesel Aquícola: Transformando Poluidor em Valioso Combustível

Aquicultura é uma das atividades de maior crescimento em todo mundo. Lembro nos anos 70´s e 80’s quando afirmava que a aquicultura seria a base da produção de pescado do planeta, muitos diziam que isto era impossível.

Bem, o setor aquícola é atualmente responsável por 50% de toda produção mundial de pescado. Os dados mostram que devido à estabilização e em muitos casos, a queda brusca da atividade extrativa pesqueira, a aquicultura é a única opção que existe para suprir a demanda de pescado atual e futura.

No entanto o aumento da produção aquícola traz consigo o correspondente acréscimo dos

Continue reading Biodiesel Aquícola: Transformando Poluidor em Valioso Combustível

APPC no seu Dia-a-Dia

Projeto das Associações de Piscicultores do Padre Antonio e Ivone Trazendo Dignidade e Renda de 2-4 Salários Mensais

Membro da Associação dos Jovens Criadores de Tilápia de Jatobá

O Projeto das Associações de Piscicultores em tanque-rêdes do Padre Antonio e Ivone Lisboa no Pólo de Aquacultura de Petrolândia, Jatobá, Itaparica e Itacuruba continua crescendo e atingindo pessoas que antes não tinham perspectivas e esperanças de vida.

São inúmeros os e-mails que recebemos no MyBeloJardim parabenizando, agradecendo e estimulando o trabalho do Padre e Ivone.

O modelo sustentável das associações de piscicultores liderados pelo Padre Antonio e Ivone Lisboa no Rio São Francisco Pernabucano é reconhecido internacionalmente inclusive com prêmios mundiais que os projetaram para muito além da

Continue reading Projeto das Associações de Piscicultores do Padre Antonio e Ivone Trazendo Dignidade e Renda de 2-4 Salários Mensais

AquaFuelPonics

Chlamydomonas reinhardtii – Algal Biotecnologia na Produção Industrial de Bio-Fármacos

Em posts anteriores temos escrito sobre o potencial de algas para produzir biocombustíveis aquícolas e a consequente criação de pólos Algal-Químicos (similares aos PetroQuímicos).

Além deste potencial, algas também oferecem uma grande e desafiante possibilidade de desenvolvimento de pólos Algal-BioFarmacêuticos visando a produção industrial a baixo custo de fármacos tais como anticorpos monoclonais, interleucinas e hormônios de crescimento humano.

Chlamydomonas reinhardtii – O que esta Alga Tem de Tão Especial?

Chlamydomonas Ampliadas 10000x

Sempre digo em minhas aulas, palestras e conferências que a C. Reinhardtii é a micro-alga de mil-e-uma-possibilidades. Afirmo isto, devido ao fato que entre todas

Continue reading Chlamydomonas reinhardtii – Algal Biotecnologia na Produção Industrial de Bio-Fármacos

AquaFuelPonics

Algas: Uma das Mais Promissoras Matéria-Prima para Produção de BioCombustívies Aquícolas

Algas: Recentes dados divulgados nos Estados Unidos estimaram que o potencial futuro do mercado de biocombustíveis aquícolas baseados em algas é estimado atualmente em US $1,9 trilhões de dólares.

Empresas Estão Investindo Fundo em Algas para Biocombustiveis Aquicolas

Algas são consideradas uma das mais promissoras fontes de energia renovável em todo mundo. Atualmente, empresas em muitos países estão investindo imensas somas de recursos na pesquisa do melhoramento genético, produção em grande escala e industrialização de algas.

Somente a Exxon Mobil está investindo com o grupo de Craig Venter da Synthetic Genética, US $600 milhões de dólares

Continue reading Algas: Uma das Mais Promissoras Matéria-Prima para Produção de BioCombustívies Aquícolas

AquaFuelPonics

WWF Libera para Comentários Rascunho (Draft) das Normas e Padrões Globais de Aquicultura Responsável de Camarão

Segundo dados da WWF, o camarão é um dos mais populares frutos do mar em todo o mundo. Cerca de 5 milhões de toneladas de camarão são produzidas anualmente. As fazendas de camarão em várias partes do mundo desempenham um papel importante na criação de empregos e atender a demanda deste importante seafood produto.

A carcinocultura cresceu 900% durante os anos 1990 e é uma das formas de aquicultura de mais rápido crescimento no planeta, respondendo atualmente por um terço do camarão produzido globalmente.

A China é o maior produtor mundial, seguido pela Tailândia, Indonésia, Índia, Vietnã, Brasil, Equador e

Continue reading WWF Libera para Comentários Rascunho (Draft) das Normas e Padrões Globais de Aquicultura Responsável de Camarão

AquaFuelPonics

Lançado no Vale do Silício Gerador de Eletricidade Baseado em Inteligentes Células de Combustível

Numa conferência de imprensa nesta semana, a empresa Bloom Energy do Vale do Silício na Califórnia exibiu sua nova tecnologia que muitos não acreditavam, mas agora é uma realidade de mercado que pode revolucionar as fontes de combustíveis do mundo.

As Células de Combustível da Bloom Energy

São as inteligentes células de combustível (“Fuel Cells”) surgindo no nosso dia-a-dia.

As células de combustível são baterias (pilhas) que convertem energia química diretamente em energia elétrica e térmica, elas possuem uma operação contínua graças a alimentação constante de um combustível.

Isto é, a tecnologia usa reações químicas para criar

Continue reading Lançado no Vale do Silício Gerador de Eletricidade Baseado em Inteligentes Células de Combustível

APPC no seu Dia-a-Dia

Cultivando Peixes e Outros Super-Alimentos em Sistemas AquabioPonics

Grande e Pequena Escala de Sistemas AquaBioPonics de Cultivo Integrado de Tilapia, Verduras e Hortaliças

Conforme relatamos no post sobre brócolis, além de peixes, podemos também cultivar-consorciar-integrar brócolis, couve-flôr, couves, repolhos, rúcula, espinafre, kale e outros super-alimentos orgânicos em sistemas AquaBioPonics em áreas urbanas e metropolitanas com uso mínimo de água e espaço.

Estes alimentos fundamentais na nutrição humana podem ser incorporados na dieta alimentar sendo cultivados pelas próprias famílias em seus jardins, hortas, quintais, sítios, hortas comunitárias, hortas escolares e outros locais na própria comunidade.

Programa de AquaBioPonics no Havaí

No início desta década desenvolvemos um programa

Continue reading Cultivando Peixes e Outros Super-Alimentos em Sistemas AquabioPonics

AquaFuelPonics

BioCombustíveis Aquícolas a Partir de Algas: Inteligente Alternativa para a Crise do Petróleo

Algas – Algas Secas – Biocombustiveis Aquícolas

Os biocombustíveis aquícolas, bioplásticos e outros alga-químicos produzidos a partir de algas (marinhas e de agua-doce) juntamente com outras fontes de energias renováveis irão desempenhar um papel vital para complementar e até substituir a era do petróleo.

Afinal, o petróleo fóssil é nada mais, nada menos do que algas que foram submetidas a um longo período de transformação química à elevadas temperaturas e pressões. As algas são a matéria primas do petróleo.

Deste modo faz todo sentido imitarmos e usarmos a mesma matéria-prima que a natureza usou para chegar ao petróleo

Continue reading BioCombustíveis Aquícolas a Partir de Algas: Inteligente Alternativa para a Crise do Petróleo

AquaFuelPonics

Doença Afeta Produção Chinesa de Tilápia em 2009, mas Produção Pode Chegar a 1,15 Milhões de Toneladas

Tanque-Rede de Tilápia

Segundo um recente relatório do Departamento de Agricultura Americano uma epidemia de bactérias afetou a produção de tilápia na China em 2009.

O USDA Agriculture Service (FAS) informou que um surto de streptococcus entre julho e setembro do ano passado impactou a produção de tilápia em quatro das maiores províncias produtoras – Guangdong, Guangxi, Hainan e Fujian – elas representam cerca de 90 por cento do total da produção de tilápia do país asiático.

Contudo dados recentes informam que a situação está melhorando em 2010, como resultado de uma vacina desenvolvida para evitar futuros surtos.

“A

Continue reading Doença Afeta Produção Chinesa de Tilápia em 2009, mas Produção Pode Chegar a 1,15 Milhões de Toneladas

AquaFuelPonics

Exportações de Pangasius Duplicam para o Mercado Russo

Processadora de Pangasius no Vietnã

Exportações originados de aquicultura do bagre vietnamita Pangasius (Pangasius hypophthalmus) para a Rússia aumentaram fortemente em novembro e no primeiro semestre de Dezembro de 2009, duplicando de volume quando comparado com o mesmo período do ano passado.

Com base nas estatísticas de comercio exterior do Vietnam, o país faturou U$ 63,9 milhões de dólares americanos e exportou 39.176 toneladas de Pangasius para o mercado Russo nos primeiros onze meses de 2009.

Para aumentar ainda mais o volume de exportações do Pangasius para o mercado mundial, O Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural Vietnamita (MARD)

Continue reading Exportações de Pangasius Duplicam para o Mercado Russo

AquaFuelPonics

Aquicultura Mundial em Plena Expansão

Como anunciamos em posts passados, atualmente a Aquicultura já é responsável por 50% de toda produção mundial de pescado. Aquicultura tanto marítima como continental estão atingindo níveis de tecnologia, produção e produtividade cada vez mais representativos em todo mundo.

Tecnologias avançados como os sistemas Aquabioponics e Aquafuelponics (que maximizam o uso de água e espaço) permitem que megas projetos integrando piscicultura-horticultura-biocombustíveis tendo a ativa participação de pequenos, médio e grandes produtores possam ser implementados em regiões metropolitanas dos grande centros consumidores.

Por outro lado, dados mostram que a produção pesqueira marítima está estabilizada ou em declínio. Em muitas partes dos

Continue reading Aquicultura Mundial em Plena Expansão

AquaFuelPonics

Pangasius: A Nova Estrela da Aquicultura Mundial

Pangasius sp Cultivado no Vietnam

Você já ouvir falar ou se deparrou em algum supermercado com o bagre Pangasius (Pangasius hypophthalmus)ou bagre vietnamita?

O bagre Pangasius hypopthalamus é bastante conhecido no mundo de aquariofilia, como iridescent shark ou sutchi catfish. Como peixe para alimento ele era um completo desconhecido até recentemente.

Pangasius é um bagre de água quente tropical que cresce a um máximo de 1,3 metros de comprimento atingindo 44 kg. É um “air-breathing fish” (respiração bi-modal na água e aérea ), o que lhe permite tolerar baixos níveis de oxigênio dissolvido.

Em regime semi-intensivo de

Continue reading Pangasius: A Nova Estrela da Aquicultura Mundial