Energia Solar Fotovoltaica- Uma Mega Bateria de Lítio-íon de 1.1MW foi Conectada a uma Usina PV na Espanha Dando Condição de Armazenar Energia e Operar 24/7
Como temos enfatizado em posts anteriores, a habilidade e capacidade dos sistemas de energia solar fotovoltaica ou concentrados de produzir eletricidade continuadamente ou 24/7 é um ponto crítico e crucial na real consolidação do uso e expansão em larga escala da energia solar em todo mundo.
Desenvolver inovações armazenadoras de energia térmica, química ou bioquímica que permitam os complexos solares, como a energia solar fotovoltaica, continuarem gerando eletricidade durante os períodos noturnos e dias nublados é um atingimento tecnológico tenazmente persistido por milhares de especialistas e cientistas ao redor do mundo.
Neste sentido, mais uma possível inovação-solução está sendo testada. Uma empresa solar espanhola e uma produtora de baterias francesa uniram suas especialidades e desenvolveram uma mega bateria de 1.1MW de lítio-íon que foi conectada com sucesso a uma central de energia solar fotovoltaica existente na Espanha.
Energia Solar Fotovoltaica – O que É Uma Bateria de Lítio-íon
“Uma bateria de lítio-íon (às vezes chamada de bateria de Li-Ion ou LIB) é uma família de tipos de baterias recarregáveis na qual lítio íons movem do elétrodo negativo para o eletrodo positivo durante a descarga, e de volta ou no sentido contrário quando recarrega. Baterias de Li-Ion usam um composto de lítio intercalado como o material do eletrodo, comparado com o lítio metálico usado na bateria de lítio não recarregável.
Baterias de íon-lítio são comuns em eletrônicos de consumo. Eles são um dos tipos mais populares de bateria recarregável para a eletrônica portátil, com um dos melhores densidades de energia, sem efeito de memória e apenas uma lenta perda de carga quando não estão em uso.
Baterias de íon-lítio são incrivelmente populares nos dias de hoje. Você pode encontrá-los em laptops, PDAs, telefones celulares e iPods. Eles são tão comuns porque, peso por peso, são algumas das baterias recarregáveis mais energéticas disponíveis.
Além da eletrônica de consumidor, LIBs também estão crescendo em popularidade para usos militares, veículos elétricos e aplicações aeroespaciais. A pesquisa está proporcionando um fluxo de melhorias à tecnologia LIB tradicional, focando na densidade de energia, durabilidade, custo e segurança intrínseca.”
Energia Solar Fotovoltaica – Primeira Vez que Tecnologia de Armazenamento para PV de Larga Escala Usada na Europa
Isto é super importante porque é a primeira vez que tal tecnologia de armazenamento de energia tem sido usada na prática em uma instalação de energia solar fotovoltaica de larga escala na Europa.
Esta inovação sendo aprovada, pode representar potencialmente um passo gigantesco para a indústria solar, a proporção que torna sistemas de energia solar fotovoltaica um fonte cada vez mais estratégica de eletricidade limpa e confiável ao redor do mundo.
O projeto da mega bateria de US $7, 1 milhões de dólares conhecido como ILIS, foi iniciado pela solar Acciona e a fabricante da bateria francesa Saft em 2010 e foi integrado uma usina fotovoltaica existente construída uma década atrás em Navarra, Espanha.
A super bateria recarregável é capaz de armazenar 560kWh de energia elétrica. A planta de energia solar fotovoltaica também foi equipada com avançados controles que permitem aos operadores tomarem em conta previsões de tempo, os preços de mercado da eletricidade e o estado da malha elétrica em um determinado momento visando maximizar o valor da eletricidade produzida.
Sistemas como estes e aperfeiçoamentos futuros de armazenamento e gerenciamento de energia vão permitir seguramente uma presença mais forte da energia solar fotovoltaica na matriz energética dando maiores condições de estabilidade e segurança tão esperadas por todos do setor.
Até agora, sistemas de armazenamento são bem comuns em instalações residenciais de PV usando baterias convencionais, mas eles ainda não tinham sido testados e demonstrados como viáveis conectados a centrais PV de larga escala.
No entanto, mesmo a nível residencial, os do setor de PV expressaram frustração com relação ao ritmo lento de desenvolvimento de novas tecnologias de armazenamento e redes inteligentes e gestão da demanda e seus picos.
Energia Solar Fotovoltaica – Habilidade de Armazenar Fortalecendo PV
Permitindo armazenamento em sistemas fotovoltaicos vai também seguramente ser mais uma concorrência para os sistemas de energia solar concentrada (CSP) ainda mais do que estão tendo atualmente decorrente da queda nos preços dos painéis solares induzida pela indústria solar chinesa.
Seja como for, esta nova tecnologia armazenadora-recarregável em sistemas PV é um passo decisivo e vai fortalecer e consolidar os sistemas fotovoltaicos como um dos mais viáveis atualmente para produzir eletricidade em larga escala.
Se associado a isto, tivermos sérios avanços na eficiência de conversão de radiação em eletricidade, vai ser muito difícil qualquer outro sistema de energia solar ganhar dos fotovoltaicos.
Temas Realacionados:
- Energia Solar
- Energia Solar Concentrada: A Busca por Solução para o Apagão Natural Noturno
- Energia Solar Fotovoltaica: Novo Recorde Mundial de Eficiência de Conversão
- Energia Solar: Maior Usina Termossolar Do Mundo Começa a Surgir no Deserto
- Energia Solar Fotovoltaicas Ganhando de CSP em Toda Parte
- Energia Solar: Escândalos Atingem Administração Obama
- Energia Solar: Alemanha Produz Metade de Sua Eletricidade Via Solar
- Energia Solar: Mercado Mundial Deve Atingir US $75,2 Bilhões em 2016
- Nanotecnologia: Células Solares de Nanofios Reduzem o Custo de Fotovoltaica
- Energia Solar: Suprindo a Maior Parte da Eletricidade Mundial em 2060
- Energia Solar Concentrada – Termo Solar Coremas – Primeiro Projeto Híbrido CSP de 50 MW do Brasil
- Energia Solar Concentrada Versus Fotovoltaicos: Caída de Preços Causa Corrida para PV
- Energia Solar Concentrada: Alta Demanda para Sal Fundido com o Crescimento de Usinas CSPT
- Energia Renovável: Israel Vai Produzir 2.8 GW até 2020
- Solar Giants on the Rise in the Southwest US