Concentrated Solar Power

Energia Solar Concentrada Versus Fotovoltaicos: Caída de Preços Causa Corrida para PV

Energia Solar Concentrada – Com o preço dos painéis solares caindo significativamente nos últimos cinco anos megas projetos nos Estados Unidos e muitas partes do mundo estao migrando velozmente da tecnologia de Energia Solar Concentrada (CSP) para Fotovoltaicos (PV e CPV).

Energia Solar Concentrado - Canaletas-Coletores Parabólicos Solares

Energia Solar Concentrado - Canaletas-Coletores Parabólicos Solares (clique para ampliar)

De Portugual à China, da California à Flórida gigantes usinas planejadas antes para usar tecnologia CSP estão dando uma guinada e mudando massivamente para sistemas Fotovoltaicos convencionais (PV) ou concentrados (CPV).

Um exemplo recente e bem marcante da atual tendencia é o anúncio feito pela a empresa que desenvolve o maior projeto do mundo de energia solar concentrada nos Estados Unidos.

A empresa comunicou que irá converter os primeiros 500 megawatts de usina Blythe de 1000 MW de energia solar concentrada localizada no deserto do Mojave na Califórnia para sistemas fotovoltaicos (PV).

Esta mudança brusca de tecnologia nos projetos de Energia Solar Concentrada está tendo um efeito domino e vai com certeza influenciar muitos outros projetos CSP que estão sendo planejados não só nos Estados Unidos mas em todo mundo.

A empresa dona do projeto ainda não determinou quem será o grande fornecedor do painéis PV para o empreendimento. Seja quem for, vai ser o pedido da década.

Esta é uma guinada de 180 graus e reflete o que muitos já vêm dignosticando desde algum tempo que é a pouca capacidade dos diferentes sistemas CSP de competir com igualdade de condições com a queda substancial dos painéis solares.

Na realidade a empresa agiu de forma rápida e pragmaticamente às condições de mercado, que no momento na Califórnia e no resto do mundo favorece grandemente à tecnologia PV e CPV.

Energia Solar Concentrada versus Sistemas Fotovoltaicos – 1850 MW de CSP Mudam para Fotovoltaico

Energia Solar Concentrada versus Fotovoltaicos

Energia Solar Concentrada versus Fotovoltaicos (clique para ampliar)

Este anúncio representa mais um e o mais recente de uma série de conversões similares acontecidas nas usinas de  energia solar térmica concentrada da Califórnia.

Este ano, pelo menos, quatro megas projetos, que vão produzir cerca de 1.850 MW de geração de energia, mudaram a maioria ou todas  suas tecnologias de CSP para PV.

Como temos mostrado em nosso MyBeloJardim com riqueza de detalhes, os sistemas fotovoltaicos simples ou concentrados transformam diretamente a luz solar em eletricidade, enquanto a energia solar térmica concentrada (CSP) utiliza o calor para criar o vapor que então move turbinas e geradores de eletricidade.

O que os defensores de sistemas concentradores fotovoltaicos (CPV) afirmam é que  eles são indicados para regiões de alta radiação ao redor do globo (como pode ser vista no mapa) produzindo um rendimento de energia muito alta, mesmo em locais afetados por altas temperaturas.

O sistemas CPV não sofrem degradação de temperatura, como acontece com convencionais PV de silício e de filme fino podendo operar em uma grande variedades de climas transmitindo um volume bem maior de energia.

Energia Solar Concentrada - Locais Indicados para Usinas CPV

Energia Solar Concentrada - Locais Indicados para Usinas CPV (clique para ampliar)

Sistema concentrador fotovoltaicos (CPV) utiliza uma óptica de concentração (lentes) para agrupar a luz do sol e focá-la em pequenas células solares que convertem diretamente a luz solar em energia elétrica.

A área necessária ativa da célula solar é reduzido a apenas uma pequena fração da área normalmente exigido pelas células solares convencionais (PV tradicional ou de película fina).

Outro fator super importante que difere de outros sistemas de energia solar concentrada é que PV e  CPV Systems não necessitam de água para o seu funcionamento só para limpeza e isto faz uma imensa diferença em muitas regiões.

Desde que a Califórnia estabeleceu mandatoriamente que as distribuidoras concessionárias de eletricidade no Estado devem obter 20 por cento de sua energia de fontes renováveis, o preço dos painéis fotovoltaicos caíram quase 50 por cento. Este foi seguido por um crescimento dramático em projetos de energia solar e eólica.

A empresa Alemã implementadora do Projeto Blythe Estados Unidos afirmou que a mudança para PV permitirá que seus projetos sejam operacionais em fases menores em comparação com a maior escala exigida pela tecnologia CSP.

Energia Solar Concentrada versus Sistemas Fotovoltaicos – PV Facilita Financiamento dos Projetos

Devido à mudança para uma tecnologia mais difundida  e revalidade como PV, a empresa pretende financiar o projeto no mercado de bancos privadosl e não através de garantias de empréstimos do Departamento de Energia dos EUA.

O programa de garantia de empréstimo do governo dos EUA foi desenvolvido para financiar novas tecnologias que têm tido problemas para garantir o financiamento dos emprestadores tradicionais.

Os especialistas ainda veem forte demanda por energia solar concentrada, também conhecida como energia térmica solar, em mercados como África, Oriente Médio, Índia, China, Brasil e Sul da Europa.

Acontece que esta onda também vai atingir este países pois a conjugação de velocidade de entrar em operação junto com baixos custos realmente podem mudar o panorama dos projetos em andamento  de CSP para PV em pouco tempo.

Temas Realacionados:

Comments are closed.