AquaBioPonics

Microssistemas AquaBioPonics – Produzindo Alimentos Sustentavelmente o Ano Todo

Microssistemas AquaBioPonics – MSABP (versão micro e mini dos AquaBioPonics) é uma tecnologia inovadora, sustentável, integrada e amiga do meio ambiente de produção de alimentos orgânicos.

Micro AquaBioPonics Sustentável no Inverno (Fonte: MyBeloJardim)

Micro AquaBioPonics Sustentável no Inverno (Fonte: MyBeloJardim)

MSABP além de ser comercialmente viável como negócio, pode ser usado como laboratório de ensino, treinamento profissional e como uma micro-empresa familiar individual, em associações ou Distritos AquaBioPonics.

Para todos vocês que pediram, vamos expandir neste e em próximos artigos alguns detalhes dos conceitos e tecnologia detrás dos Microssistemas AquaBioPonics de Ensino, Formação Profissional e Produção de Alimentos em áreas urbanas e rurais.

Para entender o que são Microssistemas AquaBioPonics você já deve ter ouvido falar em aquaponics ou aquaponia que é uma combinação de aquicultura e hidroponia que permite produzir vegetais  e peixes, tudo ao mesmo tempo, usando um sistema fechado.

Microssistemas AquaBioPonics vai mais além integrando sustentavelmente as melhores características da aquicultura, hidroponia, coleta de água de chuva, energia solar, eólica, vermicultura, bactérias e insetos benéficos, biocombustíveis em que peixes produzem água rica em nutrientes que é usada para cultivar plantas.

MSABP está também sendo usado  em algumas partes do mundo como um laboratório ao vivo de ciências vivas e instrumento educacional em sala de aulas para ensinar aos alunos os ciclos biológicos trazendo a natureza ao vivo para perto dos estudantes.

Microssistemas AquaBioPonics são usado também para criar e/ou capacitar microempresários ensinando-os como iniciar e operar com sucesso um pequeno negócio aqui-agrícola. Deste modo, MSABP se torna um instrumento inovador e eficiente na formação profissional e geração de microempresas tanto urbanas como rurais.

Além dos aspectos educacionais e profissionais, os Microssistemas AquaBioPonics são fundamentalmente uma solução para os desafios de cultivo e aumento da oferta de alimentos orgânicos, com uso mínimo de água e maximizados dos recursos, sem impactar o meio-ambiente.

Em outras palavras, Microssistemas AquaBioPonics são ferramentas valiosas nos programas de desenvolvimento sustentável para atacar de frente a problema de segurança alimentar de forma mais eficiente do que qualquer outro método agrícola-aquícola existente.

Microssistemas AquaBioPonics – Entendendo Sistema, Fluxo de Energia e Ciclos da Natureza

A ciência básica por trás da tecnologia AquaBioPonics-AquaFuelsPonics são os conceitos de sistema, fluxo de energia e ciclos da natureza que acontecem ou se formam na Terra.

Entendendo estes conceitos e princípios é o primeiro e  fundamental passo para compreender MSABP e assimilar como tudo funciona e se conecta nos Microssistemas Aquabioponics.

Sistema – é um todo formado por partes com um objetivo comum onde tudo está ligado a tudo e tudo afeta a tudo. Em um sistema nada deve estar solto, sem sentido, objetivo ou desconectado. Quando mais suas partes estiverem fortemente e sustentavelmente ligadas, conectadas e sincronizadas  maior será a eficiência do sistema

Fluxo de Energia – A energia direta ou indiretamente liberada ou originada no sol em forma de radiação e calor é na sua grande maioria o gênesis de tudo que acontece na terra. Esta energia flui ou percorre os sistemas e ciclos da vida do planeta mudando de forma, intensidade, direção, localização sempre renascendo, reciclando e restaurando de modo que nade se perde, mas tudo se transforma.

Ciclos da Natureza – São como as plantas, animais, microrganismos, solo, água e ar se interagem um com o outro criando os ciclos naturais que perpetuam os ecossistemas e a vida no planeta terra . São os caminhos que a natureza usa ou percorre para processar, reciclar e reincorporar tudo que precisa para manter a vida existindo no nosso mundo.

Estes conceitos têm sido transmitidos de forma simples e entendível para pessoas que nem sequer sabem ler ou escrever, crianças em escolas elementares até com extrema sofisticação para alunos de pós-doutorados. Como o Prof. Aecio D’Silva, o criador dos sistemas Aquabioponics-AquaFulsPonics, sempre diz: “Nada é complicado ou incompreensível se você transmitir e chegar ao nível das pessoas que estão ouvindo.”

Como veremos nos próximos artigos, nos MSABP sistema, fluxo de energia e ciclos causam um equilíbrio entre a liberação de nutrientes pelos peixes para absorção pelas plantas após serem processados por bactérias benéficas produzindo alimento em forma de proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas e outros componentes estratégicos da vida

MSABP – No vídeo abaixo o inovador e dinâmico Eng. Agro José André Especialista em AquaBioPonics mostra em sua Chácara Vó Ambrósia na Cidade de Belo Jardim, PE, Brasil como MSABP pode produzir com sucesso alimentos orgânicos de alta qualidade o ano todo.

Comments are closed.