Aquicultura

Pesca de Tilápia Banida no Mar da Galiléia

Segundo notícias divulgadas na semana da Páscoa,  como consequência da queda brusca nos estoques de tilápia e outros peixes, autoridades do meio ambiente israelenses proibiram por dois anos a pesca no mar da Galiléia.

De acordo com o Ministério de Agricultura e Desenvolvimento Rural deste país, esta suspensão será aplicada devido ao fato de Israel está diante de um sério problema de depredação de estoques piscícolas.

Vista de Tiberíades, na Galiléia, Israel, ao norte através do Mar da Galiléia. O pico nevado na distância é o Monte Hermon

Vista de Tiberíades, na Galiléia, Israel, ao norte através do Mar da Galiléia. O pico nevado na distância é o Monte Hermon

A população dos peixes no mar da Galiléia diminuiu drasticamente na última década. Um exemplo é o que vem acontecendo com a espécie mais comum na Galiléia: o Peixe de São Pedro (St. Peter’s fish )- ou,  simplesmente umas das espécies da nossa tão conhecida Tilápia. Antes de 2005, 330 toneladas de tilápia foram capturadas anualmente. No entanto, apenas 9 toneladas foram capturadas em 2009.

O Mar da Galiléia, conhecido como o “Kinneret” (Harpa), em hebraico, devido à sua forma de harpa, tem enfrentado problemas ambientais há algum tempo. Anos de seca, má gestão ambiental por parte do governo e da indústria e contínua salinização do lago causaram diminuição intensa nos níveis de água neste importante corpo d’água bíblico.

O Mar da Galiléia é a fonte de água doce de grande parte de Israel. Os que visitam a orla da cidade de Tiberíades e outras comunidades da Galiléia vêem avisos freqüentes de que o lago tão famoso está em perigo.

O rápido declínio da população de peixes na Galiléia é devido a uma confluência de fatores que incluem: níveis baixos de água, declínio da população de algas, pesca excessiva e uma população crescente de aves alimentando-se dos peixes de São Pedro (Tilápia) e outras espécies.

Devido à pequena dimensão do Mar da Galiléia (166 km²), e por ser um logo interior fechado, pesca ilegal na Galiléia, é praticamente impossível. A maioria dos pescadores que trabalham nas 70 embarcações de pesca licenciadas no lago está recebendo assistência e treinamento profissional em outras atividade pelo governo israelense.

A Pesca na Galiléia figura de forma proeminente em ambos Novo Testamento e Velho Testamento da Bíblia. Tilápia, o recurso pesqueiro mais importante do Mar da Galiléia,  é também chamado o peixe da multiplicação, pois este foi provavelmente o peixe que JESUS multiplicou e alimentou a multidão no tempos do Novo Testamento.

Mais informações sobre Pesca e Aquicultura:

Comments are closed.