Segundo notícias divulgadas na semana da Páscoa, como consequência da queda brusca nos estoques de tilápia e outros peixes, autoridades do meio ambiente israelenses proibiram por dois anos a pesca no mar da Galiléia.
De acordo com o Ministério de Agricultura e Desenvolvimento Rural deste país, esta suspensão será aplicada devido ao fato de Israel está diante de um sério problema de depredação de estoques piscícolas.
A população dos peixes no mar da Galiléia diminuiu drasticamente na última década. Um exemplo é o que vem acontecendo com a espécie mais comum na Galiléia: o Peixe de São Pedro (St. Peter’s fish )- ou, simplesmente umas das espécies da nossa tão conhecida Tilápia. Antes de 2005, 330 toneladas de tilápia foram capturadas anualmente. No entanto, apenas 9 toneladas foram capturadas em 2009.
O Mar da Galiléia, conhecido como o “Kinneret” (Harpa), em hebraico, devido à sua forma de harpa, tem enfrentado problemas ambientais há algum tempo. Anos de seca, má gestão ambiental por parte do governo e da indústria e contínua salinização do lago causaram diminuição intensa nos níveis de água neste importante corpo d’água bíblico.
O Mar da Galiléia é a fonte de água doce de grande parte de Israel. Os que visitam a orla da cidade de Tiberíades e outras comunidades da Galiléia vêem avisos freqüentes de que o lago tão famoso está em perigo.
O rápido declínio da população de peixes na Galiléia é devido a uma confluência de fatores que incluem: níveis baixos de água, declínio da população de algas, pesca excessiva e uma população crescente de aves alimentando-se dos peixes de São Pedro (Tilápia) e outras espécies.
Devido à pequena dimensão do Mar da Galiléia (166 km²), e por ser um logo interior fechado, pesca ilegal na Galiléia, é praticamente impossível. A maioria dos pescadores que trabalham nas 70 embarcações de pesca licenciadas no lago está recebendo assistência e treinamento profissional em outras atividade pelo governo israelense.
A Pesca na Galiléia figura de forma proeminente em ambos Novo Testamento e Velho Testamento da Bíblia. Tilápia, o recurso pesqueiro mais importante do Mar da Galiléia, é também chamado o peixe da multiplicação, pois este foi provavelmente o peixe que JESUS multiplicou e alimentou a multidão no tempos do Novo Testamento.
Mais informações sobre Pesca e Aquicultura:
- Produtores Afirman: Importações de Pangasius Podem Destruir a Indústria Americana de Catfish
- Biodiesel Aquícola: Transformando Poluidor em Valioso Combustível
- Projeto das Associações de Piscicultores do Padre Antonio e Ivone Trazendo Dignidade e Renda de 2-4 Salários Mensais
- 50% dos Peixes Consumidos no Nosso Planeta É Agora Cultivado em Fazendas Aquícolas
- WWF Libera para Comentários Rascunho (Draft) das Normas e Padrões Globais de Aquicultura Responsável de Camarão
- Salmão Cultivado Banido em Rede de Supermercados Americano
- WWF Publica as Normas e Padrões Globais de Aquicultura Responsável de Tilápia
- Cultivando Peixes e Outros Super-Alimentos em Sistemas AquabioPonics
- BioCombustíveis Aquícolas a Partir de Algas: Inteligente Alternativa para a Crise do Petróleo
- Biodiesel Aquícola: A Partir de Resíduos de Pangasius e Tilápia
- Aquicultura Mundial em Plena Expansão
- AquaBioPonics & AquaFuelsPonics
- Pe. Antonio Miglio, Ivone Lisboa da Silva e Diocese de Floresta-PE-Brasil: Referência Mundial em Desenvolvimento Integrado Sustentável