Energia Solar Concentrada: Alta Demanda para Sal Fundido com o Crescimento de Usinas CSPT

Energia Solar Concentrada: Armazenamento Térmico (Calor) Usado em Usinas CSTP Cria Alta Demanda para Sal Fundido

Energia Solar Concentrada – Como temos mostrado no MyBelojardim hoje existe uma verdadeira carreira para o desenvolvimento e construção de usinas de energia solar térmica concentrada (CSTP) com estocagem de calor para geração sustentável de eletricidade disponível dia e noite (24/7).

Energia Solar Concentrada - Usina CSTP com Termal Estocagem Operando 24/7
Energia Solar Concentrada - Usina CSTP com Termal Estocagem Operando 24/7

Este fator, por suas vez,  está bombeando e impulsionando às alturas a demanda global junto a indústria de sal fundido para armazenamento de energia térmica (TES).

Sal fundido refere-se a um sal que está na fase líquida, que normalmente é um sólido em condições normais de temperatura e pressão (STP).

Um sal que normalmente é líquido a STP é geralmente chamado de líquidos iônicos a normal temperatura, embora tecnicamente sais fundidos são classificados como uma tipo de líquidos iônicos.

O “Sal Derretido” é auto-descritivo: é um sal derretido. Outro nome comum é Sal Fundido. O exemplo mais simples de um sal fundido seria tomar cloreto de sódio (“sal de mesa”) e aquecê-lo a um calor intenso (maior que 801 ° C, ou 1474 ° F) 1, onde ele se derrete e fica líquido.

Este estado líquido é estável (precisa de temperaturas muita mais altas para gaseificar), tem uma capacidade térmica similar à água (em volume) e percola facilmente tanto como a água.

As principais diferenças são as temperaturas mais elevadas,isto é óbvio,  para atingir o estado de sal fundido e quando o sal se solidifica (congela) se contrai diferentemente da água que se expande.

Assim, o congelamento de sal fundido em um tubo não rompe a tubulação como aconteceria se fosse cheio de de água.

As vendas em 2010 foram dinamizadas pela demanda associadas à construção e planejamento de projetos de usinas CSP, em que eles são completamente dependentes, de acordo com especialistas do setor.

Energia Solar Concentrada: As Baterias NaS

Anteriormente e ainda hoje, a grande demanda para armazenar eletricidade gerada por sistemas solares é a bateria NaS.

Bateria NaS (de sódio-enxofre) é um tipo de bateria de metal fundido construída a partir de sódio (Na) e enxofre (S).

 Este tipo de bateria tem uma alta densidade energética, alta eficiência de descarga / descarga (89-92%) e ciclo de vida longo, e é fabricada de materiais mais baratos e dominam o mercado desde que foram introduzidos em 2003.

No entanto, devido à temperatura de operação ser de 300 a 350 ° C e a natureza altamente corrosivo dos polissulfetos de sódio, tais células são essencialmente adequadas para grande escala não-móveis, tais como aplicações de armazenamento de energia da rede elétricas.

 Atualmente estão sendo construindos sistemas de baterias NaS para armazenamento de energia de residencias usando sistemasfotovoltaica para centenas de megawatts.

Contudo, a falta de investimento em R & D básicos neste tipo de baterias resultará no aumento do uso de baterias de lítio para sistemas solares residenciais em detrimento da NaS sistemas de armazenamento de energia, segundo  previsões de especialistas.

Energia Solar Concentrada: Algo Novo Está Acontecendo

Todavia, neste panorama de energia solar algo novo está acontecendo. O crescimento acentuado do desenvolvimento de plantas CSP tem impulsionado a procura-demanda de sistemas de sal fundido para armazenamento de energia térmica solar.

Este surto na demanda é turbinado pelas previsões que os EUA irá superar a Espanha como o maior mercado para sistemas energia térmica solar (TES) em 2013. Em 2015, mais MWh (megawatt-hora) de energia TES será instalado nos EUA do que em Espanha.

Ajudado por pesados subsídios que muitos acham demasiados e insustentáveis, a Espanha tornou-se líder mundial em CSP com mais de 580 MWac (corrente alternada) em operação.

Energia Solar Concentrada:  EUA Prestes a Superar a Espanha

Com 41 projetos CSP no pipeline no final do exercício de 2010, os EUA estão prestes a superar a Espanha, de acordo com o Solar Energy Industries Association (SEIA).

As seguintes três plantas CSP totalizando 77,5 MWac entraram em operação nos EUA em 2010: Uma de 1,5 MWac Tessera / Stirling Maricopa projeto Dish-Engine no Arizona; outra de 1 MWac Abengoa Solar planta Cameo híbrido no Colorado, a última na Florida de 75 Mwac no Próxima Geração Martin Solar Energy Center.

O Departamento de Interior dos EUA através do Bureau of Land Management aprovou oito grandes projetos de energia solar no ano passado, seis das quais são projetos CSP, de acordo com dados da  SEIA.

Projetos CSP, tanto na Espanha como nos EUA continuarão a impulsionar o crescimento em TES baseado em sal fundido além de 2020, enquanto outros países, como China, os Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita, também vão começar a contribuir de forma significativa para esta demanda.

O que vamos observar é uma abertura cada vez maior do mercado de sal derretido (molten salt) criando uma opção gigantescas para países produtores do nosso tão conhecido sal de todo dia.

Temas Realacionados:

One comment

  1. Eu acompanho de perto o desenvolvimento da energia solar e acredito que CSP é uma das grandes soluções para a energia solar de grande escala.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *