Algas

Bio-Querosene: Lufthansa Suspende Voos de Biocombustíveis por Falta de Fornecedores

Bio-Querosene – Lufthansa, que testou biocombustíveis em mais de 1.000 voos, parou abrutamente os testes de biocombustíveis em seus aviões porque esgotou seus estoques de querosene biossintético e não existe produção disponível no mercado.

Bio-querosene de Aviação – Jato da Lufthansa Alimentada com BioJetFuels (clique para ampliar)

A companhia aérea alemã Lufthansa terminou a sua experiência de seis meses usando querosene biossintético com mais um vôo -teste transatlântico nesta quinta-feira passada.

O Boeing 747-400 deixou Frankfurt para Washington DC transportando cerca de 40 toneladas de uma mistura de combustível biossintético.

A empresa

Continue reading Bio-Querosene: Lufthansa Suspende Voos de Biocombustíveis por Falta de Fornecedores

Bio-querosene de Aviação

BioQuerosene: Empresa Americana vai Plantar 30 mil Hectares de Pinhão Manso no Brasil

BioQuerosene – Foi publicado esta semana em jornais americanos que uma empresa da Califórnia ligada a Airbus SAS anunciou que vai plantar 30 mil hectares de pinhão manso no Brasil para produzir bio-querosene de aviação a preços competitivos e até abaixo dos atuais combustíveis de aviação tradicionais usados nas aeronaves comerciais.

BioQuerosene – Plantação e Sementes de Pinhão-Manso (clique para ampliar)

Segundo foi noticiado, a empresa que tem também o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento vai produzir óleo de jatropha (pinhão manso) não refinado a um preço de venda ao redor de US $ 75-80 dólares o barril.

Continue reading BioQuerosene: Empresa Americana vai Plantar 30 mil Hectares de Pinhão Manso no Brasil

Bio-querosene de Aviação

Bioquerosene: Aeromexico Realiza Primeiro Voo Transcontinental

Bioquerosene: Aeromexico Realiza Primeiro Voo Transcontinental Comercial Usando Biocombustível

Bioquerosene – No México, a empresa aérea Aeromexico fez nesta segunda-feira à noite o primeiro voo transcontinental de passageiros usando bioquerosene (Bio-SPK), aprovado recentemente pela ASTM International e produzido pela Honeywell.

Bioquerosene: Boeing 777-200ER da Aeromexico ao Chegar em Madri

O voo da Aeroméxico AM 001, partiu da Cidade do México para Madrid na Espanha. O jato foi um Boeing 777 transportando 277 passageiros.

Este voo inaugural usou uma mistura de querosene de aviação tradicional e Bioquerosene feito de Pinhão manso (jatropha) produzidolocalmente.

O combustível para o voo

Continue reading Bioquerosene: Aeromexico Realiza Primeiro Voo Transcontinental

Algas

Bioquerosene: Revolução na Aviação Mundial

Bioquerosene de Aviação A Revolução dos Biocombustíveis na Aviação Civil e Militar

Bioquerosene: Muito antes que biocombustíveis tivessem a visibilidade e aceitação que têm hoje, temos escrito, promovido e divulgado em nossos projetos, treinamentos, cursos, palestras, seminários, livros e papers o que chamamos de revolução dos biocombustíveis.

Turbina de Jato da Lufthansa Abastecido com Bioquerosene (clique para ampliar)

Há alguns anos passados escrevemos um artigo ancora sobre este assunto que gerou repercussão na indústria com opiniões tanto favoráveis como não tão positivas. Alguns chegaram afirmar isto nunca seria uma realidade.

Lembro-me claramente quando

Continue reading Bioquerosene: Revolução na Aviação Mundial

Bio-querosene de Aviação

Bioquerosene de Aviação Decolando em Voos Regulares

A Alemã Lufthansa Airlines Começou a Operar Vôos Regulares Usando em Suas Aeronaves Misturas de Biojetfuels ou Bioquerosene de Aviação.

Bioquerosene de Aviação – Jato da Lufthansa Alimentada com BioJetFuels (clique para ampliar)

Biojetfuels, Bioquerosene de Aviação ou Bio-SPK refinados a partir de óleo de Pinhão-manso, Camelina e Gorduras animal é o que a Lufthansa Airlines está usando em quatro voos diários entre Hamburgo e Frankfurt desde sexta-feira passada.

Apesar de outras empresas aéreas, como a Virgin Atlantic, Continental, TAM, Japan Airlines, New Zealand Airlines e Royal KLM Ductch Airlines tenham feitos vôos testes usando

Continue reading Bioquerosene de Aviação Decolando em Voos Regulares

Bio-querosene de Aviação

BioJetFuels: ASTM Aprova Oficialmente o Uso de Biocombustíveis na Aviação Comercial

Em Washington Momento Histórico, ASTM Aprovou Formalmente a Especificação de Bio Querosene para Aviação, o Bio-SPK – Abrindo Um mercado de USD $139 bilhões de dólares/ano para as Indústrias de Biocombustíveis.

Isto permitirá que a partir de agora o uso de até 50 por cento de combustível renovável hydroprocessado feito a partir de matérias-primas como pinhão manso, microalgas e camelinas possa ser usado misturado normalmente com o querosene fóssil em vôos comerciais.

A decisão publicada hoje no site da ASTM International permite que as companhias aéreas operem aviões de passageiros utilizando derivados de até 50 por cento de biocombustíveis feitos

Continue reading BioJetFuels: ASTM Aprova Oficialmente o Uso de Biocombustíveis na Aviação Comercial

Algas

BioJetFuels: Gulfstream Passa a Boeing no Primeiro Vôo Movido a Biocombustível a Cruzar O Atlântico

Executive Jet Gulfstream G450 (clique para ampliar)

A corrida pelo pionerismo no uso de bio querosene de aviação esquenta com as grandes empresas aeronáuticas lutando pela pole position no ranking de largada e campeã na chegada.

Como mostramos em artigo anterior ( BioJetFuels: Boeing 747-8F Vai Cruzar o Atlântico Usando Biocombustível) , a Boeing seria a primeira empresa a reivindicar o primeiro vôo transatlântico movido a biojetfuels.

Contudo a honra de conseguir o primeiro vôo transatlântico de um jato movido a biocombustível, que pegou muitos de surpresa, vai para a Gulfstream Aerospace Corp localizada em Savannah, Geórgia, derrotando o

Continue reading BioJetFuels: Gulfstream Passa a Boeing no Primeiro Vôo Movido a Biocombustível a Cruzar O Atlântico

AquaBusiness

BioJetFuels: Boeing 747-8F Vai Cruzar o Atlântico Usando Biocombustível

Boeing 747-8 Intercontinental (clique para ampliar)

Boeing anunciou hoje que um dos seus cargueiros 747-8 será o primeiro jato comercial a fazer um vôo transatlântico alimentado parcialmente por um combustível renovável.

De acordo com a gigante da aviação, três experientes comandantes irão pilotar o novo avião até o Paris Air Show que começa nesta segunda-feira usando uma mistura de 15 por cento de biocombustível feito a parti de camelina. O restante 85 por cento será combustível tradicional de aviação ou Jet-A querosene.

Para todos que acompanham MyBeloJardim (Você Já Ouviu Falar da Camelina sativa para Produção de Bio-Querosene de

Continue reading BioJetFuels: Boeing 747-8F Vai Cruzar o Atlântico Usando Biocombustível

Bio-querosene de Aviação

BioJetFuels Aprovado: Biocombustível para Aviação Aprovado pela ASTM

BioJetFuels Aprovado – Dia histórico para todos que participam da indústria de combustíveis renováveis para Aviação. Os Biocombustíveis para empresas aéreas ou BioJetFuels baseados em Algas (Aquícolas) Pinhão-manso, Camelina, Resíduos Municipais e Celulose foram Aprovados pela ASTM International.

BioJetFuels Aprovado – Embraer Regional Jet 145 Poderá Voar com Biocombustíveis no Futuro Próximo(clique para ampliar)

ASTM International (ASTM), originalmente conhecida como o American Society for Testing and Materials, é uma organização de padrões internacionais que desenvolve e publica consensual e voluntária normas técnicas para uma ampla gama de materiais, produtos, sistemas e serviços.

As companhias aéreas e todos nós envolvidos

Continue reading BioJetFuels Aprovado: Biocombustível para Aviação Aprovado pela ASTM

Agricultura

Pinhão-Manso: Boeing Divulga Estudo de Sustentabilidade de Jatropha para Produção de Biojetfuels

A empresa aeroespacial Boeing divulgou esta semana pesquisa realizada pela Universidade de Yale mostrando um potencial significativo da produção de combustível de aviação baseado em óleo extraído das sementes de Jatropha curcas.

O estudo mostrou que, se devidamente cultivado, o pinhão manso poderia oferecer importantes benefícios ambientais e socioeconômicos para o Brasil, México e toda América Latina, além de reduzir a emissão de gases com efeito de estufa (GEE) em até 55 por cento quando comparados com a produção de combustíveis de petróleo.

O estudo usou um cenário ou modelo de referência, que pressupõe um rendimento médio de 4 toneladas

Continue reading Pinhão-Manso: Boeing Divulga Estudo de Sustentabilidade de Jatropha para Produção de Biojetfuels

Bio-querosene de Aviação

Bio-Querosene: Vôo Mexicano Usa Biocombustível de Pinhão Manso em um Airbus-320

A Empresa aérea mexicana Interjet realizou na semana passada o primeiro vôo na história da aviação mexicana usando biocombustíveis.

O avião, um Arbus 320, decolou de um aeroporto próximo da Cidade do México até o aeroporto Internacional de Tuxtla Gutiérrez, Chiapas no sul do país.

O biocombustível foi produzido a partir de pinhão manso cultivado localmente no estado sulista de Chiapas. Segundo a Airbus, o vôo de demonstração visa acelerar a comercialização do biocombustível na aviação neste país latino.

O vôo é parte de um programa de dois anos no qual a empresa aérea mexicana tenta desenvolver uma cadeia de

Continue reading Bio-Querosene: Vôo Mexicano Usa Biocombustível de Pinhão Manso em um Airbus-320

Bio-querosene de Aviação

BioJetFuels: Bio Querosene de Aviação Quebra a Barreira do Som

A Indústria Aeroespacial – Um Enorme Mercado para BioJetFuels

Perdidos em meio a acontecimentos trágicos do Japão e da agitação permanente no Oriente Médio quase que não foi percebida uma notícia histórica de um avanço significativo acontecido esta semana na tecnologia de biocombustíveis de aviação.

F-22- Abastecido com BioJetfuel de Camelina (clique para ampliar

Uma aeronave F-22 Raptor da Força Aérea dos EUA alimentado por uma mistura 50/50 de combustível JP-8 convencional à base de petróleo e biocombustível feito a partir de óleo de camelina, quebrou a barreira do som, atingindo uma velocidade de Mach 1,5 (1770 km/h)

Continue reading BioJetFuels: Bio Querosene de Aviação Quebra a Barreira do Som

Bio-querosene de Aviação

Brasil na Luta para Assumir a Liderança Mundial em Bio-Querosene de Aviação

Agora não somente consolidado em Bio-Etanol, mas o Brasil entra firme também como sério candidato à liderança mundial no desenvolvimento e produção dos chamados Bio-Combustíveis Avançados, como o Bio-Querosene De Aviação.

Esta semana a TAM Linhas Aéreas em conjunto com a Airbus, Brasil Ecodiesel (produtora de biocombustíveis a partir de pinhão manso), Curcas Energias Renováveis e AirBP (a divisão de aviação especializada da British Petroleum) anunciaram que vão construir uma usina no Brasil de biocombustíveis para uso na aviação ou “bio-querosene combustível” com o objetivo de “substituir progressivamente combustíveis fósseis com biocombustíveis.

Como temos acompanhado aqui no MyBeloJardim, a iniciativa

Continue reading Brasil na Luta para Assumir a Liderança Mundial em Bio-Querosene de Aviação

Algas

Óleo de Pirólise Rápida: Matéria-Prima na Produção de BioCombustíveis e BioPlásticos

Há muitas maneiras de converter biomassa em combustíveis e produtos químicos úteis. Mas cada um tem suas vantagens e desvantagens.

Como acontece em larga escala no Brasil, leveduras e outros micro-organismos podem fermentar açúcares vegetais em bio-etanol, que por sua vez pode ser usado direto como combustível ou como aditivo da gasolina.

Contudo, quando usado como aditivo ou mistura, apenas quantidades moderadas de álcool (bio-etanol) podem ser adicionados à gasolina sem a necessidade de modificações nos motores.

Algas podem produzir bio-óleos e esta é uma opção que apresenta grandes possibilidades como temos mostrado em posts passados e artigos sobre biocombustíveis

Continue reading Óleo de Pirólise Rápida: Matéria-Prima na Produção de BioCombustíveis e BioPlásticos

Bio-querosene de Aviação

Você Já Ouviu Falar da Camelina sativa para Produção de Bio-Querosene de Aviação?

Campos de Cultivo de Camelina sativa (clique para ampliar)

Camelina (Camelina sativa) é nativa da Europa e é um membro da família vegetal das Brassicaceaes e uma prima distante da canola.

O óleo extraído das sementes desta planta tem sido usada há séculos como combustível para lamparinas e outros usos.

Estudos mostram que até 2025 os Estados Unidos estarão produzindo quase 4 bilhões de litros de biocombustívies em forma de querosende de aviação e biodiesel derrivados de Camelina, criando mais de 25 mil empregos e faturando cerca de US $5.5 bilhões de dólares anuais.

Camelina até recentemente era considerada

Continue reading Você Já Ouviu Falar da Camelina sativa para Produção de Bio-Querosene de Aviação?

Bio-querosene de Aviação

BiojetFuels: Lufthansa Vai Iniciar em 2011 Testes de Bio-Querosene de Aviação em Rotas Comerciais

A Lufthansa anunciou em Berlim hoje que comecará em seis meses testes com biocombustíveis usando um Airbus A321 em voos comerciais normais na rota Hamburgo-Frankfurt-Hamburgo.

Neste passo histórico e pioneiro, um dos motores da aeronave irá utilizar uma mistura 50-50 de biocombustível e querosene tradicional.

O objetivo principal do projeto é realizar um ensaio a longo prazo para estudar o efeito dos biocombustíveis sobre a manutenção e vida útil dos motores.

A Lufthansa será a primeira companhia aérea do mundo a utilizar o biocombustível em operações de voo no âmbito de um processo de longo prazo. Este é mais um

Continue reading BiojetFuels: Lufthansa Vai Iniciar em 2011 Testes de Bio-Querosene de Aviação em Rotas Comerciais

Aquicultura

Biocombustíveis Aquícolas: Anunciada a Descoberta de uma “Super Alga” nas Costas do Canadá

A maior produtora de suplementos de Omega-3 do planeta, a Ocean Nutrition baseada em Halifax no Canadá, anunciou esta semana que descobriu uma super alga nas águas da costa atlântica do Canadá que pode mudar o futuro da produção do biocombustível aquícola principalmente o querosene de aviação ou jet-fuels.

Segundo especialistas da empresa, esta espécie de “super-alga” é dramaticamente mais eficiente na produção de óleo do que qualquer outro tipo de alga identificado até hoje, apresentando um grande potencial para ser usada na produção de biocombustíveis aquícolas.

Eles afirmaram que esta alga unicelular recém-descoberta é 60 vezes mais produtivas do

Continue reading Biocombustíveis Aquícolas: Anunciada a Descoberta de uma “Super Alga” nas Costas do Canadá

Bio-querosene de Aviação

Biocombustíveis Aquícolas: A Corrida da Super Alga

Indiscutivelmente, as algas são praticamente a perfeita biomassa para produzir biocombustíveis aquícolas. Contudo mesmo com todas estas vantagens e merecimentos, o sucesso real do uso massivo industrial de algas para propdução de bioenergia depende fundamentalmente dos avanços de engenharia genética desenvolvidos nestas espécies.

Produção Direta de Óleo Bruto de Algas (clique para ampliar)

Falando claramente, o futuro da viabilidade comercial de algas para biocombustíveis está nos laborátorios de genética deste mundo.

A menos que tenhamos uma “super-alga” campeã, o resto do processo produtivo, ou seja, a aquicultura eficiente, nutrientes de baixo custo, métodos super eficazes de colheita e

Continue reading Biocombustíveis Aquícolas: A Corrida da Super Alga

AquaFuelPonics

Primeiro Avião do Mundo Movido 100% a BioJetfuel feito de Algas Estreia no Berlin Air Show

Fatos históricos decisivos ocorreram esta semana (09 a 13 de Junho, 2010) no Berlin Air Show (ILA). Este é um dos mais importantes encontros de negócios aéreos de todo mundo. No ILA decisões são tomadas que afetam toda a indústria aeronaútica internacional. Neste encontro são formulados e fechados contratos bilionários.

Avião Completamente Movido a Biocombustíveis Aquícolas feitos de Algas no Air Berlin

Primeiro Avião 100% Movido a Algae BioJetFuel

Contudo, para todos nós pesquisadores e fomentadores de tecnologia de Biocombustíveis Aquícolas, o fato mais importante evento deste show foi quando no primeiro dia a EADS (conhecida

Continue reading Primeiro Avião do Mundo Movido 100% a BioJetfuel feito de Algas Estreia no Berlin Air Show

Bio-querosene de Aviação

Companhias Aéreas Esperam Recuperação Global em 2010 mas Continuam Dependentes do Petróleo

Transportando Diariamente ao Redor de 2,5 Milhões de Pessoas

Cada dia as companhias aéreas transportam ao redor de 2,5 milhões de pessoas em média e suportam 32 milhões de empregos movimentando anualmente cerca US$ 3.2 trilhões de dólares em todo o mundo.

O grande desafio é como manter os benefícios sociais e econômicos do transporte aéreo, sair da dependência do petróleo fóssil e eliminar o seu impacto sobre o meio ambiente.

Isto tem a ver diretamente com a recuperação econômica-financeira da indústria aérea e procurar alternativas sustentáveis e renováveis para os combustíveis atualmente utilizados.

A Indústria

Continue reading Companhias Aéreas Esperam Recuperação Global em 2010 mas Continuam Dependentes do Petróleo

Bio-querosene de Aviação

TAM Vai Fazer o Primeiro Vôo na América Latina Usando Biocombustíveis a Base de Pinhão-Manso

ALTA Anuncia Vôo Pioneiro de Biocombustíveis a Base de Pinhão-Manso pela TAM

ALTA (América Latina e Caribe Air Transport Association) anunciou ontem que a TAM vai operar o primeiro vôo demonstrativo na América Latina usando biocombustíveis no segundo semestre de 2010, usando um A320 parcialmente alimentado com combustível derivado de pinhão-manso.

O vôo será realizado em conjunto com a Airbus e a CFM International. A aeronave da TAM utilizará biocombustível derrivado de óleo de Jatrofa refinado pela Honeywell UOP.

De acordo com ALTA, a TAM adquiriu sementes de jatrofa de todo o Brasil através da Assoc brasileira. Produtores

Continue reading TAM Vai Fazer o Primeiro Vôo na América Latina Usando Biocombustíveis a Base de Pinhão-Manso