Pangasius: Gato por Lebre, ou Melhor Panga por Garoupa – Já Entrou Nesta Gelada?

Pangasius – Notícias divulgadas recentemente nos jornais dos EUA dizem que consumidores de países árabes e alguns latinos americanos (não citaram o Brasil) vêm sendo rotineiramente enganados por alguns hotéis, supermercados e restaurantes que rotulam falsamente Pangasius por peixe caro capturados nos mares.

Pangasius-vs-Garoupa - Dar para Entrar Nesta?
Pangasius-vs-Garoupa – Dar para Distinguir Quem é Quem?

Os mais comuns são as diferentes espécies de serranídeos (garoupas, badejos, meros e chernes), principalmente a garoupa laranja pintada (Epinephelus coioides) substituídas pelo famoso Panga.

Outras práticas enganosos praticadas por alguns fornecedores é a injeção no peixe de produtos químicos que permitem que absorvem a água ainda mais, para o peixe ganhar mais peso e enganar na balança.

Os jornais publicaram que um consumidor, morador de Dubai, suspeitou que ele estava sendo enganado quando viu garoupa congelada em oferta em um supermercado por 1/3 do preço do quilo normal. Depois de descongelar e drenar a água, o seu “quilo” pesava apenas 500 gramas.

“Os distribuidores estão vendendo água para os consumidores que pensam que estão fazendo um bom negócio”, disse o comprador. “Isso é roubo a luz do dia.”

O peixe congelado é geralmente coberto com uma camada de gelo – chamada glaciação – que responde por 6 a 10 por cento do peso. A camada protege o peixe da deterioração, desidratação e oxidação em geral.

Aqui nos EUA, o limite de glaciação é de no máximo de 10 por cento. Mas em muitos outros países não tem limites ou simplesmente burlam a lei.

Nestes países, muitas empresas processadoras de pescado admitem abertamente que a adição de glaciação extra é prática comum. Segundo distribuidores se poderem vender por um bom preço nos supermercados, só adicionam 10 por cento de glaciação. Mas se não ganharem bem, podem adicionar 20 por cento ou mais.

Outra prática ilegal é injetar os filés com o STPP, um polifosfato que absorve a água depois de ser injetado. Como resultado, o filé absorve muita água e o consumidor leva somente metade do que comprou, o resto é água.

Pangasius – Vendidos como Peixe Nobre

Contudo, o que está sendo praticado abertamente nestes mercados é vender gato por lebre, ou melhor Pangasius por peixe nobre, usando Panga importados do Vietnã.

Pangasius tem um preço um quinto da garoupa nestes países- e substituição é prática rotineira. “Segundo alguns consumidores, cerca de 75 por cento dos peixes vendidos em Dubai não é garoupa.

“As diferenças são sutis, e nem todos os compradores sabem que filé de garoupa é branco, enquanto Pangasius é frequentemente rosa claro. Eles diferem em tamanho, também – enquanto uma garoupa deve medir 50cm a 60cm, Pangasius é tipicamente metade,” afirmou um comprador.

“A básica diferença é que Pangasius é cultivado como peixe de água doce, enquanto garoupa é selvagem capturada em água salgada.”

Garoupa, principalmente a laranja pintada, é uma vítima do seu próprio sucesso. Pescado depredado e sobre-explorado sete vezes acima dos níveis sustentáveis, os especialistas dizem que o peixe está em grave perigo de desaparecer nos próximos oito anos. Isto tem puxados os preços às alturas.

Mas compradores, especialmente revendedores comerciais, como hotéis e restaurantes, não estão querendo pagar mais. Ai vem a famosa substituição ou jeitinho de pagar menos.

Imagine estar num restaurante cinco estrelas e servirem panga disfarçado de garoupa ou outro peixe semelhante. Quem vai ter coragem de perguntar o que realmente está no menu ou duvidar do cardápio?

O gato fica até mais saboroso do que o lebre nas mente da clientela neste momentos. De modo que se você for para alguns países latinos ou oriente médio fique de olho no que está comendo!!!! Como será no Brasil?

Links Relacionados:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *