AquaBioPonics

AquaBioPonics: Instrumentos de Ensino e no Combate a Fome, Desnutrição e Pobreza

AquaBioPonics – Com a fome ou privação alimentar aumentando a cada dia em escala global com quase 1 bilhão de habitantes passando fome no planeta, o é que pode e deve ser feito para mudar esta castástrofe ? 

Com o Brasil importando US $1,23 bilhões de dólares anualmente em pescados, com a Ásia cada vez mais importante nesta lista, ou que se pode fazer para aumentar a produção aquícola nacional e a nação se tornar uma potencia em produção piscícola?

Como dotar as escolas dos mais diversos nívies de um instrumento de ensino que ao mesmo tempo promover conhecimento técnico-científico e seja uma unidade sustentável integrada de produção de alimentos orgânicos de alta qualidade dentro da sala de aula?

AquaBioPonics = Aquicultura + Bio-Transformação + Hidroponia

Você já deve ter ouvido falar em Aquaponia que é uma combinação de aquicultura e hidroponia que permite produzir frutas e vegetais, bem como os peixes, tudo ao mesmo tempo, usando um sistema fechado.

Contudo, o conceito ou ciência-tecnologia AquaBioPonics pode ser algo novo para você. A ciência em que foram baseados os Sistemas AquaBioPonics foi desenvolvida pelo Prof. Aécio D’Silva .

Isto é, AquaBioPonics integra eficientemente não somente peixes e vegetais, mais, animais de criação terrestres, insectos benéficos, microrganismos e nematodes no sentido de realmente reincorporar no ciclo produtivo tudo que o sistema produz – reciclando-reusando-renovando – exatamente como a natureza faz no contínuo ciclo da vida. MSABP é a versão micro dos AquaBioPonics

Definindo mais precisamente, AquaBioPonics é a Integração Sustentável da aquicultura + hidroponia + coleta de águas pluviais + insetos benéficos + bactérias benéficas + vermicultura-compostagem + jardinagem orgânica + animais de pequeno porte + energia eólica e solar +biofertilizantes + biocombustíveis entre outros componentes para a produção de alimentos  orgânicos de alta qualidade.

Aquabioponics - Alface Cultivada em MSABP

Aquabioponics – Alface Cultivada em MSABP – Agua Fertilizadas por Tilapia

Temos mostrado em posts passados como a situação mundial de falta de alimentos está crescendo a cada dia em escala exponencial e como os microsistemas AquaBioPonics ou MSABP podem coloborar na solução deste desafio.

O quando mundial indica que atualmente pelos menos 958 milhões de pessoas vão dormir com fome. Isto é, 1 em cada 7 habitantes da terra está nesta intensidade de privação alimentar crônica em pleno século 21.

Dados das organizações mundiais de saúde e alimentos mostram que a pobreza e miséria têm escalado em todas as regiões do planeta, principalmente em áreas críticas como consequências de secas prolongadas, uso ineficiente de recursos, falta de políticas sérias de combate a pobreza, guerras religiosas, regimes totalitários e o aumento de áreas desérticas.

Quando falamos sobre a escassez de comida, países no continente Africano como a Somália, Sudão, Etiópia e outros similares estão sofrendo pesadas consequências da falta de comida básica para vasta maioria da população.

Intensidade da Privação Alimentar Piora em Muitos Países Africanos

Dados recentes soam o alarme que entre os 17 países do mundo que apresentam um nível de intensidade da privação alimentar elevado, apenas um não é africano.

A República Democrática do Congo é o país que apresenta uma intensidade da privação alimentar mais expressiva, com um consumo diário de energia por pessoa subnutrida inferior ao nível calórico mínimo em 440 quilocalorias.

O Haiti, único país não africano neste conjunto, apresenta também para este indicador um resultado superior a 400 quilocalorias. Angola e Moçambique são, respectivamente, o 7º e 12º países com piores classificações.

As previsões são que se alguma ação imediata não for implementada a nível mundial, teremos nos próximos anos uma acentuada mortalidade, principalmente de crianças, mulheres e idosos como nunca tivemos neste planeta.

A questão que fica no ar é o que podemos fazer a curtíssimo prazo, mas com sustentabilidade, para transformamos este quando apocaliptístico que afetam tantos no mundo todo?

 AquaBioPonics: Instrumento no Combate a Fome e Desnutrição

Defendemos o fomento de micro sistemas Integrados Sustentáveis AquaBioPonics como poderosos instrumentos no combate a fome, desnutrição, além da promoção do desenvolvimento sustentável, criação de empregos e estabelecimento de todos os tipos de empresas, principalmente, as micros-empresas.

A nível mundial, sabemos que a cada minuto, 170 pessoas a mais entram para a miséria absoluta. Consequentemente estas pessoas ficam subnutridas, doentes, sem forças para trabalhar ou irem para a escola, principalmente, as mais vulneráveis, mulheres e crianças.

Foi anunciado em Junho de 2011 o lançamento por parte do governo brasileiro de um ambicioso novo plano, Plano Brasil Sem Miséria, que visa a erradicar a pobreza extrema nos próximos três anos. Segundo dados do programas existem mais de 16 milhões de brasileiros vivendo na pobreza extrema sendo que a grande maioria vive na área rural, principalmente do Nordeste.

Imaginem como o fomento de sistemas integrados de ensino e produção de alimentos a nível familiar e escolar, como por exemplo com o uso de microssistemas AquaBioPonics, poderiam ajudar a mudar este cenário a um bem curto prazo. Um completo MSAPB pode ser montado e colocado em funcionamento em menos de um dia. é claro com o devido treinamento, capacitação e acompanhamento incial.

Recursos e soluções existem, o que muitas vezes falta é a determinação e seriedade de fazer algo super eficiente, sustentável e a custo acessível às populações.

AquaBioPonics – Produzindo Alimentos e Formando Futuros Especialistas na Sala de Aula

Micro-Sistemas AquaBioPonics – MSABP –  têm sido utilizados como uma ferramenta didática e de aprendizagem altamente eficiente. MSABP funcionam como um  único laboratório de ciências  ensinando os estudantes ecologia aquática, biologia, física, matemática, química, economia, finanças…. e ao mesmo tempo capacita os alunos para serem especialistas em Sistemas Sustentáveis Integrados de Produção Intensiva de Alimentos em suas casas, quintais, sítios, e dai por diante.

O fato radical e super inovador que alimentos orgânicos saudáveis e alta qualidade  são produzidos na sala de aula na frente dos alunos em áreas urbanas ou rurais pode impactar positivamente a vida dos alunos como nenhum outro instrumento educacional e formação profissional.

O vídeo abaixo mostra alunos do Renomado Colégio Águia (Eagle School) de Belo Jardim, PE, Brasil demonstrando  Sistemas Sustentáveis Integrados AquaBioPonics de Ensino, Formação Profissional e Produção de Alimentos em Feira de Ciência em sua Cidade

AquaBioPonics vs US $1 Bilhão Queimados em Menos de 10 segundos

Lembro no ano passado quando foi lançado uma capsula espacial com equipamentos para observação militar. O lançamento não deu certo e tiveram de explodir tudo. Neste momento, U$ 1 bilhão de dólares foi para o espaço em menos de 10 segundos.

Todo este dinheiro totalmente desperdiçado, bem que poderia ter sido usado para capacitar e treinar milhares e milhares de escolas e famílias dotando-as de micro sistemas AquaBioPonics para ensinar e profisionalizar os alunos e produzir sustentavelmente seu próprio alimento, tendo renda garantida e vida decente. Quando será que educação e acabar com a fome no mundo terão prioridade dos líderes mundiais?

Em seguinda, você pode ver Sistemas Sustentáveis Integrados de Ensino e Produção de Alimentos sendo utilizados em Escolas nos Estados Unidos em Bibliotecas e Salas de Aula.

Temas Relacionados:


 

Comments are closed.