A Guerra do Cafish Americano vs Pangasius Asiático Continua Cada Vez Mais Acirrada

Indústria do Pangasius no Vietnã
Indústria do Pangasius no Vietnã

A chamada “guerra do Cafish Americano (Ictalurus punctatus) vs Pangasius Asiático (Pangasius hypophthalmus),” travada pelos piscicultores de catfish dos Estados Unidos contra os produtores da Ásia, principalmente do Vietnã , voltou a aquecer e entrar em ebulição novamente.  Desde 2002 quando tudo começou que as batalhas estão rolando.

Os aquacultores norte-americanos do delta do Mississipi estão em pé de guerra e super furiosos, e não é para menos. A cada dia perdem mais participação no mercado que eles antes reinavam e comandavam. Mas agora o peso das importações asiáticas do pangasius está cada vez mais dominando o mercado dos irmãos aqui do Norte.

Agora a fervura está às alturas com os estadunidenses reagindo e usando tudo o resto para sensibilizarem o mercado para os problemas de qualidade que afirmam existir na indústria asiática.

Vídeo Colocado no  YouTube

Como parte desta campanha ou guerra de mercado, recentemente a Associação dos Produtores Americanos de Catfish produziu  um vídeo de quatro minutos de alta qualidade e colocaram no  YouTube. Eles mostram cenas e dados dos viveiros poluídos usados para cultivar o bagre vietnamita.

O vídeo foi produzido para colocar maior pressão sobre os inspectores alimentares federais em um esforço para provar que muitos  dos peixes importados são contaminados e perigosos para os consumidores.

Eles estão liderando um esforço para que o USA  Departmento de Agricultura (USDA), coloquem em prática o que a lei preconiza. Isto é: usem os mesmos padrões para os asiáticos que eles usam para o catfish americano.

Acontece que com a politica do Pres. Obama de não melindrar ninguem que possa criar desafios aos Estados Unidos, os inspectores não receberam as normas até agor. Em outras palavras, nada de fiscalização nas importações asiáticas. Isto deveria ser feito desde 2008 como manda a lei.

A única exceção é o USDA do estado do Alabama que tem consistentemente condenado boa parte das importações tanto de pangasius como de camarão vindos da Ásia. No Alabama quase um em cada cinco embarques de seafood asiáticos foi encontrado com contaminantes  químicos potencialmente mortal ou drogas que são proibidas pelos Estados Unidos no cultivo de catfish.

Na Farm Bill de 2008 (legislação que controle o setor), os piscicultores de catfish inseriram com sucesso uma disposição para tirar do FDA a responsabilidade de inspecções dos peixes importados,  transferindo-a para o  USDA, cuja regidez e reputação na fiscalização de alimentos são bem conhecidas.

Para complicar ainda mais as coisas, alguns dos bagres importados para os USA do Vietnã não são, tecnicamente, catfishes e sim basa, tra, e pangasius, comumente chamado de “bagre vietnamita”.

Atualmente, o FDA continua responsável pela inspeção dos bagres e outros frutos do mar até o USDA regulamente a inspeção. O FDA somente consegue inspecioanar dois por cento dos 5,2 bilhões de quilos de seafood  importado pelos Estados Unidos de países estrangeiros anualmente, de acordo com o Government Accountability Office.

Inconformados com esta situação, os produtores de Catfish da América desenvolveram este vídeo de quatro minutos no YouTube mostrando para todo mundo ver, fotos de bagres do rio cultuivados no rio Mekong com os poluentes  despejados diretamente dentro do viveiros de produção de camarão e pangasius.

Por outrao lado, o Instituto Nacional de Pesca, que representa os importadores asiáticos, diz que este vídeo é uma tentativa dos produtores americanos de impedir de todas as maneiras que um produto de alta qualidade seja vendido mais barato no mercado estadunidenses.

Bem, agora voce pode assistir ao vídeo e tire suas próprias conclusões desta guerra que não mostra nenhum sinal que está perto do fim, nem mesmo perto do fim do começo. Capriche o ouvido no Inglês!

Mais informações sobre  Aquicultura:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *