A chamada “guerra do Cafish Americano (Ictalurus punctatus) vs Pangasius Asiático (Pangasius hypophthalmus),” que começou em 2002 entre os produtores do catfish americano e os importadores asiáticos do Pangasius tem mais um capítulo decísivo esta semana.
O Departamento de Comércio dos Estados Unidos confirmou que emitiu uma resolução em forma de taxas anti-dumping contra os bagres importados do Vietnã.
Estas taxas incidirão pesadamente sobre o Pangasius congelado importado pelo mercado americano de seafood e afetarão sem dúvida as exportações asiáticas deste peixe .
Até o ano passado as empresas exportadoras vietnamitas do Panga eram excluídas da lista e gozavam de tarifa zero, como acontece com a Tilápia.
No entanto, este ano os impostos sobre os filés congelados deste bagre de carne branca, Pangasius, aumentarão de 100-120% ou U$ $4,22 dólares (€ 3,29) por kg, que é maior do que os preços praticados atualmente no mercado estadunidense.
Esta medida anti-dumping poderá causar danos e perdas imensas à indústria bilionária do Pangasius na Ásia, principalmente no Vietnã. Até agora a medida atinge tão somente o bagre vietnamita.
Como os produtores e processadoras no Vietnã serão afetados por esta resolução ainda está para ser visto. Contudo, a importância do mercado americano para o Pangasius não pode ser desprezada e certamente estas taxas trarão consequências para a economia aquícola vietnamita.
Diferentemente do Brasil que tem um mercado interno forte de pescados, o Vietnã depende quase que totalmente das exportações para manter a vitalidade de sua indústria aquícola. No delta do rio Mekong são dezenas de milhares de pequenos aquicultores que abastecem as grandes processadoras do Panga.
O Pangasius é um peixe cada vez mais popular entre os consumidores de seafood. Este bagre asiático de crescimento rápido era a bem pouco tempo somente consumido no Vietnã, atualmente é exportado para mais de 100 países e mercados internacionais, incluindo até pouco tempo o Brasil distante 17.180,00 km (dezessete mil e cento e oitenta quiilômetros).
Mais informações sobre Pangasius e Aquicultura: