Energia Eólica

Energia Solar: Mercado Mundial Deve Atingir US $75,2 Bilhões em 2016

Energia Solar – A conjugação ou sinergismo de novas tecnologias solares como a energia solar concentrada (CSP), a caída vertiginosa dos preços de células solares e a abertura de novos mercados deverão impulsionar drasticamente  um forte crescimento da indústria de energia solar nos próximos anos, segundo estimativas recentes.

Usina de Energia Solar Termal Concentrada

Usina de Energia Solar Termal Concentrada

O crescimento na América do Norte é liderada pelos EUA, onde ambas tecnologias –  fotovoltaica (PV / CPV) e solar concentrada (CST / CSP) – de energia solar estão recebendo massivos estímulos do governo e tendo bilionários investimentos.

De acordo com as novas projeções, o mercado global de energia solar deve movimentar em torno US 39,6 bilhões de dólares em 2011 pulando para US $ 75,2 bilhões de dólares em 2016 com uma taxa de crescimento anual composta de 13,7% durante este curto período.

O aumento das preocupações ambientais com a redução da emissão de gases de estufa, o crescimento do consumo de energia, especialmente dos países emergentes como Brasil, China e Índia aceleraram o atingimento cumulativo de 40,7 GW de energia fotovoltaica e térmica solar concentrada instaladas em todo o mundo até o final de 2010.

Energia Solar – América do Norte é o Mercado que Mais Cresce Atualmente

Em 2010, o tamanho do mercado estimado para fotovoltaica e solar concentrada tecnologias térmicas foi de US $ 36,6 bilhões.

A América do Norte é o mercado que mais cresce atualmente e deve continuar crescer com uma taxa anual de 30 % no período entre 2011-2016.

Em 2016, o mercado de energia solar na América do Norte devera atingir 5,1 GW de instalações anuais com um tamanho de negócios estimado em US $ 14,8 bilhões.

O crescimento da América do Norte é liderada pelos EUA, onde ambos as fotovoltaicos (PV / CPV) e solar concentrada (CST / CSP) tecnologias de energia solar estão recebendo pesados investimentos.

A região Ásia-Pacífico é a segunda mais rápido mercado em crescimento, vindo logo depois da América do Norte, e deve ter um crescimento anual de 20,5% em novas instalações durante 2011-2016.

O crescimento da região está e será intensivamente impulsionado por novas instalações a cada dia sendo desenvolvidas na China.

Este país asiático está implementando um dos mais agressivos programas de energia renovável em todo mundo. As áreas de energia solar e eólica são os carros chefes desta corrida verde.

O Brasil não pode ficar de fora desta corrida solar, embora os relatórios não deem nenhum destaque ao que vai acontecer na indústria solar brasileira. O Brasil tem áreas super privilegiadas para desenvolver tanto PV / CPV como CST / CSP em larga escala.

Na foto abaixo clique e continue clicando para ver uma animação das fases de geração de eletricidade usando um tipo de tecnologia CSP

 

Temas Realacionados:

Comments are closed.