Pangasius – Enquanto o Brasil deve Importar US $1,2 bilhões de dólares de pescados em 2011, o pequeno Vietnã deve Exportar US $6,0 Bilhões,
Sendo US $1,6 Bilhões somente de uma única espécie, o Panga
Pangasius vs o Catfish Americano – Nos últimos anos, as áreas aquícolas dedicadas ao cultivo de catfish nos EUA continuaram diminuindo. Muitos aquicultores americanos estão abandonando a produção desta espécie de bagre devido a queda da rentabilidade causada pelo altos preços de ração e principalmente pela concorrência intensa do Pangasius vietnamita.
Alguns analistas estimam que se não mudar o cenário, o cultivo do catfish americano pode até desaparecer em menos de uma década.
Além disso, este ano, os EUA foram atingidos fortemente pelas enchentes em vários estados do sul onde estão as áreas aquícolas mais importantes, como Arkansas, Mississípi e Louisiana.
Explorando esta oportunidade de mercado, as exportações do Vietnã de pangasius para os EUA continuam alcançando resultados surpreendentes nos últimos meses de 2011.
Em outubro passado, o valor de pangasius exportado para os EUA atingiu US $34,6 milhões de dólares, um aumento de 99,6 por cento (praticamente o dobro) em comparação ao mesmo período de 2010.
Isto soma o valor das exportações americanas do Panga de janeiro a outubro de 2011 em US $261,25 milhões dólares, ou um aumento de 99,9 por cento comparado mesmo período de 2010.
Pangasius – Exportações Totais Já Atingem US $1,48 bilhões em 2011
No final de Outubro de 2011, as exportações totais de pangasius do Vietnã mantiveram uma taxa de crescimento de dois dígitos, atingindo US $1,48 bilhões, um ano a ano aumento de 29,2 por cento, segundo fontes oficiais vietnamitas.
O Vietnã atingiu uma produção total em aquicultura nos primeiros onze meses de 2011 de 2,66 milhões de toneladas, sendo que 990.909 foram de Pangasius, segundos dados do Ministério da Agricultura do país Asiático. Isto é, somente a produção do Panga é maior do que toda a produção brasileira de pescados.
Europa continua a ser o maior consumidor do pangasius do Vietnã, que compõem 30 por cento do total das exportações. Em outubro de 2011, as exportações para a UE de pangasius alcançaram 45,6 milhões de dólares, enquanto em setembro foi de US $ 41,3 milhões.
De acordo com alguns exportadores de pangasius do Vietnã, as exportações para o bloco europeu estão declinando pois a UE tem uma grande demanda por filés de tamanho entre 120-170 gramas / peça e 170-220 gramas / peça, enquanto o peixe inteiro eviscerado preferido é entre 700-800 gramas.
Em outubro de 2011, a Espanha – o maior importador do Vietnã de pangasius do bloco UE – permaneceu aumentando as importações do Vietnã. Nos últimos dois meses, o bagre vietnamita importado para a Espanha manteve à alta e crescente demanda devido as festividades de Natal e Ano Novo.
Entretanto de Jan-Out 2011, as exportações de Panga para Espanha atingiram US $93,5 milhões de dólares, representando um decréscimo de 4,5 por cento em comparação ao mesmo período do ano passado.
Embora os exportadores vietnamitas de pangasius continuam a enfrentar muitas dificuldades nos últimos meses de 2011, as receitas de exportação do bagre asiático este ano devem chegar a US $1,6 bilhões de dólares. Somente, para o Brasil deve exportar perto dos US $80 milhões de dólares em Panga.
Vejam bem, o Brasil importou até agora US $1,005 bilhões de dólares de pescado devendo atingir mais de US $1,2 bilhões de dólares em 2011. Somente em Pangasius, o país deve importar perto dos US $80 milhões de dólares ou mais e detém o título do país em que mais crescem as importações do Panga do Vietnã.
A impressão que tem é que o Brasil vive numa corrida louca para empatar com o Vietnã nos valores absolutos de mercado de pescados, sendo que país está no outro lado do enredo. Isto é, está importando quase os mesmos US $bilhões que os vietnamitas exportam somente com o Panga. Tal para entender este samba do pescado doido?
Links Relacionados:
- Indústria do Pangasius
- Planeta Tilápia
- Importações de Pescados: Brasil Importa mais de US $1 Bilhão de Jan-Out de 2011
- Importações de Pescados: Brasil Importa Mais de 600% do que Exporta
- Tilápia e Pangasius: Quarto e Nono Pescados Mais Consumidos nos EUA
- Tilápia: Práticas de Biosegurança na Prevenção de Doenças
- Importações de Pescados Aumentam 495% entre 2003 e 2010
- Pangasius: Bebida Enlatada nos Estilos de Coca e Pepsi
- Pangasius: Fazendas e Processadoras no Vietnã
- Pangasius: Processadoras Comandam Tudo e o Resto na Indústria Aquícola Vietnamita
- Brasil: Importações de Pescados Já Passam de Meio Bilhão de Dólares de Jan a Maio de 2011
- AquaBusiness: O Vietnã Planeja Exportar US $ 3,6 bilhões de Dólares de Pangasius em 2020
- Brasil: Importações de Pescados Já Chegam a Cerca de Meio Bilhão de Dólares de Janeiro a Abril de 2011
- Tilápia Híbrida, Selecionada para Sistemas AquaFuelsPonics, Está no Espaço a Bordo do Endeavour
- AquaBusiness: Resíduos de Algas como Alimentação Animal
- Tilápia Cultivada Alimentada Predominantemente à Base de Grãos: Mal para a Saúde?
- Tambaqui, Tilápia e Pangasius Ganham Top Prêmios na International European Seafood Exposition
- Pangasius: Crescendo, Expandindo e Abafando no Mercado Americano
- Indonésia: Outro País Asiático Promovendo A-Todo-Vapor Aquicultura de Pangasius e Tilápia
- AquabioPonics & AquafuelsPonics 101
- 2010: Brasil Importa US $1 Bilhão em Pescados – Enquanto Vietnã Exporta US $1,4 Bilhões Somente com Pangasius
- Agora é Oficial: O Brasil Importou mais de $1 bilhão de Dólares de Pescados em 2010
- Aquafuelsponics