AquaBioPonics

Aquabioponics – Ecologicamente Sustentável & Economicamente Viável

Aquabioponics – Como funciona os MSABP –  Microssistemas Integrados Sustentáveis Aquabioponics de Ensinamento, Formação Profissional e Produção Orgânica de Alimentos

Como afirmamos em artigos anteriores, os Microssistemas Aquabioponics usam água fertilizada pelos peixes a qual contém quase todos os elementos necessários para o crescimento ótimo das plantas, eliminando assim a necessidade de fertilizantes ou aditivos químicos para o crescimento dos vegetais.

AquaBioPonics Superando a Seca - Sitio da Zezé (Fonte: Aquabioponics.com)

AquaBioPonics Superando a Seca – Sitio da Zezé (Fonte: Aquabioponics.com)

Em vez de descarregar a água residual rica em nutrientes no meio ambiente, como é feito na aquicultura, Aquabioponcs usam as plantas para limpar-filtrar e retirar os alimentos dos vegetais, os nutrientes, do meio líquido e, em seguida, restabelecer o equilíbrio da água que é devolvida purificada ao tanque dos peixes em um sistema fechado de recirculação.

A água em sistemas Aquabioponics é assim constantemente reutilizada, reciclada e renovada só necessitando de adições para compensar as perdas causadas por transpiração e evaporação.

As plantas são cultivadas em meios hidropônicos tanto em camas com média (argila expandida, cascalhos) ou em tubos vazados e até em canais cheios de água. Solo não é usado e os peixes se desenvolvem e crescem em tanques como é feito em aquários ou na aquicultura de recirculação.

As taxas de crescimento dos peixes e plantas e seus receptivos níveis de produção têm sido cientificamente demonstrado que se igualam aos da aquicultura de recirculação e hidroponia, porém com muitos mais vantagens entre as quais a múltipla utilização da água circulante.

Consequentemente, podemos cultivar o ano todo uma grande variedade de vegetais e frutas com sucesso em microssistemas Aquabioponics que produzem também uma fonte de proteína animal de superior qualidade – o peixe, normalmente Tilápia.

Aquabioponics – Treinamento é Peça Chave para o Sucesso dos MSABP

AquaBioPonics é uma opção prática produtiva em forma de um sistema integrado-sustentável. É fácil de executar e manejar desde que os aquabioponicultores (produtores-gestores) sejam treinados e capacitados para isto.

Treinamento quer seja dado ou ministrado presencial ou online é crucial e uma peça chave para que programas de MSABP tenham sucesso operacional e comercial.

Existem muitos sistemas chamados aquaponicos que combinam tão somente aquicultura e hidroponia. Contudo a ciência ou tecnologia AquaBioPonics que suporta os MSABP utiliza os conceitos de sustentabilidade integrada de modo mais avançado que se dispõe até hoje.

Sumarizando, MSABP é a integração sustentável de aquicultura, hidroponia, biofertilizantes, insectos e bactérias benéficos, captação de água de chuva, energia solar, energia eólica, biocombustíveis, pequenos animais de criação terrestres, microrganismos, vermicultura e hortas domésticas.

MSABP são robustos e simples de executar requerendo contudo que o pessoal envolvido seja treinado por técnicos capacitados. Esta capacitação prover conhecimento para que o sistema seja manejado eficientemente resultando em mínimo uso de energia e trabalho dando tempo e oportunidade aos aquabioponicultores de cuidar de outras atividades.

O modo como foi concebido faz com que MSABP possam suportar condições rústicas e por vezes difíceis que normalmente existem em comunidades rurais isoladas, como limitações de água e  a mesmo assim produzam sustentavelmente alimentos de alta qualidade.

Estes sistemas é o resultado de um meticuloso trabalho desenvolvido pelo Prof. Aecio D’Silva e sua equipe nestes últimos 20 anos criando a tecnologia AquaBioPonics e AquaFuelsPonics baseada em constante melhoramento e inovação.

Graças a isto, foram desenvolvidos sistemas ou modelos MSABP (mini e micros) adaptados para a produção contínua, tanto em termos de quantidade e qualidade, para salas de aulas, garagens, residencias, sítios, chácaras, galpões, estufas tanto em áreas internas como externas, urbanas ou rurais.

Como você pode ver na foto abaixo, Prof. D’Silva recentemente treinou, capacitou e está orientando e acompanhando escolas da cidade de Tucson, no estado do Arizona nos EUA a aplicarem a tecnologia AquaBioPonics em salas de aulas e bibliotecas destes estabelecimentos de ensino.

Os sistemas estão sendo utilizados utilizado por professores para ensino dinâmico aos seus alunos de ciências vivas como também gestão de negócios onde o que é produzido é uma fonte de renda para as associações de pais e mestres, da merenda escolar e dos próprios estudantes.

Microssistemas Aquabioponics  – Sustentabilidade e Rendimento Elevado, Sem Nenhum Impacto Ambiental

MSABP é uma forma sustentável de promover agricultura familiar tanto em áreas urbanas como rurais. Famílias e comunidades são “empoderadas” e capacitadas para produzirem localmente seus alimentos e terem uma renda adicional sem contudo ter de desmatar, poluir ou usar áreas agrícolas ou solo.

Aquabioponics - Alfaces Orgânicas Cultivadas Dentro de uma Biblioteca em Escola nos EUA

Aquabioponics – Alfaces Orgânicas Cultivadas Dentro de uma Biblioteca em Escola nos EUA

É ideal pra ser promovido junto a produtores ou produtoras individuais como atividade familiar ou em associações de produtores e comunidades urbanas ou rurais.

Por exemplo, pode ser uma atividade fomentado entre homens e/ou mulheres usando galpões, prédios, coberturas de edifícios sem ocupação em áreas urbanas para criar empregos, geração de renda e microempresas com atividade econômica viável e sustentável.

Nossos sistemas não requerem esforço pesado na sua operação e tornam possíveis colheitas semanais contínua de proteínas e vegetais, usam somente 10% da água dos sistemas convencionais, são ambientalmente sustentáveis e economicamente rentáveis ao mesmo tempo reduzindo a necessidade de fertilizantes caros.

Graças as técnicas aquabioponics de cultivo é possível aumentar produtividade, diminuir o esforço braçal sem ter algum impacto negativo, como o desmatamento, contaminação e aumento ou uso de produtos químicos.

Nossa tecnologia elimina o problema de erosão do solo, a escassez de água doce, problemas de pragas, pestes, impacto ambiental e mitiga ou mesmo elimina muitos dos problemas de biossegurança existentes nas atividades agropecuárias relacionadas ao uso do solo.

Aquabioponics não utiliza químicos sintéticos como herbicidas, pesticidas ou horminos e recicla 100% de nutrientes produzidos pelos peixes, o que faz com que seja extremamente eficiente.

Praticamente qualquer vegetal  pode crescer em Microssistemas Aquabioponics. A técnica é especialmente adequado às culturas de crescimento rápido de alta demanda nutricional como ervas, folhas verdes e plantas frutíferas de pequeno porte.

Fonte: http://www.youtube.com/aquabioponics

Temas Relacionados a Microssistemas AquaBioPonics:

Comments are closed.