Energia Solar: Alemanha Produz Metade de Sua Eletricidade Via Solar

Energia Solar – A despeito das crises políticas nos EUA causadas pelas falências de empresas solares beneficiadas pela atual administração americana para repagar doadores de campanha, múltiplos escândalos de bilhões de dólares do contribuinte indo pelo tubo, empregos gerados a um custo individual de 5,5 milhões de dólares e o setor entrando num descrédito parcial, a energia solar continua mostrando que não precisa disto e que vai passar por todas estas provas de fogo mostrando ser uma real alternativa na produção de energia renovável limpa e eficiente para todo o planeta.

Energia Solar - Usina Solar Alemã
Energia Solar – Usina Solar Alemã

Segundo notícias divulgadas recentemente, usinas de energia solar na Alemanha atingiram um pico de 22 gigawatts de produção por algumas horas nesta sexta-feira e sábado passados, produzindo quase metade das necessidades energéticas do país a partir do recurso renovável e estabelecendo um novo recorde no processo.

O país não-particularmente ensolarado (quando comparado com o Nordeste do Brasil, por exemplo) tem sido um líder de energia solar graças as políticas favoráveis, como tarifas feed-in.

Na esteira da decisão política de fechar todas as suas usinas nucleares, a energia solar poderá desempenhar um papel ainda maior no futuro no país germânico. Um geração de 22 gigawatts de saída é igual a cerca de 20 reatores nucleares em plena operação.

“Nunca antes qualquer país do mundo produziu tanta eletricidade fotovoltaica”, afirmaram autoridades alemãs. E alguns pensam que segunda-feira terá sido ainda melhor se não fosse por um feriado na Alemanha e que a maioria dos locais de trabalho são fechados.

Quem sabe neste dia poderia existir a possibilidade de que todas as necessidades de energia da Alemanha fossem fornecida pelo sol, pelo menos por um par de horas.

Esta seria, evidentemente, a primeira vez que um país desse tamanho, com grandes demandas de energia, poderia produzir energia renovável suficiente para rodar todas a nação. Mas não é a primeira vez para qualquer país – a Dinamarca, entre os líderes mundiais em energia eólica, por vezes, não produzem mais energia a partir de turbinas porque o país não tem onde usar.

Mas isto não é novidade também por aqui. Em algumas partes dos EUA existem efeitos semelhantes, não de energia solar, mas de eólica. Operadores americanos de eletricidade eólica afirmam que há momentos durante o dia, quando a demanda é baixa e o vento sopra fortemente e aí o preço da eletricidade pode realmente ir negativo.

Em outras palavras, a oferta e maior que a demanda. É claro que esse preço negativo inclui tanto energias renováveis como geração tradicional.

Energia Solar –  Recursos Renováveis Começando a Mostrar que Vieram para Ficar, Apesar dos Desafios Atuais

Contudo, um fato que não se pode negar é que os recursos renováveis (energia solar e eólica) estão começando mostrar suas presenças em várias partes do mundo

Um exemplo disto foi no inverno passado na Espanha. O país teve quase 30 por cento de sua energia gerada pelo vento ao longo de um período de duas semanas no início de fevereiro.

No entanto os desafios estão sempre presentes e não devem ser desconsiderados. Estes marcos isolados de geração renovável e excesso de produção fazem levantar o sempre aspecto de armazenamento. Sem boas tecnologias e opções para armazenar o excesso de energia, qualquer oferta extra é essencialmente perdida.

Em outras palavras, apesar de registros como os da Alemanha serem super importantes, ainda estamos longe de termos continuidade e persistência nestas grandes porcentagens de energia de fontes renováveis. Armazenagem é um senhor desafio a ser vencido tanto solar como eólica. Temos de vencer esta partida!

Temas Relacionados:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *