Biocombustíveis

Biocombustível: Cientistas Modificam Escherichia coli para Produzir “Drop-in” Combustível

Biocombustível – Um grupo de cientistas no Reino Unido está re-engenheirando a bactéria E. coli, mais conhecida como responsável por ataques mortais de intoxicação alimentar, para entrar no negócio do petróleo.

Trabalhando com uma estirpe geneticamente modificada do organismo, uma equipe da Universidade de Exeter com o apoio da Shell, transformou o processo de crescimento natural da bactéria e agora está fabricando biocombustível a partir de resíduos orgânicos.

Biocombustível – Breve Estes Carros Podem Muito Bem Ser Movidos com o Combustível das E. Coli (crédito: SundayTimes)

O biocombústivel bacteriano é “drop-in”, isto é pode ser

Continue reading Biocombustível: Cientistas Modificam Escherichia coli para Produzir “Drop-in” Combustível

Biocombustíveis

Biocombustíveis: Pela Primeira Vez na História do Planeta Acontece um Voo Usando 100% BioJetfuels

Biocombustíveis – Pela Primeira Vez na História do Terra, um Jato Realiza Voo Usando 100% Combustíveis Renováveis – Façanha Nunca Antes Alcançada

Biocombustíveis – Falcon 20 em Voo Histórico Usando 100% BioJefuels (Fonte: Dassault)

Foi anunciado esta semana na Califórnia um fato histórico na história dos biocombustíveis e da indústria aeronáutica.

Uma empresa anunciou em um congresso de mercados de biocombustíveis avançados a realização do primeiro voo do mundo usando 100% combustível renovável feito sob a coordenação do Conselho Nacional de Pesquisa do Canadá usando seu jato Falcon 20.

O combustível drop-in foi

Continue reading Biocombustíveis: Pela Primeira Vez na História do Planeta Acontece um Voo Usando 100% BioJetfuels

Biocombustíveis

Biogás: Transformando Resíduos em Energia e Riquezas

Biogás – Decididamente querendo sair da dependência do óleo fóssil e transicionar para uma economia baseada em energia renovável, muitos países como Suécia, Alemanha e Israel estão desenvolvendo agressivos programas de promoção de todas as formas viáveis de energia renovável incluindo produção de biogás.

Biogás -Fazenda com Biodigestores na Alemanha (Fonte: wikipedia)

“Biogás é uma mistura gasosa composta principalmente de gás metano (CH4) e gás carbônico (CO2) e é obtido pela digestão anaeróbia (em ausência de oxigênio) de matéria orgânica, onde microrganismos atuam em um ecossistema balanceado com limites de temperatura, pH, nutrientes e teor de umidade.

Continue reading Biogás: Transformando Resíduos em Energia e Riquezas

Biocombustíveis

Biocombustíveis: Extraindo Energia dos Resíduos do Café

Biocombustíveis – Café é consumido em grande quantidade em todo mundo. Isto cria uma quantidade muito grande de resíduos que na sua grande maioria é lançado no lixo. O que podemos fazer com tudo isto?

Biocombustíveis – Abastecido por Cafeína?

Bem, todos nós que trabalhamos com sistemas de bioconversão e regeneração (como os AquaBioPonics-AquaFuelsPonics) sabemos que existe energia armazenada nestes supostos lixos que podem ser convertidos em biocombustíveis.

No caso do pó do café não é diferente. Isto é, será que o hábito ou vício de tomar café pode nos ajudar na luta pelo

Continue reading Biocombustíveis: Extraindo Energia dos Resíduos do Café

Bio-querosene de Aviação

BioQuerosene: Empresa Americana vai Plantar 30 mil Hectares de Pinhão Manso no Brasil

BioQuerosene – Foi publicado esta semana em jornais americanos que uma empresa da Califórnia ligada a Airbus SAS anunciou que vai plantar 30 mil hectares de pinhão manso no Brasil para produzir bio-querosene de aviação a preços competitivos e até abaixo dos atuais combustíveis de aviação tradicionais usados nas aeronaves comerciais.

BioQuerosene – Plantação e Sementes de Pinhão-Manso (clique para ampliar)

Segundo foi noticiado, a empresa que tem também o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento vai produzir óleo de jatropha (pinhão manso) não refinado a um preço de venda ao redor de US $ 75-80 dólares o barril.

Continue reading BioQuerosene: Empresa Americana vai Plantar 30 mil Hectares de Pinhão Manso no Brasil

Biocombustíveis

Lixo Municipal: Abastecendo Nossos Carros?

Lixo Municipal – Em posts passados temos mostrado a importância da tecnologia que processa lixo municipal ou sólido municipal urbano como fonte ou matéria prima para produção de biocombustíveis e químicos verdes.

Lixo Municipal – Abastacendo Nossos Carros?

Com o volume de lixo municipal ou sólido municipal urbano crescendo exponencialmente a cada ano, estes sistemas representam a forma mais ambientalmente correta de lidarmos com este grande desafio dos nossos dias – o nosso tão conhecido lixo de cada dia.

Consequentemente, a tecnologia de produção e purificação de gás de síntese (syngas) tem recebido

Continue reading Lixo Municipal: Abastecendo Nossos Carros?

Bio-Etanol

Biocombustíveis: Brasileira Odebrecht vai investir US $ 900 milhões em BioEtanol no México

Biocombustíveis – No México, autoridades mexicanas locais anunciaram que a Odebrecht do Brasil vai investir US $ 900 milhões em uma destilaria de BioEtanol no estado de Veracruz numa primeiro tentativa de revitalizar a indústria da cana-de-açúcar na região.

Até o momento a localização desta planta não foi decidido, mas a possibilidade de instalá-la na bacia do Papaloapan e na área de Jesus Carranza está sob consideração para a localização do mega empreendimento.

A usina de açúcar e etanol vai esmagar 5.000 toneladas por dia e será parte do esquema de investimento totais estimados

Continue reading Biocombustíveis: Brasileira Odebrecht vai investir US $ 900 milhões em BioEtanol no México

Biocombustíveis

Engenharia Genética Revolucionado o Mundo que Vivemos

Engenharia Genética (GE) – Dependendo de quem você perguntar o que acha ou a definição de GE, a resposta pode ser tanto ardorosamente a favor, passionalmente contra ou alguma coisa entre uma e outra.

Uns adoram, outros odeiam, mas GE está nas nossas vidas de uma maneira ou de outra e não podemos ignorar. Este artigo tenta mostrar como GE está revolucionando, transformando e inovando o mundo que vivemos.

Não passa um dia sem você usar, consumir ou lidar com GE em sua vida, mesmo sem saber que isto está acontecendo. Basta ir a

Continue reading Engenharia Genética Revolucionado o Mundo que Vivemos

Bio-querosene de Aviação

Bioquerosene: Aeromexico Realiza Primeiro Voo Transcontinental

Bioquerosene: Aeromexico Realiza Primeiro Voo Transcontinental Comercial Usando Biocombustível

Bioquerosene – No México, a empresa aérea Aeromexico fez nesta segunda-feira à noite o primeiro voo transcontinental de passageiros usando bioquerosene (Bio-SPK), aprovado recentemente pela ASTM International e produzido pela Honeywell.

Bioquerosene: Boeing 777-200ER da Aeromexico ao Chegar em Madri

O voo da Aeroméxico AM 001, partiu da Cidade do México para Madrid na Espanha. O jato foi um Boeing 777 transportando 277 passageiros.

Este voo inaugural usou uma mistura de querosene de aviação tradicional e Bioquerosene feito de Pinhão manso (jatropha) produzidolocalmente.

O combustível para o voo

Continue reading Bioquerosene: Aeromexico Realiza Primeiro Voo Transcontinental

Algas

Bioquerosene: Revolução na Aviação Mundial

Bioquerosene de Aviação A Revolução dos Biocombustíveis na Aviação Civil e Militar

Bioquerosene: Muito antes que biocombustíveis tivessem a visibilidade e aceitação que têm hoje, temos escrito, promovido e divulgado em nossos projetos, treinamentos, cursos, palestras, seminários, livros e papers o que chamamos de revolução dos biocombustíveis.

Turbina de Jato da Lufthansa Abastecido com Bioquerosene (clique para ampliar)

Há alguns anos passados escrevemos um artigo ancora sobre este assunto que gerou repercussão na indústria com opiniões tanto favoráveis como não tão positivas. Alguns chegaram afirmar isto nunca seria uma realidade.

Lembro-me claramente quando

Continue reading Bioquerosene: Revolução na Aviação Mundial

Bio-querosene de Aviação

Bioquerosene de Aviação Decolando em Voos Regulares

A Alemã Lufthansa Airlines Começou a Operar Vôos Regulares Usando em Suas Aeronaves Misturas de Biojetfuels ou Bioquerosene de Aviação.

Bioquerosene de Aviação – Jato da Lufthansa Alimentada com BioJetFuels (clique para ampliar)

Biojetfuels, Bioquerosene de Aviação ou Bio-SPK refinados a partir de óleo de Pinhão-manso, Camelina e Gorduras animal é o que a Lufthansa Airlines está usando em quatro voos diários entre Hamburgo e Frankfurt desde sexta-feira passada.

Apesar de outras empresas aéreas, como a Virgin Atlantic, Continental, TAM, Japan Airlines, New Zealand Airlines e Royal KLM Ductch Airlines tenham feitos vôos testes usando

Continue reading Bioquerosene de Aviação Decolando em Voos Regulares

Bio-Refinarias

ExxonMobil Vai Oferecer Biodiesel em Quatro Terminais no Texas

Pela primeira vez a ExxonMobil vai oferecer diesel ultra-low em enxofre (ULSD) misturado com biodiesel, em quatro importantes terminais no Texas.

ExxonMobil vai oferecer ULSD com uma mistura de até 5 por cento de biodiesel em Irving, Texas e Norte de Houston

A empresa predominantemente petrolífera vai também oferecer brevemente biocombustível nos terminais de terceiros localizados em Tyler e Pasadena também no Texas.

A data exata quando o B05 vai estar disponível ainda não está estabelecida. No entanto, a empresa tem planos de oferecer um produto similar em outros mercados regionais.

A decisão da ExxonMobil deve ter sido estimulada pelos

Continue reading ExxonMobil Vai Oferecer Biodiesel em Quatro Terminais no Texas

Algas

BioJetFuels: Gulfstream Passa a Boeing no Primeiro Vôo Movido a Biocombustível a Cruzar O Atlântico

Executive Jet Gulfstream G450 (clique para ampliar)

A corrida pelo pionerismo no uso de bio querosene de aviação esquenta com as grandes empresas aeronáuticas lutando pela pole position no ranking de largada e campeã na chegada.

Como mostramos em artigo anterior ( BioJetFuels: Boeing 747-8F Vai Cruzar o Atlântico Usando Biocombustível) , a Boeing seria a primeira empresa a reivindicar o primeiro vôo transatlântico movido a biojetfuels.

Contudo a honra de conseguir o primeiro vôo transatlântico de um jato movido a biocombustível, que pegou muitos de surpresa, vai para a Gulfstream Aerospace Corp localizada em Savannah, Geórgia, derrotando o

Continue reading BioJetFuels: Gulfstream Passa a Boeing no Primeiro Vôo Movido a Biocombustível a Cruzar O Atlântico

AquaBusiness

BioJetFuels: Boeing 747-8F Vai Cruzar o Atlântico Usando Biocombustível

Boeing 747-8 Intercontinental (clique para ampliar)

Boeing anunciou hoje que um dos seus cargueiros 747-8 será o primeiro jato comercial a fazer um vôo transatlântico alimentado parcialmente por um combustível renovável.

De acordo com a gigante da aviação, três experientes comandantes irão pilotar o novo avião até o Paris Air Show que começa nesta segunda-feira usando uma mistura de 15 por cento de biocombustível feito a parti de camelina. O restante 85 por cento será combustível tradicional de aviação ou Jet-A querosene.

Para todos que acompanham MyBeloJardim (Você Já Ouviu Falar da Camelina sativa para Produção de Bio-Querosene de

Continue reading BioJetFuels: Boeing 747-8F Vai Cruzar o Atlântico Usando Biocombustível

Bio-Etanol

Shell e Cosan Formam Mega Joint-Venture de Etanol de Cana-de-Açúcar no Brasil

Colhendo Cana-de-Açucar no Brasil (clique para ampliar)

A importância do Brasil como um dos líderes mundiais de biocombustíveis foi consolidado ainda mais esta semana com a anúncio da criação de uma empresa conjunta entre a Shell Holandesa e a Cosan Brasileira.

Como mostramos em outros artigos (A Vez do Brasil na Revolução dos Bio-Combustíveis) , hoje existe uma verdadeira corrida de investimentos no Brasil na área de combustíveis renováveis.

Ninguém tem mais dúvida do destino do Brasil em se tornar a Arábia Saudita dos biocombustíveis.

Hoje se é feita a pergunta a investidores internacionais qual o melhor país do

Continue reading Shell e Cosan Formam Mega Joint-Venture de Etanol de Cana-de-Açúcar no Brasil

Agricultura

A Vez do Brasil na Revolução dos Bio-Combustíveis

A Revolução dos Biocombustíveis (como temos chamado a muito tempo) com todas suas vantagens e controvérsias está mudando a face do planeta e criando uma nova realidade sustentável nunca antes pensada ou imaginada.

Destilarias de Etanol no Brasil (clique para ampliar)

Prova desta nova visão mundial, recentemente, a Assembléia Geral da ONU designou 2012 como “Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos” – chamando maior atenção internacional sobre a pobreza energética, bem como produzir e/ou re-produzir soluções a preços acessíveis e modelos de negócios existentes que podem ser implantados em escala global.

Entre todos os paises do mundo,

Continue reading A Vez do Brasil na Revolução dos Bio-Combustíveis

Biocombustíveis

Mercado Energia Solar: US Maior Mercado Mundial de Energia Solar?

Coloboração: Dr. John Kyndt – Head-Cientista do Programa de Energia Renovável do Advanced Energy Creations Lab e Dr. Aecio D’Silva, Moura Tecnologies

Em artigos passados focalizamos nossos posts em tecnologias de conversão da energia solar em combustíveis líquidos para transporte como é o caso dos biocombustíveis aquícolas.

Calhas Parabólicas Solares (clique para ampliar)

Porém uma outra alternativa (que temos também enfatizada), Energia Solar para Gerar Eletricidade, tem tido destaque na impressa mundial graças a gigantescos projetos-investimentos entrando em operação ou anunciado início de construção para o deserto do Sudoeste dos Estados Unidos.

Os EUA estão numa corrida mundial para

Continue reading Mercado Energia Solar: US Maior Mercado Mundial de Energia Solar?

Agricultura

Pinhão-Manso: Boeing Divulga Estudo de Sustentabilidade de Jatropha para Produção de Biojetfuels

A empresa aeroespacial Boeing divulgou esta semana pesquisa realizada pela Universidade de Yale mostrando um potencial significativo da produção de combustível de aviação baseado em óleo extraído das sementes de Jatropha curcas.

O estudo mostrou que, se devidamente cultivado, o pinhão manso poderia oferecer importantes benefícios ambientais e socioeconômicos para o Brasil, México e toda América Latina, além de reduzir a emissão de gases com efeito de estufa (GEE) em até 55 por cento quando comparados com a produção de combustíveis de petróleo.

O estudo usou um cenário ou modelo de referência, que pressupõe um rendimento médio de 4 toneladas

Continue reading Pinhão-Manso: Boeing Divulga Estudo de Sustentabilidade de Jatropha para Produção de Biojetfuels

Bio-querosene de Aviação

Bio-Querosene: Vôo Mexicano Usa Biocombustível de Pinhão Manso em um Airbus-320

A Empresa aérea mexicana Interjet realizou na semana passada o primeiro vôo na história da aviação mexicana usando biocombustíveis.

O avião, um Arbus 320, decolou de um aeroporto próximo da Cidade do México até o aeroporto Internacional de Tuxtla Gutiérrez, Chiapas no sul do país.

O biocombustível foi produzido a partir de pinhão manso cultivado localmente no estado sulista de Chiapas. Segundo a Airbus, o vôo de demonstração visa acelerar a comercialização do biocombustível na aviação neste país latino.

O vôo é parte de um programa de dois anos no qual a empresa aérea mexicana tenta desenvolver uma cadeia de

Continue reading Bio-Querosene: Vôo Mexicano Usa Biocombustível de Pinhão Manso em um Airbus-320

Algas

Gases de Combustão para Cultivo de Algas: Maldição ou Bênção?

Coloboração: Dr. John Kyndt – Head do Programa de Energia Renovável do Advance Energy Creations Lab e Dr. Aecio D’Silva

Gás de Combustão (clique para ampliar)

Apenas alguns anos passados quando as algas resurgiram como um grande potencial para solução da emergente crise energética, acreditava-se que o uso de gases de combustão das centrais eléctricas ou outras indústrias seria a principal fonte de CO2 para o cultivo de algas em larga escala.

Este uso não é um conceito ruim pois esta é uma fonte barata e abundante de carbono ajudando a baixar o custo dos combustíveis derivados de algas.

Continue reading Gases de Combustão para Cultivo de Algas: Maldição ou Bênção?

Bio-Butanol

Isobutanol: A Real Gasolina do Futuro?

A busca de biocombustíveis com preços competitivos e que sejam feitos através do direto bio processamento de celulose por micróbios geneticamente modificados é uma meta buscada por muitos envolvidos em tecnologia de ponta de energia renovável.

Isobutanol (clique para ampliar)

O desafio tecnológico de reengenheirar ou maximizar a combinação genética de plantas e micro-organismos para a produção de biocombustíveis é enorme.

Nosso grupo e outros cientistas estão usando engenharia do genoma para abrir novos caminhos e possibilidades.

São muitas as direções que estão sendo usadas para que bactérias sejam capazes de produzir hidrocarbonetos complexos com ou sem fermentação.

Sem

Continue reading Isobutanol: A Real Gasolina do Futuro?

Agave

Agave: Uma nova Fonte para Produção de Biocombustíveis sem Competir com a Produção de Alimentos

Temos escrito aqui sobre a contínua controvérsia de alimentos versus combustíveis. Agora surge uma nova opção para a produção de bioenergia que pode dar uma grande contribuição na produção de biocombustíveis sem concorrer com terras agricultáveis na produção de comida humana ou animal.

Colheita do Sisal ou Agave (clique para ampliar)

Agora é a vez do agave, a planta usada para fazer tequila, poderia um dia estar enchendo os tanques de nossos carros, em vez de ficar apenas nos tanques dos margariteiros.

Em vez de usar a planta para a produção de aguardente, o mesmo processo

Continue reading Agave: Uma nova Fonte para Produção de Biocombustíveis sem Competir com a Produção de Alimentos

Bio-Butanol

Brasil: Investindo Fundo em Biocombustíveis Apesar da Controvérsia Alimentos vs Combustíveis

(clique para ampliar)

A crise e derrubada do governo Egípcio causado, segundo se acredita, por uma profunda crise de falta de alimentos tem trazido a tona a discussão o tema “alimentos versus combustível (food vs fuels)” por aqueles que acreditam que o uso das terras para produção de biomassa para combustíveis e não a alta do petróleo é a causa da crise alimentícia atual.

No meio desta controvérsia, o Brasil (acusado como os dos causadores da crise mundial de alimentos) continua investindo pesado na produção de biocombustíveis de várias fontes e tipos.

A decisão sólida da nação Latina

Continue reading Brasil: Investindo Fundo em Biocombustíveis Apesar da Controvérsia Alimentos vs Combustíveis

Bio-querosene de Aviação

Brasil na Luta para Assumir a Liderança Mundial em Bio-Querosene de Aviação

Agora não somente consolidado em Bio-Etanol, mas o Brasil entra firme também como sério candidato à liderança mundial no desenvolvimento e produção dos chamados Bio-Combustíveis Avançados, como o Bio-Querosene De Aviação.

Esta semana a TAM Linhas Aéreas em conjunto com a Airbus, Brasil Ecodiesel (produtora de biocombustíveis a partir de pinhão manso), Curcas Energias Renováveis e AirBP (a divisão de aviação especializada da British Petroleum) anunciaram que vão construir uma usina no Brasil de biocombustíveis para uso na aviação ou “bio-querosene combustível” com o objetivo de “substituir progressivamente combustíveis fósseis com biocombustíveis.

Como temos acompanhado aqui no MyBeloJardim, a iniciativa

Continue reading Brasil na Luta para Assumir a Liderança Mundial em Bio-Querosene de Aviação

Bio-Butanol

Butanol: Ganhando a Corrida para Ser a Gasolina do Futuro?

Carro de Corrida Movido a Biobutanol ganhando a ALMS Mid-Ohio Sports Car Challenge Domingo Passado (clique para ampliar)

Temos divulgado em outros posts o esforço concentrado dos laboratórios e centros de pesquisas dos países desenvolvidos em desenvolver biocombústiveis avançados ou BA.

Uma forma generalizada de defininir BA’s, são novos combústives com teor energético similar aos da gasolina e diesel fóssil, mas de fonte renovável e que possam ser usados diretamente na substituição do atuais derivados do petróleo

Neste sentindo, muita atenção vem sendo dada atualmente nos Estados Unidos e muitas partes de mundo para os chamados biocombustíveis avançados.

Continue reading Butanol: Ganhando a Corrida para Ser a Gasolina do Futuro?