Biocombustíveis – No México, autoridades mexicanas locais anunciaram que a Odebrecht do Brasil vai investir US $ 900 milhões em uma destilaria de BioEtanol no estado de Veracruz numa primeiro tentativa de revitalizar a indústria da cana-de-açúcar na região.
Até o momento a localização desta planta não foi decidido, mas a possibilidade de instalá-la na bacia do Papaloapan e na área de Jesus Carranza está sob consideração para a localização do mega empreendimento.
A usina de açúcar e etanol vai esmagar 5.000 toneladas por dia e será parte do esquema de investimento totais estimados em US $3,5 bilhões de dólares.
Biocombustíveis – Odebrecht Investindo Fundo em BioEtanol no México
A empresa brasileira Odebrecht investindo quase 1 bilhão de dólares somente nesta refinaria de etanol em Veracruz, entra fundo na indústria de Biocombustíveis mexicana e da América do Norte.
Com este investimento, as autoridades mexicanas esperam reviver o setor do agronegócio de Veracruz e promover a participação de pequenos e médios produtores rurais criando um importante agrobusiness ligado ao polo de Biocombustíveis.
O mega projeto visa também aumentar a oferta de trabalho no estado, com a criação de cerca de 8.000 empregos diretos e mais de 15.000 indiretos, para a construção do Complexo Petroquímico de Etileno XXI que também terá capital da Odebrecht e da Braskem.
Eles também esperam organizar uma parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMPRABA) para criar um centro de estudo e análise de técnicas e processos que melhorem a produção no campos de Veracruz .
Biocombustíveis – O Enorme Potencial de Biomassa como Produtor de Bioenergia
Projetos como este reforçam a visão mundial do enorme potencial de biomassa para produção de bioenergia-biocombustíveis.
Baseado em recente relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, o potencial estimado de biomassa para a produção de bioenergia em 2050 é de 1135 a 1548 exajoules (EJ) ou 315.277 – 430.000 terawatts-horas (TWh)
Com um consumo global de energia atual em mais de 500 EJ (138.9 mil TWh) e com as projeções da Agencia Internacional de Energia, revelando que isso poderia chegar bem mais de 1.000 EJ (277 mil TWh), em 2050, o potencial e a importância da bioenergia é óbvia.
Metas e mandatos de energia renovável e incentivos de combustível têm impulsionado o desenvolvimento da indústria, particularmente em biocombustíveis de primeira geração nos EUA, Brasil e Europa.
Na realidade, o Conselho Europeu de Energia Renovável sugere que a biomassa pode contribuir com metade do mandato de 20 por cento meta para energia renovável para a Europa em 2020.
Mandatos do governo americano do consumir mais de 100 bilhões de litros de combustíveis renováveis até 2020 vai ser uma real possibilidade de projetos como este participarem deste imenso mercado na América do Norte.
Artigos Relacionados:
- Biobutanol: Produção de Biocombustíveis 10 Vezes Mais Rápida
- Biobutanol: A Gasolina de Amanhã
- Bioquerosene: Aeromexico Realiza Primeiro Voo Transcontinental
- Bioquerosene: Revolução na Aviação Mundial
- Bioquerosene de Aviação Decolando em Voos Regulares
- BioJetFuels: ASTM Aprova Oficialmente o Uso de Biocombustíveis na Aviação Comercial
- BioJetFuels: Gulfstream Passa a Boeing no Primeiro Vôo Movido a Biocombustível a Cruzar O Atlântico
- BioJetFuels: Boeing 747-8F Vai Cruzar o Atlântico Usando Biocombustível
- BioJetFuels: Biocombustível para Aviação Aprovado pela ASTM
- Pinhão-Manso: Boeing Divulga Estudo de Sustentabilidade de Jatropha para Produção de Biojetfuels
- Bio-Querosene: Vôo Mexicano Usa Biocombustível de Pinhão Manso em um Airbus-320
- BioJetFuels: Bio Querosene de Aviação Quebra a Barreira do Som
- AquabioPonics & AquafuelsPonics 101
- Brasil: Investindo Fundo em Biocombustíves Apesar da Controvérsia Alimentos vs Combustíveis
- Óleo de Pirólise Rápida: Matéria-Prima na Produção de BioCombustíveis e BioPlásticos
- Você Já Ouviu Falar da Camelina sativa para Produção de Bio-Querosene de Aviação?
- BiojetFuels: Lufthansa Vai Iniciar em 2011 Testes de Bio-Querosene de Aviação em Rotas Comerciais
- Airbus e Tam Realizam Primeiro Vôo na América-Latina Usando Bio-Querosene à Base de Pinhão-Manso
- Bio-Combustiveis Aquícolas Baseados em Algas: Sistemas de Tanques Abertos Versus Fotobioreatores
- Biocombustíveis para Aviação: KLM Programa Primeiro Voo Tripulado
- Algae Oil-Based Biorefineries