Concentrated Solar Power

Governo Americano Segura US $2.1 Bilhões de Dólares para um Giga Projeto de Energia Solar Concentrada na Califórnia

O beneficiário foi o Projeto Blythe que vai produzir  1 Gigawatt (1000 Megawatt) de Energia Solar Concentrada  (CSP), previsto para ser a maior usina solar do mundo quando concluída, tem agora mais um superlativo para fortalecer ainda mais suas já gigantes credenciais.

Canaletas (espelhos) Parabólicas (clique para ampliar)

Esta semana o grupo responsável pela projeto recebeu a maior garantia de empréstimos da indústria nunca antes concedida pelo Office de Programas de Empréstimo do Departamento de Energia (DOE) dos EUA.

Esta inicial garantia de US $2,1 bilhões de dólares apoiará as duas primeiras unidades da usina Blythe que será composta de quatro usinas CSP de 250 MW cada e utilizam tecnologia de canaletas (espelhos) parabólicas  para aquecer um fluido circulante (de transferência) que é então utilizado para gerar vapor.

O Projeto está em construção junto à cidade de Blythe no Condado de Riverside, na Califórnia e será capaz de gerar energia suficiente para abastecer mais de 300 mil casas por ano.

A energia elétrica produzida será vendida a Southern Califórnia Edison sob um acordo de compra de energia por 20 anos. O custo total do projeto atinge US $ 6 bilhões de dólares.

“Pela primeira vez na história da humanidade, uma instalação de energia solar será construído em uma escala e capacidade de saída igual as grandes usinas de energia movidas a carvão e energia nuclear operando no mundo atualmente” , segundo técnicos do projeto.

Considerando os valores produzidos no momento, a usina Blythe vai gerar mais energia solar concentrada do que todas as outras plantas CSP atualmente em funcionamento no mundo, acrescentou um dos diretores do projeto.

Os EUA estão numa corrida global para assumir a liderança mundial em CSP projetos de energia limpa, depois que descobriu que a China está investindo pesadamente neste setor. Os Estados Unidos querem assumir a pole-position nesta corrida.

A usina Blythe vai seguir os passos de vários outros grandes instalações solares no Estado e é esperado ajudar a Califórnia a atingir o mandatório valor de renováveis, o qual exige que as empresas supridores de energia geram 33% das suas eletricidades de fontes renováveis até 2020.

A Califórnia tem como meta instalar 20 Gigawatt (20.000 MW) de energia solar até 2020 – incluindo 12.000 MW de PV e 8.000 MW de CSP. Isto corresponde quase que duas usinas de Itaipu que  fornece 90% da energia consumida pelo Paraguai e 19% da energia consumida pelo Brasil.

Blythe CSP Planta

A operação da primeira unidade comercial  de 250 MW está prevista para entrar em operação no quarto trimestre de 2013, segundo cronograma do projeto.

Críticas aos Subsídios dados à CSP

Projetos desta magnitude estão cada vez recebendo severas críticas de importantes lideranças americanas preocupadas com a quantidade de subsídios ou dinheiro do governo que estão sendo dados para tornar projetos como a usina Blythe economicamente viável.

Além disto, muitos estão afirmando que os Estados Unidos com um impensável e absurdo deficit de US $14.4 trilhões de dólares e criando toda sorte de dificuldades para impedir a perfuração de novos poços de petróleo na sua plataforma continental rica em óleo, enquanto financia as mesmas perfurações em outros países, deveriam cuidar melhor de sua cozinha.

Como se sabe os EUA tem reservas petrolíferas não exploradas que superam todas as reservas somadas da Arábia Saudita, Irã, Iraque, Catar, Emirados Árabes, todos os outros países árabes, Indonésia, Venezuela e até o Brasil.

Quando se fala de gás natural e carvão térmico, as reservas existentes na nação americana podem alimentar o país por mais de 100 anos.

Muitos falam que todas as fontes de energia têm de ser exploradas sustentavelmente como está fazendo o Brasil, as renováveis e não renováveis. Todo esforço deve ser feito para terminar a atual dependência da nação estadunidense que importa perto de 75% de tudo petróleo que consume enquanto tem reservas para ser completamente autossuficiente.

Mais informações sobre Energia Renovável:

Comments are closed.