Importações de Pescados – Reações ao Nosso Recente Artigo

Importações de Pescados – Temos recebido muitas comentários e e-mails sobre a nosso recente artigo:

“Importações de Pescados: Brasil Importa Mais de 600% do que Exporta”

Importações de Pescados – As reações têm sido as mais contundentes, revoltadas e que não aceitam a atual condição de importador e produtor super deficitário de pescados do Brasil.

Para recordarmos, neste post mostramos que:

 Importações de Pescados no Brasil Já Chegam Perto de Um Bilhão de Dólares  de Janeiro a Agosto de 2011 enquanto as Exportações  não passam de US $134.2 Milhões no mesmo Período

Importações de Pescados – O Brasil, com este imenso potencial aquícola como temos mostrado aqui (Por que o Brasil não é uma Potencia Mundial em Aquicultura?), , importou 225.831 toneladas de pescados no valor de USD $816.3 milhões de dólares nos oito primeiros meses de 2011 – aumento de 35,25 por cento em valor e 31,36 por cento em volume em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da SECEX/MDIC e Aliceweb.

Importacoes Pescados do Brasil de Jan a Ago de 2011
Importacoes Pescados do Brasil de Jan a Ago de 2011

Temos também mostrado com riqueza de detalhes como a Indústria do Pangasius no Vietnã transformou este paíse em menos de vinte anos em exportador de mais de US $ 1,4 bilhões de dólares de Panga anualmente. (2010: Brasil Importa US $1 Bilhão em Pescados – Enquanto Vietnã Exporta US $1,4 Bilhões Somente com Pangasius).

Segundo dados do Banco Mundial, o Vietnã tem uma população de 88,5 milhões de habitantes e uma área territorial de 329,5 mil quilômetros quadrados, quase duas vezes menor do que a Bahia (564,7 mil km2) ou um pouco menor do que o estado do Maranhão (331,9 mil km2).

Importações de Pescados no Brasil – Vamos Mostrar a Sua Voz no MyBeloJardim

A partir de agora vamos mostrar a sua voz e publicar algumas da muitas reações e respostas recebidas ao nosso artigo, iniciando com esta do Empresario Aquícola Thiago Colpani de Mococa, São Paulo, Brasil.

 “Prezado Editor do MyBeloJardim

 Isso é uma vergonha para nosso atividade, que vem lutando para poder produzir a preços competitivos no mercado, porém esbarra na burocracia do Brasil. Isso ainda sem mencionar o tão comentado custo Brasil.

 Precisamos urgente, rever o custo da nossa maquina brasileira, para que nossos produtos sejam mais competitivos. Países do tamanho de estados brasileiros, estão gerando mais renda e emprego com pescados, do que o Brasil inteiro, será que isso é milagre ?? Será que somos tão ineficientes ?? Ou será que falta uma politica seria voltada para a produção em escala da atividade ?

 Outro dia me perguntaram se sou a favor da proibição da importação do pangasius. Respondi, que de maneira alguma, mas sou a favor de se descobrir, onde estamos errando, que ate hoje, não somos capazes de produzir peixes a preços competitivos que abasteça o mercado interno, e externo, já que possuímos o maior potencial aquícola do mundo, e o principal custo de produção é a ração, e somos os maiores produtores de grãos do mundo !! da para entender ???

 Eu, como empresario do setor aquícola, me sinto humilhado com está informação.”

Muito obrigado Thiago pelas palavras e sentimentos sobre o corrente quando humilhante das Importações de Pescados no Brasil. Sei que suas palavras representam a maioria ou totalidade dos que acreditam na Aquicultura Brasileira.

Sabemos que a Aquicultura Brasileira tem muitos que, como o nosso aquicultor de Mococa, se sentem humilhados com esta situação, mas não aceitam o que estão vendo e querem lutar e agir para mudar este quadro degradante. Queremos ouvir e divulgar sua voz.

Escreva um comentário e expresse sua opinião sobre as Importações de Pescados no Brasil. Clique aqui e na página do post, escreva e mande um comment (comentário)  que divulgaremos com prioridade.

Links Relacionados:

 

6 comments

  1. Brasileiro daqui de além mares Portugal expressar minha indignação com esta situação tão vergonhosa para o Brasil com todo este potencial aquático e aquícola. Onde estão os líderes do setor pesqueiro e aquícola que não abrem os berros para denunciar esta condição tão descabida? Onde estão os lideres das Associações dos profisionais de Pesca e Aquicultura do Brasil e de outras associações de classe empresarial como a ABCC que não abrem o berreiro contra esta calamidade para todos os brasileiros???

    Joaquim dos Santos

  2. Como podemos ter chegado a uma situação destas quando pela primeira vez no Brasil temos um Ministério da Pesca e Aquicultura? Não dar mesmo para entender onde estão nos atirando e atolando!!! Parabéns Thiago por sua coragem e ao MyBeloJardim por mostrar nossa voz!!!

    Adilson Gomes

  3. Eu também como empresario do setor, me sinto perplexo e humilhado com está condição tao vergonhosa para o Brasil.

    Edelvan Barbosa

  4. Como podemos imaginar com o Brasil com todo esta potencial aquícola chega a uma situação tao rebaixada e inconcebível para todos nós do setor pesqueiro Brasileiro. Onde estão os líderes do setor que não estão lutando pelo aumento da produção de pescados do Brasil. Parabéns Thiago e MyBeloJardim.

    Carlos Miranda

  5. Parabéns Thiago por sua mensagem. É realmente humilhante para todos nós aquicultores Brasileiros esta tão vergonhosa posição do Brasil. Vamos lutar contra esta ineficiência dos nossos políticos e líderes que não fazem nada para mudar esta situação

    Dagoberto Medeiros

  6. Parabéns Thiago e muito obrigado a este site por dar tão importante informação. Concordi pelanamente, Isso é uma vergonha para nosso atividade. Inacreditável e inaceitável para todo o setor pesqueiro nacional para o Brasil. Acredito e procuro desenvolver o Potencial de produção de pescados no Brasil através da aquicultura deste há muito tempo. Porém o que vejo é um descaso, burocracia que emperra tudo e tudo sendo feito errado pelos dirigentes dos órgãos estatais. Onde vamos dar um basta a tudo isto?

    Maria Coutinho Gusmão

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *